A Kawasaki deu um passo fora do asfalto no mercado brasileiro. Literalmente: a marca acaba de lançar a KLX 300R, modelo voltado para o uso em trilhas e off-road. Lá fora existe uma versão para as ruas, chamada de KLX 300, mas esta não será vendida por aqui - pelo menos por enquanto.
Destinada exclusivamente ao off-road, a KLX 300R não tem espelhos, painel, piscas, farol ou suporte de placa, entre outros componentes. Sendo assim, não é homologada para as ruas e só pode rodar no "off" ou em circuitos fechados.

As especificações da moto são de alto nível. Por exemplo, tem suspensão dianteira com tubos invertidos de 43 mm de diâmetro, longos de 28,5 cm de curso e 18 ajustes na compressão.
Já a traseira é monochoque com balança de alumínio, iguais 28,5 cm de curso e regulagens na compressão e na pré-carga.
Além disso, a moto tem rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, com aros de alumínio pintados na cor preta - fornecidos pela prestigiosa marca DID.
Os pneus "biscoitudos" vêm nas medidas 80/100 na frente e 100/100 atrás.
Os freios, por sua vez, são a disco nas duas rodas. O dianteiro é do tipo "margarida" com 270 mm de diâmetro e pistão duplo, e o traseiro tem 240 mm com pistão simples.
Para completar, o escapamento é alto e em inox, o banco é quase reto. O guidão tem quatro ajustes e os para-lamas são bem altos.
Falando em altura, a KLX 300R tem 2,12 metros de comprimento, 1,45 m de entre-eixos, banco a 90 cm do solo e vão livre de ótimos 30 cm.
Com tanque para 7,9 litros de gasolina, a moto pesa apenas 128 quilos. À frente do piloto o "painel" limita-se a duas luzes-espia (motor e combustível) e botão de start.
O motor é monocilíndrico, porém com refrigeração líquida - e tem dois radiadores. Injetado e com duplo comando de válvulas, entrega 29 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 2,7 kgf.m a 7.000 rpm.
O câmbio tem seis marchas e a secundária obviamente é por correia, com 50 dentes na coroa e 14 dentes no pinhão.
A Kawasaki KLX 300R será vendida apenas na cor cinza e o preço sugerido é de R$ 37.990. A nova moto vai brigar, mas apenas indiretamente, com a Honda CRF 250F, que parte de R$ 22.280, e com a Yamaha TT-R 230, de iniciais R$ 19.490. As duas são mais baratas, mas têm motores menores.



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