Moto adventure média: qual é a melhor para você?

Honda Sahara 300 e Tornado 300, Yamaha Lander 250, Zontes T350X, Triumph Scrambler 400X ou RE Himalayan 450? E agora?

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Roberto Dutra
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O mercado brasileiro de motocicletas está aquecido como não se via desde 2011. A demanda é grande, há filas de espera e a expectativa do setor é de fechar 2025 com um "quase recorde" de vendas.

Por isso, e para isso, novos modelos não param de chegar. E a concorrência só aumenta. Um dos segmentos mais competitivos atualmente é o das adventure de baixa/média cilindrada. Por isso mostramos aqui um tira-teima bem objetivo com os principais modelos para ajudar o caro leitor a ver qual seria o melhor para suas necessidades.

Pegamos para este comparativo os modelos Honda XRE 300 Sahara, Honda XR 300L Tornado, Yamaha XTZ 250 Lander, Zontes T350X, Triumph Scrambler 400X e Royal Enfield Himalayan 450. Conheça as principais especificações de cada uma - e porque aquela seria a melhor para você.

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Honda Xre 300 Sahara 2024 (12)
A XRE 300 Sahara topa quase tudo, mas vai melhor nas viagens sobre pisos decentes
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Honda XRE 300 Sahara - R$ 29.580 a R$ 31.290 (mais frete e seguro)

A "nova" Sahara foi bem criticada nas redes sociais quando foi lançada, há cerca de um ano, mas deu poeira nos haters: logo passou a ter volumes expressivos de vendas, mantendo a solidez da geração anterior. Tem três versões e um conjunto bacana, com painel de LCD, luzes de parada de emergência, suspensão traseira com sete ajustes e design bonito, - embora não impressionante.

O motor é monocilíndrico, flex e refrigerado a ar. Rende 24,8 cv de potência e 2,6 kgfm de torque com gasolina - o combustível que todo mundo usa. É versátil o suficiente para rodar com relativo conforto no asfalto e pegar umas estradinhas de terra, mas sua aptidão off-road é limitada. O câmbio de seis marchas é um ativo importante.

A nova geração da Tornado surpreende no off-road e ainda vai bem no asfalto: versatilidade extrema
Crédito: Roberto Dutra
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Honda XR 300L Tornado - R$ 30.240 (mais frete e seguro)

A Tornado compartilha vários componentes com a Sahara - inclusive chassi e motor. Mas tem algumas particularidades, que surpreendentemente proporcionam uma performance um pouco diferente. É pouca coisa menos potente e pouca coisa mais torcuda - 24,3 cv e 2,7 kgfm -, mas parece outra moto. Fruto de detalhes como pneus de uso misto, guidão, suspensão traseira e banco diferentes, e até cubo da roda traseira modificado.

O resultado é uma moto com aparência menos sofisticada e mais rústica, porém multo mais apta ao off-road. E que, ao mesmo tempo, ainda exibe uma boa performance no asfalto.

A Yamaha Lander é 2025, mas o motor é de 2007: confiabilidade com desempenho modesto
Crédito: Marcelo Barros/WM1
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Yamaha XTZ 250 Lander - R$ 28.990 (mais frete e seguro)

A Lander foi repaginada para a linha 2025. Ganhou novo design com projetor de LED no farol, linhas algo futuristas e polêmicas, painel mais moderno e conectável com o smartphone e... só isso. A mecânica sofreu aprimoramentos ao longo dos anos, claro, mas o motor é praticamente o mesmo desde 2007 - e tem câmbio de cinco marchas.

Com 20,8 cv de potência e 2,1 kgfm de torque no motor mono refrigerado a ar, a Lander tem lá sua versatilidade e aguenta algum tranco off-road, mas é boa mesmo para ser usada como trail urbana. Aí favorece a vida com um banco razoavelmente confortável, o painel conectável e o baixo consumo de combustível.

A Zontes T 350X é a mais tecnológica do segmento - mas é indicada para o asfalto
Crédito: Divulgação
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Zontes T350X - R$ 35.750 (mais frete e seguro)

O caro leitor já viu que a Zontes T350X é mais cara que as motos mencionadas anteriormente. E aí pode se perguntar porque levaria para casa uma moto mais cara, de uma marca chinesa relativamente desconhecida?

