Kawasaki KLX 300R é lançada no mercado brasileiro

Modelo destinado ao off-road raiz e trilhas pesadas tem especificações de alto nível. Confira motorização e preço

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Roberto Dutra
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A Kawasaki deu um passo fora do asfalto no mercado brasileiro. Literalmente: a marca acaba de lançar a KLX 300R, modelo voltado para o uso em trilhas e off-road. Lá fora existe uma versão para as ruas, chamada de KLX 300, mas esta não será vendida por aqui - pelo menos por enquanto.

Destinada exclusivamente ao off-road, a KLX 300R não tem espelhos, painel, piscas, farol ou suporte de placa, entre outros componentes. Sendo assim, não é homologada para as ruas e só pode rodar no "off" ou em circuitos fechados.

Kawasaki Klx 300r 1
O banco quase reto facilita a pilotagem em pé, algo bem comum no mundo do off-road
Crédito: Divulgação
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As especificações da moto são de alto nível. Por exemplo, tem suspensão dianteira com tubos invertidos de 43 mm de diâmetro, longos de 28,5 cm de curso e 18 ajustes na compressão.

Já a traseira é monochoque com balança de alumínio, iguais 28,5 cm de curso e regulagens na compressão e na pré-carga.

Suspensões de lomgo curso, para-lamas altos e pneus "biscoitudos" reforçam a vocação da KLX 300R
Crédito: Divulgação
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Especificações próprias para o off-road

Além disso, a moto tem rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, com aros de alumínio pintados na cor preta - fornecidos pela prestigiosa marca DID.

Os pneus "biscoitudos" vêm nas medidas 80/100 na frente e 100/100 atrás.

A Kawasaki KLX 300R é feita para trilhas e off-road, e não pode rodar nas ruas
Crédito: Divulgação
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Os freios, por sua vez, são a disco nas duas rodas. O dianteiro é do tipo "margarida" com 270 mm de diâmetro e pistão duplo, e o traseiro tem 240 mm com pistão simples.

Para completar, o escapamento é alto e em inox, o banco é quase reto. O guidão tem quatro ajustes e os para-lamas são bem altos.

A suspensão traseira é monochoque com ajustes na compressão e na pré-carga
Crédito: Divulgação
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Falando em altura, a KLX 300R tem 2,12 metros de comprimento, 1,45 m de entre-eixos, banco a 90 cm do solo e vão livre de ótimos 30 cm.

Com tanque para 7,9 litros de gasolina, a moto pesa apenas 128 quilos. À frente do piloto o "painel" limita-se a duas luzes-espia (motor e combustível) e botão de start.

O motor da Kawasaki KlX 300R é monocilíndrico, refrigerado a água e entrega 29 cv de potência
Crédito: Divulgação
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Qual é o motor da KLX 300R?

O motor é monocilíndrico, porém com refrigeração líquida - e tem dois radiadores. Injetado e com duplo comando de válvulas, entrega 29 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 2,7 kgf.m a 7.000 rpm.

O câmbio tem seis marchas e a secundária obviamente é por correia, com 50 dentes na coroa e 14 dentes no pinhão.

Cad~e o painel? Como toda moto trilheira raiz, a KLX só tem luzes-espia e botão de start
Crédito: Divulgação
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Quanto custa?

A Kawasaki KLX 300R será vendida apenas na cor cinza e o preço sugerido é de R$ 37.990. A nova moto vai brigar, mas apenas indiretamente, com a Honda CRF 250F, que parte de R$ 22.280, e com a Yamaha TT-R 230, de iniciais R$ 19.490. As duas são mais baratas, mas têm motores menores.

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