Kawasaki Z 400, a Ninja naked, deve vir ao Brasil

Novo modelo usa o mesmo motor de dois cilindros da esportiva com 48 cavalos

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Agência Infomoto
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A Kawasaki apresentou no Salão de Milão, que aconteceu no início de novembro, a naked Z 400. O novo modelo usa o motor de dois cilindros e 399 cc que equipa a sua “irmã” esportiva Ninja 400, mas não tem carenagem. A Z 400 deverá chegar o Brasil somente no segundo semestre do próximo ano e possivelmente será mostrada no Salão Duas Rodas 2019. O modelo tem como atrativo a facilidade de pilotagem, design imponente e peso reduzido.

Kawasaki Z 400
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Crédito: Divulgação
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A nova naked da Kawasaki mostra que o fabricante está um passo a frente das concorrentes no segmento das compactas premium. No Brasil a Z400 terá a concorrência da Yamaha MT-03 que usa motor de dois cilindros, porém com 42 cv e a KTM 390 que tem 44 cv potência, mas motor monocilíndrico.

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O motor de dois cilindros paralelos da Z 400 tem 399 cm³ e atinge a potência máxima de 48 cavalos. Porém o grande atrativo é o torque próximo de 4 kgf.m. Tal característica facilita a pilotagem, pois não exige muita aceleração nas arrancadas ou ultrapassagens. Outra novidade herdada da Ninja 400, que tem câmbio de seis marchas, é a embreagem deslizante que evita derrapagens em caso de reduções fortes ou engates errados de marchas.

Kawasaki Z 400
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Crédito: Divulgação
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Ciclística & Peso

O quadro de aço em treliça remete ao desenho da superesportiva H2 e usa o motor como elemento estrutural. O entre-eixos curto (1.369 mm) e o centro de gravidade baixo facilitam a pilotagem em velocidades reduzidas e as mudanças de direção em meio ao trânsito travado.

A suspensão usa garfo telescópico na dianteira (curso de 120 mm) e monoamortecedor na traseira com cinco regulagens e 130 mm de curso. O conjunto de freios tem disco dianteiro de 310 mm e 210 mm na traseira com sistema ABS de série.

Kawasaki Z 400
Kawasaki Z 400
Crédito: Divulgação
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As rodas de liga ganharam novos desenhos e têm 17 polegadas de diâmetro. Elas usam pneus 110/70, na dianteira, e 150/60, na traseira. Segundo a Kawasaki, o design mais afilado da Z400, suas novas rodas e até o conjunto de escape mais “enxuto” foram capazes de manter o peso de 177 kg. “Baixo considerando o porte da moto”, informa a empresa em seu comunicado à imprensa.

Na busca por uma posição confortável de pilotagem o fabricante instalou um guidão largo, pedaleiras não tão recuadas e banco a somente 78 cm do solo. O único cuidado deve ser tomado ao subir em guias, por exemplo, pois a Z400 está a poucos 14 cm do solo.

Kawasaki Z 400
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Crédito: Divulgação
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O enorme painel tem design inovador e de fácil leitura ao misturar mostradores analógicos e digitais. O mostrador destaca a marcha engatada e ainda avisa se o piloto está sendo econômico em sua tocada, o tal aviso “ECO”.

Kawasaki Z 400
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Crédito: Divulgação
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A julgar pelos dados técnicos da Kawasaki Z400 ela tem tudo para fazer o mesmo sucesso experimentado pela sua “irmã menor”, a Z 300. Ela vendeu mais do que a Ninja 300 no Brasil. Sua principal concorrente será a Yamaha MT-03, a mais vendida do segmento, mas que tem motor menor e menos potência. Como sabemos “cilindrada” e potência são fortes apelos de venda no Brasil.

 Kawasaki Z 400
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Legenda: Kawasaki Z 400
Crédito: Divulgação
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