A Honda XRE 190 não tem tanta "fama" como sua irmã menor NXR 160 Bros, mas é uma das motos mais vendidas do mercado brasileiro. Este ano, de janeiro a setembro, somou 22,7 mil unidades emplacadas.

No segmento das trail/fun de baixa cilindrada, ficou atrás das Honda Bros - líder disparada, com mais de 115 mil unidades vendidas - e XRE 300 Sahara, e das Yamaha XTZ 250 Lander e XTZ 150 Crosser.
Diante desses números, pode parecer uma moto que não vale a pena comprar. Mas é injusto pensar isso: a XRE 190 é uma Bros bem melhorada em todos os aspectos, ainda mais agora que ganhou linha 2025 - lançada pela Honda essa semana - com melhorias importantes.
A XRE 190 agora tem iluminação full-LED, painel de instrumentos blackout mais completo, novo escapamento, novas alças de garupa, pedaleiras do garupa em alumínio, tomadinha USB-C e suspensão dianteira com telescópios de 33 mm (antes, tinham 31 mm).
Além disso, o design da moto foi repaginado. O farol ficou mais bonito, o tanque passou a ser interno, de metal, com capa externa de plástico que permitiu moldar um visual mais agressivo, e o escape também mudou, ganhando linhas mais quadradas.
O motor, porém, continua o mesmo de antes. São 15,9/16 cv de potência a 8.000 rpm e 1,65/1,66 kgf.m de torque a 6.000 rpm (gasolina/etanol).
Motor: OHC, monocilíndrico, 184 cm³, refrigerado a ar, injetado e flex. Diâmetro de 61 mm e curso de 63,1 mm.
Transmissão: câmbio de cinco marchas com secundária por corrente
Bateria: 12 Volts e 5 Ampéres
Tanque: 12 litros incluindo 2,9 litros de reserva
Dimensões: 1,07 m de comprimento, 82,1 cm de largura, 1,16 m de altura e 1,35 m de entre-eixos
Distância mínima do solo: 24,3 cm
Altura do banco: 83,6 cm
Peso seco: 128 quilos
Chassi: berço duplo e trave superior única
Suspensões: dianteira com telescópios convencionais de 33 mm e 18 cm de curso e traseira monochoque sem regulagens com 15 cm de curso
Freios: a disco nas duas rodas com ABS na dianteira; 240 mm na frente e 220 mm atrás
Pneus: 90/90 R19 na frente e 110/90 R17 atrás
A linha 2025 tem três versões. São duas standard, nas cores azul metálica, a mais discreta, e vermelha, a mais tradicional. E uma chamada de Adventure, que se diferencia apenas pela pintura na cor cinza e grafismos exclusivos.



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