Aqui vão alguns argumentos: chave presencial, iluminação full-LED, painel de TFT, motor monocilíndrico com refrigeração líquida, 41 cv de potência e 3,3 kgdm de torque, câmbio de seis marchas, tanque para 19 litros, bateria de gel, para-brisa com ajustes elétricos e tomada USB.

Ou seja, a Zontes T350X pode ser uma aposta arriscada para quem sempre viveu no "mundo Honda/Yamaha", mas tem especificações superiores à das Honda Sahara e Tornado e às da Yamaha Lander. A limitação aqui é o mundo off-road: apesar do visual adventure - bonito, até - essa moto é feita para o asfalto.

A Scrambler 400X  não chega  a ser uma adventure, mas bate na trave e tem ótimo desempenho
Crédito: Divulgação
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Triumph Scrambler 400X - R$ 33.990 (mais frete e seguro)

Que pensa em Triumph logo pensa em "moto premium, marca idem e manutenções caras". Pois no caso da Scrambler 400X não é bem assim. O preço não é bagatela, mas é competitivo, e as duas primeiras revisões custam apenas R$ 100 - isso, mesmo, você não leu errado. E mais: a primeira revisão é aos mil quilômetros ou 6 meses, e a segunda é aos 16 mil quilômetros ou 1 ano.

Até aí você já economizou bem, e as outras revisões estão na mesma faixa de custo das concorrentes. A Scrambler é uma Triumph produzida pela Bajaj indiana. Mas atende ao padrão de qualidade da marca inglesa - não por acaso tem refrigeração líquida e rende 40 cv de potência com 3,7 kgfm de torque.

A moto ainda tem acelerador eletrônico, câmbio com seis marchas, suspensão dianteira com tubos invertidos e traseira com reservatórios externos e um design absolutamente bonito. Não tem opção de rodas raiadas - apenas liga-leve -, o que limita suas ações no fora-de-estrada. Ou seja, é uma adventure mais urbana do que off-road - mas até encara uma terrinha ou outra. Fica devendo um painel mais moderno.

A Royal Enfield Himalayan 450 tem ótimas especificações e bom custo/benefício
Crédito: Divulgação
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Royal Enfield Himalayan 450 - R$ 29.990 a R$ 31.990 (com frete e seguro)

A Himalayan 450 foi lançada há alguns meses e impressionou muito. Se o design é mais exótico do que bonito, o conjunto é ótimo e a performance, surpreendente - a moto vai bem no on e no off-road, empurrada pelo elástico motor monocilíndrico que entrega 40 cv de potência e 4 kgfm de torque.

A Hima 450 ainda tem um belíssimo painel de TFT, redondo e com GPS por conexão Bluetooth, aros raiados com 21 polegadas na frente - com ou sem câmaras - , iluminação full-LED, banco realmente confortável e suspensões com 20 cm de curso muitíssimo eficientes - Showa na frente). Em resumo, especificações superiores às de algumas concorrentes, mas com preço competitivo.

Conclusões: o melhor de cada modelo

Objetivamente, as conclusões sobre as concorrentes aqui mencionadas são as seguintes:

Honda XRE 300 Sahara - opção para quem vai andar muito mais no asfalto do que na terra, fará viagens curtas e quer se sentir seguro dentro da marca com a maior rede de concessionários no país.

Honda XR 300L Tornado - para quem também não quer sair do "abrigo Honda", mas pretende encarar terra e asfalto nas mesmas medidas - ou até mais terra. E, claro, curte o design mais rústico e tradicional de uma adventure.

Yamaha XTZ 250 Lander - melhor pedida para quem é fã da Yamaha, vai usar a moto mais na cidade do que na estrada e mais no asfalto do que na terra e não se incomoda com o desempenho relativamente modesto nem com o câmbio de cinco marchas.

Zontes T350X - ótima opção de experimentação para quem busca conforto, tecnologia e bom desempenho, e não se incomoda de ir além da dupla Honda/Yamaha. Mas só para uso no asfalto.

Triumph Scrambler 400X - a "menos adventure" de todas listadas aqui é uma excelente opção pelo desempenho e pelo custo/benefício. É versátil, anda forte e desfila uma elegância que as rivais não têm.

Royal Enfield Himalayan 450 - a melhor opção para quem a marca é aspecto secundário, faz contas na ponta da caneta e busca o melhor custo/benefício. A Hima 450 vai bem no on e no off-road e tem um conjunto que soma mais virtudes que as concorrentes.

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