Kawasaki cria moto de corrida para as ruas, a ZX-6R

Desenvolvido para as pistas, modelo 2007 traz motor inédito, quadro compacto e uma ciclística impecável
  1. Home
  2. Motos
  3. Kawasaki cria moto de corrida para as ruas, a ZX-6R
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Há alguns anos, a Kawasaki oferecia duas opções de sua superesportiva de média cilindrada: a ZX-6R, com 636 cm³, mais orientada para as ruas; e uma moto diferente, com 599 cm³, mais racing, chamada de ZX-6RR, voltada para as competições de motovelocidade na categoria supersport. Para 2007, a casa de Akashi abandonou as duas versões e decidiu criar uma Ninja 600 cm³ voltada para a pista.

Nascia assim a Ninja ZX-6R 2007, completamente nova “dos pés a cabeça”. Como não poderia ser diferente, a grande mudança começou no coração da ZX-6R: o motor. Apesar de trazer 67 mm de diâmetro e 42,5 mm de curso, medidas idênticas às do motor anterior de 599 cm³, o novo quatro cilindros em linha é cerca de 4 cm mais curto e estreito.

Mas o novo motor não é apenas uma versão reduzida do anterior. Longe disso, na verdade. A nova usina de força alcança excelente torque em médias rotações, sem perder a aceleração nas altas rotações, e também permite ao piloto manter o motor na “faixa vermelha” na pista. Para isso, pela primeira vez em dez anos, a Kawa redesenhou o motor desde o virabrequim ao cabeçote.

Das portas de admissão às 16 válvulas quatro por cilindro com comando duplo DOHC, tudo é novo e projetado para permitir que o motor dessa Ninja “grite” alto, chegando a 16.500 rpm. Essa rotação faz da ZX-6R 2007 uma verdadeira moto de pista. Os pistões forjados e os cilindros com tratamento anti-atrito, combinados com os novos corpos injetores, mais curtos, ajudam no bom desempenho em altas rotações do novo motor. Além de mais curto, cada corpo traz dois bicos injetores que providenciam a “comida” necessária para que esse quatro em linha produza 125 cv de potência máxima a 14.000 rpm!!! O torque máximo é de 6,7 kgm a 11.700 rpm.

Ciclística

Mas como potência não é nada sem controle, já alerta o slogan de uma fábrica de pneus, os engenheiros japoneses tiveram que trabalhar bastante na ciclística dessa moto. O objetivo era conceber uma moto de 600 cm³ que fizesse curvas como uma 250 cm³ do Mundial de Motovelocidade. Com o motor menor, projetou-se um quadro mais “magro” e compacto.

Bastante leve, o novo quadro de dupla trave superior perimetral é fabricado em alumínio. Em conjunto com a nova suspensão upside-down invertida telescópica na dianteira e a nova geração do sistema Uni-Trak da Kawasaki balança monoamortecida na traseira, a ciclística da ZX-6R permite contornar curvas em velocidades mais altas, ao menos na teoria.

Na dianteira o garfo telescópico de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso é totalmente ajustável. Completam o conjunto dois discos de freio flutuantes no formato “margarida”, marca registrada da Kawa, mordidos por pinças com fixação radial. Atrás, o conjunto mola-amortecedor, também regulável, tem 133 mm de curso e o freio é disco simples com pinça de um pistão.

Design

Com tantas mudanças no coração e na alma dessa nova Ninja 600, não poderia faltar um novo “corpo”. Aclamado como o design mais eficiente no quesito aerodinâmico de uma superesportiva da linha Ninja, a carenagem ficou menor e mais arredondada, com faróis menores e em forma de gota. No meio dela, nota-se uma entrada que leva o ar direto para a caixa de ar em altas velocidades, melhorando assim a alimentação do motor, é claro. Na traseira, foi mantido o escape sob a rabeta, mas ele está menor e mais leve. Tudo em nome da aerodinâmica e da centralização de massa.

A posição de pilotagem foi pensada para que o piloto aproveite tudo que essa ZX-6R pode oferecer nas pistas. É possível “abraçar” com as pernas o tanque de desenho mais estreito. À sua frente o motociclista tem o painel de instrumentos, dominado pelo conta-giros de fundo branco com uma agulha vermelha e uma escala de rotações que chega às 20.000 rpm! Capaz de empolgar o mais comportado dos motociclistas.

Há ainda no painel um velocímetro digital, cronômetro e contador de voltas. Sem falar no mostrador que indica a marcha engatada, equipamento útil para quem quer ser rápido nas pistas. Pois a Kawasaki pensou nisso e em muito mais nessa nova Ninja ZX-6R. Tudo para que ela seja a mais rápida nas pistas.

Derrapamos: ao contrário do afirmado anteriormente, há outros modelos de motocicleta equipados com indicador de marcha no painel. Exemplos: Suzuki GSXR1000 e BMW R 1200 GS Adventure. O texto foi corrigido
.

FICHA TÉCNICA – Kawasaki Ninja ZX-6R

MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas DOHC, arrefecido a água, 599 cm³
POTÊNCIA125 cv a 14.000 rpm
TORQUE6,7 kgm a 11.700 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica com 4 corpos injetores Keihin de 38 mm e dois bicos injetores por corpo
CÂMBIO Seis marchas
TRANSMISSÃO Corrente
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira e traseira de aro 17”, em liga-leve
PNEUS Dianteiro 120/65-ZR17; traseiro 180/55-ZR17
CHASSI Berço semiduplo, com comprimento de 2.105 mm, largura de 720 mm, altura de 820 mm, entreeixos de 1.405 mm e peso a seco de 167 kg
TANQUE17 l
SUSPENSÃO Dianteira telescópica invertida com 41 mm de diâmetro e totalmente ajustável; traseira com balança monoamortecida e amortecedor a gás, totalmente ajustável
FREIOSDianteiro com discos duplo flutuante de 300 mm de diâmetro, em formato “margarida” com pinças de quatro pistões fixadas radialmente; traseiro com disco simples de 210 mm de diâmetro, em formato “margarida” com pinça de um pistão
CORES Verde, preta e laranja mercado europeu
PREÇO Não divulgado


Gosta de motos esportivas?

Então veja aqui no WebMotors a enorme ofertas de modelos para este segmento:

Kawasaki Ninja ZX-6R

Kawasaki ZX6 Ninja

Kawasaki Ninja ZX-6R 636

Suzuki Bandit 650S

Honda CB 600F Hornet

Honda CBR 600 FHonda CBR 1100 XX Super BlackBird

Ducati 916

Leia também:

Honda CBX 250 Twister

Yamaha YS Fazer 250

Yamaha Neo AT 115

Motos com transmissão automática

Terra Modena 198

Suzuki Burgman 400
_______________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors