KTM apresenta a linha 2022 da RC 390

Modelo foi lançado na Índia, atualmente o maior mercado do mundo, com importantes aprimoramentos mecânicos e visuais

  1. Home
  2. Motos
  3. KTM apresenta a linha 2022 da RC 390
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A KTM anunciou o lançamento da linha 2022 da esportiva RC 390. A moto já começou a ser vendida na Índia, onde custa o equivalente a cerca de R$ 19.300. Esse modelo tem vários aprimoramentos. O design foi todo remodelado, e a moto passou a ter linhas ainda mais agressivas, que a deixam com jeito de superbike de alta cilindrada.

Mas o estilo segue a infalível receita tradicional com frente "bicuda" e aerodinâmica, carenagem total que esconde quase todo o motor, tanque alto e cheio de vincos, pequenos bancos para piloto e garupa e rabeta bem arrebitada, com suporte de placa destacado.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas quem reparar bem notará que os bancos da moto foram remodelados e que o tanque ficou maior - passou a ter 13,7 litros contra apenas 9,5 litros de antes. A RC 390 também ganhou iluminação full-LED e painel de TFT no lugar do anterior, que era de LCD, já com conectividade Bluetooth.

Ktm Rc 390 43
O design da moto foi remodelado e ficou mais agressivo, e aproxima ao de modelos de maior cilindrada
Crédito: Divulgação
toggle button

Curiosamente, na versão indiana as suspensões dianteiras invertidas da prestigiosa marca WP não têm regulagens, recurso previsto para as motos que serão vendidas em países europeus. Pelo menos a traseira monochoque, também WP, tem ajustes na pré-carga da mola.

Ktm Rc 390 1
A moto será vendida com duas opções de pintura: a toda laranja e essa, laranja e azul
Crédito: Divulgação
toggle button

Além disso, o ABS nos freios a disco das duas rodas de liga leve passa a ter atuação em curvas e a moto também ganhou controle de tração e quickshifter. Os pneus são 110/70 R17 e 150/60 R17. A pequena esportiva também teve o chassi revisado, o que, junto com outras modificações, fez com que perdesse quase 5 quilos - agora tem 155 quilos. É uma redução significativa para um modelo desta faixa de cilindrada!

Ktm Rc 390 5
Os bancos foram redesenhados, mas continuam estreitos e finos. O do garupa é licença poética
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor não mudou: permanece o conhecido monocilíndrico de 373 cm³ com refrigeração a água, quatro válvulas no cabeçote e duplo comando. Mas a KTM diz que a caixa de ar ficou 40% maior. Isso faz o motor respirar melhor, o que obviamente exigiu um novo mapeamento da injeção e, segundo a marca, melhorou a entrega do torque em baixas e médias rotações e a maneabilidade da moto. Mas os números são praticamente os mesmos de antes: 43 cv de potência e 3,7 kgf.m de torque.

Ktm Rc 390 6
O antigo painel de LCD deu lugar a uma bonita tela de TFT, já com conectividade Buletooth
Crédito: Divulgação
toggle button

Os compradores poderão escolher entre duas opções de pintura - a tradicional da marca, toda em laranja, e a chamada Factory Racing Blue, que mistura laranja e azul e repete as cores das KTM de competição. O preço da moto lá na Índia equivale a cerca de R$ 19.300. No mercado americano ela custará US$ 5.800, ou quase R$ 28.000.

Comentários