Interceptor 650: recorde de velocidade a 340 km/h!

Modelo retrô da Royal Enfield alcança feito histórico em evento especial realizado anualmente na Austrália

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Roberto Dutra
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Muita coisa já foi dita e escrita sobre a Royal Enfield Interceptor 650, modelo que foi lançado na Índia em setembro de 2018 e que chegou ao mercado brasileiro no início do ano passado - portanto, já é  bem conhecida pelos caros leitores. Mas o potencial da moto continua sendo explorado pelos quatro cantos do mundo e a novidade agora vem da Austrália, onde uma Interceptor fuçada pela Mid Life Cycles, cuja sede fica em Melbourne, bateu um recorde de velocidade.

2. Interceptor 650
A Interceptor 650 que bateu o recorde em quase nada lembra os modelos de rua
Crédito: Divulgação
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O feito aconteceu durante a 31ª edição do Speed Week (semana da velocidade, em tradução livre), evento anual realizado entre os dias 8 e 12 de março no chamado Lago Gairdner. Lá, a Interceptor mexida alcançou nada menos que 212,514 milhas por hora, o equivalente a 340 km/h. Pulverizou o recorde local anterior, que era de 195,05 milhas por hora (312km/h) e foi estabelecido em 2016

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A moto foi conduzida pelo piloto Charlie Hallam na categoria Classe M-F 650, destinada a motocicletas sem preparação aerodinâmicas especial, com motores de 650 cm³ e que usam combustível normal.

Logo no primeiro dia de evento, Hallam alcançou uma velocidade máxima de 195,98 milhas por hora (313 km/h) com a Interceptor 650 - o que já seria um novo recorde. Mas ele queria mais e, depois de várias tentativas nos dois dias seguintes, obteve a absurda marca de 340km/h no terceiro dia.

A base da equipe no Lago Gairdner: três dias de velocidade
Crédito: Divulgar
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A Interceptor usada na prova ganhou o apelido de "Sabre". Ela foi feita em 2019, em uma parceria da HRA Geelong com a Hallam Cycle Works. Originalmente, eles planejaram testar a moto e tentar o recorde no ano passado, mas devido à pandemia de covid-19 o evento foi cancelado. Então, tiveram que esperar mais um ano.

A moto, claro, sofreu muitas modificações: recebeu semi-guidões, suspensões Öhlins, rodas de liga bem leves com pneus Pirelli Diablo lisos, nova relação e uma balança mais leve e comprida, com 1,30 metro. E o motor ganhou câmaras de combustão, pistões, coletores novos, válvulas redimensionadas, árvore de cames de competição, virabrequim balanceado sem os contrapesos originais e caixa de marchas modificada para redução de atritos internos.

O piloto Charlie Hallam bateu o recorde anterior já na primeira tentativa
Crédito: Divulgação
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No visual, foram retirados todos os componentes desnecessários à empreitada - farol, piscas, espelhos e afins - e aplicada uma "roupa" mais adequada, com para-lama dianteiro mais "fechado" e banco monoposto com capinha traseira.

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