A Kymco tem novidades para muito em breve: o scooter AK550 começa a ser montado em Manaus já no mês que vem e finalmente vai chegar às lojas no Brasil - a previsão é para outubro ou novembro.
O modelo foi cogitado para o Brasil lá atrás: foi exibido no Salão Duas Rodas de 2017 e chegaria em 2018. Mas foi adiado para o período entre o quarto trimestre de 2019 e o primeiro de 2020 - aí veio a pandemia do novo coronavírus e, mais uma vez, subiu no telhado. Agora, porém, é para valer. Nossas fontes confirmaram a chegada do AK550, que se juntará aos modelos Downtown 300i, People GTi 300 e Agility 16+ 200i (a Kymco só vende scooters no país).
O AK550 é um modelo bem moderno - tem menos de três anos de vida lá fora. Seu motor é um dois cilindros em linha com 550 cm³, comando de válvulas duplo no cabeçote e refrigerado a água, que rende 53 cv de potência a 7.500 rpm e 5,6 kgf.m a 5.500 rpm. Como pesa 230 kg, promete desempenho, no mínimo, honesto.
O "scooterzão" é equipado com freio a disco duplo na frente, simples na traseira e ABS em ambos, abertura elétrica do porta-objetos sob o banco, porta-luvas e apoio lombar regulável em três posições.
O problema, mesmo será o preço. Na Europa, custa em torno de 10 mil Euros. Aqui, a expectativa é algo entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, o que lhe deixará no mesmo segmento do Suzuki Burgman 650 Executive, de R$ 60 mil, e perto do Honda X-Adv, de R$ 63.500.
Os modelos Kymco são vendidos no Brasil pela JTZ Indústria e Comércio de Motos, a mesma empresa que também monta em Manaus os modelos da chinesa Haojue. A JTZ é uma outra empresa dos mesmos controladores da J. Toledo da Amazônia, que no Brasil representa a Suzuki japonesa.