Laranja é a cor mais quente: eis a KTM RC 8C

Marca lança modelo para uso exclusivo em pista. Serão apenas 100 unidades, com 128 cv de potência e preço de R$ 200 mil

  1. Home
  2. Motos
  3. Laranja é a cor mais quente: eis a KTM RC 8C
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A KTM lança uma superbike específica para uso em pistas - competições e track days da vida: a RC 8C. Serão apenas 100 unidades fabricadas. Com essa produção limitada, a exclusividade está garantida. Mas não apenas por isso: o preço de cada uma nos Estados Unidos será de US$ 39.000, ou cerca de R$ 200 mil em conversão direta. E quem comprar na Inglaterra pagará até mais caro: R$ 222 mil!

Ktm Rc 8c (7)
O desenho inclui asas aerodinâmicas na frente, algo que já vimos em modelos Kawasaki e Ducati
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A RC 8C é derivada da 890 R, modelo usado na categoria moto GP2. Esta, por sua vez, é feita pela Kramer, empresa que pertence a ex-engenheiros da KTM. O projeto de chassi e demais componentes é deles, mas o motor é fornecido pela própria marca austríaca. Por falar nele, trata-se do LC8c que equipa a KTM 890 Duke R. É um dois cilindros em linha com 899 cm³ que, no modelo, vai produzir 128 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque.

Ktm Rc 8c (8)
Feita para as pistas, a moto não tem farol, lanterna, piscas, espelhos, e sequer para-lama traseiro
Crédito: Divulgação
toggle button

Outras especificações e características da KTM RC 8C reforçam sua vocação exclusiva para as pistas: não há farol, lanternas, piscas, suporte para placa ou mesmo um para-lama traseiro. O banco é monoposto, os freios são Brembo com especificações de competição e o cilindro-mestre é o 19RCS Corsa Corta, que permite ao piloto ajustar o ponto exato em que deseja que as pinças alicatem o disco de freio (como nas competições).

Ktm Rc 8c (5)
Detalhe da suspensão traseira monochoque WP Apex Pro 7746 com ajuste rápido de pré-carga
Crédito: Divulgação
toggle button

Já as suspensões são da americana WP. Na frente, amortecedores Apex Pro 7543 dentro de robustos garfos com 43 mm de diâmetro; atrás, monochoque Apex Pro 7746 com ajuste de pré-carga.

Quer mais? a moto ainda tem escape Akrapovič de titânio, caixa de ar de alto fluxo, filtro de ar de competição e câmbio com quickshifter para cima e para baixo  - é aquele dispositivo que permite a troca das marchas sem aliviar o acelerador e sem acionar a embreagem.

Ktm Rc 8c (14)
No detalhe, os semi-guidões, o painel com tela de TFT e os ajustes da suspensão dianteira
Crédito: Divulgação
toggle button

As carenagens são feitas com uma mistura de fibra de vidro com Kevlar, material leve e resistente. O design, aliás, é inspirado no da moto de competição RC 16 - e a mesma divisão de competições KTM Factory Racing foi a responsável pelos ajustes da nova moto.

A RC 8C ainda tem rodas de competição Dymag, pneus Pirelli SC1 e apenas 140 kg de peso a seco - a relação peso-potência é pouco superior a um quilo para cada cavalo do motor.

Quer ver como essa nave decola? Confira os dois vídeos abaixo. No primeiro, os pilotos  de teste Dani Pedrosa e Mika Kallio, da equipe Red Bull KTM Factoring Racer MotoGP, aceleram tudo em pista fechada.

O segundo vídeo, aí embaixo, destaca as principais características e especificações técnicas da moto.

Comentários