Fomos ao Campo de Provas da Pirelli no interior de São Paulo para tirar essa dúvidas com o piloto de testes de pneus de moto da marca italiana, Eduardo Zampieri. Confira!
PNEU FORA DA MEDIDA COMPROMETE A DIRIGIBILIDADE DA MOTO?
Muita gente coloca um pneu mais largo porque acha que ajuda a fazer curvas ou simplesmente porque fica mais “bonito”. Mas, segundo Zampieri, um pneu mais largo compromete sim a dirigibilidade da moto. Além de influenciar até mesmo na suspensão da moto, um pneu mais largo dificulta manobras rápidas. “Mudar de direção com a moto calçada com pneu mais largo fica muito mais lento, mais pesado. Isso atrapalha na hora de desviar de um buraco ou um obstáculo”, exemplifica o piloto de testes da Pirelli.
Portanto, é verdade que pneus fora da medida original comprometem a dirigibilidade da moto. O ideal é sempre usar os pneus nas medidas originais recomendada pelo fabricante da motocicleta.
PNEU MURCHO GASTA MAIS COMBUSTÍVEL?
Verdade! Quando o pneu está fora da calibragem recomendada pelo fabricante da moto, ou seja, geralmente, mais murcho do que o ideal, a moto consome mais combustível. Isso acontece porque o pneu murcho tem uma maior área de atrito com o solo. “Se há uma maior área de atrito com o solo, você tem que acelerar mais para atingir determinada velocidade. Com isso, a moto ‘bebe’ mais”, explica Eduardo Zampieri.
O recomendável é verificar a calibragem dos pneus, ao menos, uma vez por semana. Vale lembrar também que, se for levar garupa ou bagagem, é preciso seguir calibrar o pneu de acordo com a pressão indicada pelo fabricante da moto. Essa pressão está indicada no Manual do Proprietário ou em alguma etiqueta fixada na moto.
O IDEAL É USAR O MESMO MODELO DE PNEU NAS RODAS DIANTEIRAS E TRASEIRAS?
Sim, verdade! Quando for trocar o pneu da sua moto, o recomendado é utilizar o mesmo modelo de pneu nas duas rodas. Isso porque o desenho da banda de rodagem do pneu dianteiro trabalha em conjunto com o desenho do pneu traseiro. “É um conjunto. O pneu dianteiro trabalha para o pneu traseiro. A melhor eficiência de tração, principalmente no piso molhado, é quando você tem o desenho combinado. Os sulcos (ou íncavos) do pneu dianteiro espalham a água para que o traseiro tenha melhor aderência”, explica o piloto de testes da Pirelli.
ESVAZIAR O PNEU DÁ MAIS ADERÊNCIA NA CHUVA?
Mito! Murchar o pneu não garante mais aderência em piso molhado. “Quando você abaixa a pressão para dar mais aderência no molhado, você está diminuindo os íncavos (sulcos) do pneu. Diminuindo a área dos íncavos, você reduz a capacidade do pneu de escoar a água”, explica Eduardo Zampieri. Segundo o piloto de testes, a largura e a profundidade ideal dos sulcos estão relacionadas à calibragem ideal do pneu. Portanto, nunca esvazie os pneus na chuva. Mantenha sempre a calibragem recomendada.
O JEITO DE PILOTAR INFLUENCIA NA DURABILIDADE DO PNEU?
Verdade! A maneira que você pilota compromete a vida útil do pneu sim. Segundo Eduardo Zampieri, o piloto de testes de pneus de moto da Pirelli, motociclistas que carregam muito no freio dianteiro ou no traseiro até arrastar a roda causam um desgaste maior nos pneus. “Pilotos que ficam com o pé sobre o pedal de freio também gastam mais os pneus”, afirma ele.
Acelerar bruscamente nas saídas de semáforos ou fazer manobras, como empinar a moto, também comprometem a durabilidade dos pneus. A dica é sempre pilotar de forma suave e racional, respeitando as leis de trânsito. Dessa forma, você não comete infrações e ainda preserva os pneus e outras partes de sua moto.
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