A Horizon 150 não aparece mais no site da Dafra Motos. Perguntamos à fabricante, por e-mail, se a moto saiu de linha ou se é apenas uma interrupção temporária, mas não obtivemos resposta. Normalmente quando as motos saem dos sites das fabricantes, é porque deram adeus.

Fato é que a custom de baixa cilindrada mais barata do país parece ter saído de cena. Uma pena, pois além do design simpático - claramente inspirado no da Harley-Davidson Sportster XL 883R - , a moto tinha um preço atraente: R$ 12.190, conforme publicamos no nosso guia de preços no início do ano. Era um valor inferior aos das concorrentes diretas Haojue Master Ride 150 e Chopper Road 150.
O modelo até que durou bastante. Foi lançado em 2016 com o apelo do design clássico (que das rivais atuais apenas a Chopper Road segue um pouco) e bem resolvido, com muitos cromados, belas rodas de liga leve e banco com caimento ao estilo "badlander". Ainda vinha de fábrica com sistema combinado CBS nos freios, lanterna em LED e painel que combina mostradores analógico e digital, pedaleiras largas e avançadas, e guidão levemente elevado.
Na parte mecânica, também tinha algumas vantagens sobre as concorrentes: para começar, era a única das três com partida por pedal e elétrica (nas outras, só elétrica).
O desempenho da Dafra Horizon 150, como nas outras, era limitado - algo natural para uma moto de baixa cilindrada com vocação para passeios sem compromisso com a hora. Mas pelo menos era mais potente que as rivais: seu motor monocilíndrico de 149 cm³ carburado e refrigerado a ar e óleo rendia potência máxima de 12,8 cv a 7.000 rpm e torque de 1,3 kgf.m a 5.500 rpm.
O tanque para 14 litros era outro atrativo, proporcionava uma autonomia próxima dos 400 quilômetros.
As desvantagens da Horizon 150 eram principalmente o reduzido número de concessionárias da Dafra e, por tabela, a dificuldade na obtenção de peças - não as de desgaste, como pneus, pastilhas de freio ou filtro de óleo, que eram genéricas, mas de acabamento: aquelas que você precisa em caso de danos causados por um tombinho ou batidinha.
Além disso, o tempo de garantia era menor - um ano, contra dois anos das Haojue. Apesar desses pontos, a Horizon tinha uma legião de fãs. Deixará saudades.