O canal de notícias da Webmotors

Honda SH 150i e SH 300i saem de linha no Brasil

Embora sofisticados, os dois scooters nunca venderam bem e abrirão espaço para modelos como o Forza 350 e o ADV 350

por Roberto Dutra

O caro leitor talvez não tenha notado, mas no guia de preços e modelos que publicamos na quarta-feira (4/1) um ou outro modelo de moto ou scooter já não aparecia. Isso quer dizer que não continuarão em linha no mercado brasileiro este ano, embora ainda possam existir unidades remanescentes nas concessionárias das marcas. Duas ausências chamaram bastante a atenção: as dos scooters Honda SH 150i e SH 300i. Pois bem: a Honda confirmou à imprensa que os modelos realmente saem de linha.

Os dois modelos têm bons números de venda na Europa, mas por aqui nunca conquistaram o público desde seus respectivos lançamentos (2016 e 2017). Têm um estilo que aparentemente não agrada ao comprador brasileiro, com design meio careta, assoalho bem baixo e posição de pilotagem bem sentada.

Em todo o ano passado, por exemplo, as vendas do SH 150i não chegaram a 10% do volume do PCX 150 - este, sim, um sucesso absoluto. Já o SH 300i, maior e mais caro, não somou 500 unidades vendidas em 12 meses.
E realmente parece ser uma questão de design e ergonomia, já que o SH 150i tinha a mesma motorização do PCX 150 - um monocilíndrico de 149,3 cm³ injetado e refrigerado a água, com 14,7 cv de potência a 7.750 rpm e 1,4 kgf.m de torque a 6.250 rpm. E os preços eram praticamente iguais.

Novas opções em breve

A saída de linha desses dois scooters da Honda abre espaço para a chegada de novos modelos. Um deles, o Forza 350, está confirmadíssimo. Mas será importado, e não montado em Manaus, o que indica um preço elevado. O modelo já existe lá fora há tempos, é um sucesso na Europa e tem design jovem e moderno - parece até um PCX vitaminado. Outra opção é o recém-lançado (lá fora)  ADV 350, um irmão maior do ADV 150 que já é vendido por aqui - e que foi muito bem aceito no nosso mercado. Este, por enquanto, é apenas cogitado, mas tem grandes chances justamente por usar o mesmo motor do Forza.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas