Indústria de motos tem melhor momento em 13 anos

Dados mostram que, apesar do câmbio desfavorável, setor continua aquecido. Vendas no varejo foram as melhores em 17 anos

  1. Home
  2. Motos
  3. Indústria de motos tem melhor momento em 13 anos
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A indústria brasileira de motocicletas tem fortes motivos para comemorar. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a produção atingiu 868.076 unidades no primeiro semestre deste ano.

Essa produção, que inclui as fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM), representou um crescimento de expressivos 13,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. E, mais do que isso, foi o melhor volume de produção para um primeiro semestre em 13 anos - ou seja, desde 2012.

Triumph Fábrica Manaus Scrambler
A produção de motos no Polo Industrial de Manaus (PIM) está acelerada
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Em junho, isoladamente, foram produzidas 106.273 motocicletas. Esse volume também apontou crescimento, de 11,5%, em relação ao mesmo mês de 2023. Apesar disso, foi 33,8% inferior ao registrado em maio - a retração já era esperada devido às férias coletivas das associadas, anteriormente programadas.

Marcos Bento, presidente da Abraciclo, valorizou o resultado do primeiro semestre, mas lembrou que o segundo semestre trará desafios.

"Tivemos um primeiro semestre bastante positivo, acima do esperado. Porém, temos pela frente um segundo semestre com previsão de uma estiagem ainda mais severa do que a no ano passado, quando foram sentidos reflexos diretamente na produção de motocicletas em Manaus”, alertou ele.

As vendas de motos no varejo tiveram seu melhor resultado em 17 anos
Crédito: Reprodução
toggle button

Vendas no varejo: melhores em 17 anos!

Já no varejo, as vendas no primeiro semestre somaram 933.158 motocicletas, o que representou um aumento de 19,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Nesse caso, o resultado foi ainda mais expressivo: foi o melhor desempenho registrado para o setor em 17 anos!

Em junho último, os emplacamentos totalizaram 165.877 unidades, um volume 18,2% superior ao do mesmo mês do ano passado e 0,8% maior em relação a maio - apesar das férias coletivas. Esse resultado também foi o melhor desde 2008.

Vale lembrar que o mês de junho teve 20 dias úteis, e com isso a média diária de vendas foi de 8.294 unidades.

Exportações em fase de recuperação

As exportações, porém, não têm acompanhando os bons resultados domésticos. No primeiro semestre deste ano, as associadas da Abraciclo exportaram 15.706 unidades, o que representou uma retração de 23,5% na comparação com o mesmo período de 2023.

Em junho último foram embarcadas para fora 2.203 motocicletas, volume 38,4% inferior ao do mesmo mês do ano passado. Porém, esse volume foi 49,3% superior ao de maio - um crescimento significativo.

Tags:Motos
Comentários
Wid badge