O canal de notícias da Webmotors

Honda registra patente de chassi inovador

Nova estrutura poderá revolucionar o segmento de motocicletas esportivas que seguem os mesmos conceitos há 35 anos

por Redação WM1

Há 35 anos, a Suzuki GSX-R 750 revolucionou o segmento de motocicletas superesportivas quando estreou o conceito “space frame”, que consiste em um chassi de alumínio que acompanha o tanque de combustível e alguns dos principais componentes. A Honda pode estar prestes a renovar esse conceito.
A concepção apresentada na moto da Suzuki provou ser tão eficiente nas motos esportivas de diversos fabricantes, a ponto de não sofrer grandes alterações nas últimas três décadas e meia. No entanto, a Honda registrou no Japão uma patente que promete revolucionar a categorias das supermotos.
Veja as ofertas de motos Honda novas e usadas da Webmotors!
Segundo o site Motorcycle News, os documentos mostram o que parece ser uma motocicleta carenada convencional. Porém, os desenhos revelam a ausência de alguns componentes nessa estrutura em comparação com os modelos de produção atuais.

Honda aparenta ter motor de quatro cilindros

A suposta nova moto esportiva da Honda utiliza o que aparenta ser um motor de quatro cilindros e a transmissão como suporte do quadro elástico e do amortecedor traseiro. Um componente apoiado na base do bloco do propulsor serviria de ponto de apoio para o tanque de combustível e o banco.

O garfo invertido da suspensão dianteira também é apoiado no elemento superior que faz o papel de tanque e assento do piloto. Com isso, a Honda deverá alcançar uma importante redução de peso graças à eliminação de componentes – além de melhorias na dinâmica.

Os registros de patente nem sempre confirmam o desenvolvimento de uma nova motocicleta ou automóvel. Em muitos casos, o fabricante quer apenas resguardar os direitos de peças ou tecnologias que poderão ser aplicados futuramente.
Resta saber se a Honda vai utilizar esse novo tipo de chassi somente em motos de competição ou até mesmo em modelos esportivos de rua.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas