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Moto com cara de moto: qual a melhor naked média?

Comparamos especificações e desempenho dos principais modelos do segmento, que têm preços similares e motores diferentes

por Roberto Dutra

Honda CB 650R, Yamaha MT-07, Kawasaki Z650 e Triumph Trident 660: em comum, todas são o que chamamos de "moto com cara de moto", ou seja, são típicas naked. São motos sem carenagens ou firulas a esconder suas intimidades, motores bem-dispostos e proposta de uso similar - passeios curtos ou médios com alguma adrenalina e conforto (pelo menos para o piloto), mas sem a esportividade proporcionada pelas "primas" carenadas. Além disso, todas estão na mesma faixa de preço, o que ajuda a botar dúvidas na cabeça dos potenciais compradores.
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Para ajudar o caro leitor a escolher sua próxima companheira de rolês, destacamos abaixo as principais especificações e virtudes de cada uma e, ao fim, damos nosso veredicto. Os motores variam de dois a quatro cilindros em linha, mas todos têm refrigeração líquida, câmbio de seis marchas, transmissão secundária por corrente e ABS nos freios.

Qual a melhor moto naked média?

Honda CB 650R - R$ 47.820


Motor: quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo, 649 cm³, potência de 88,4 cv a 11.500 rpm e torque de 6,13 kgf.m a 8000 rpm; Suspensões: garfos dianteiros convencionais com 12 cm de curso e monochoque traseiro com 12,8 cm de curso; Pneus: 120/70 R17 na frente e 180/55 R17 atrás; Tanque: 15,4 litros; Dimensões e peso: 2,12 m de comprimento, 78,4 cm de largura, 1,07 m de altura, 1,44 m de entre-eixos, 14,8 cm de vão livre, 81 cm de altura do banco e 208 quilos.

A Honda CB 650R segue um estilo de design chamado "Neo Sports Cafe", que mescla detalhes modernos com uma pegada mais clássica. Por exemplo, farol é redondo, mas tem um semi-halo de LED que faz as vezes de luz de rodagem diurna (DRL). Das quatro naked do comparativo, é a moto que tem o maior motor e também é a mais potente. Além disso, tem mais peso e porte, o que por um lado lhe confere mais visibilidade e, por outro, reduz um pouco sua manobrabilidade - que, no entanto, ainda é muito boa. As respostas do motor são fortes, porém mais progressivas e lineares do que ariscas.

Kawasaki Z650 - R$ 44.390


Motor: dois cilindros em linha, oito válvulas, comando duplo, 649 cm³, potência de 68 cv a 8.000 rpm e torque de 6,7 kgf.m a 6.500 rpm; Suspensões: Garfos convencionais na frente com 12,5 cm de curso e monochoque traseiro com 13 cm de curso; Pneus: 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás; Tanque: 15 litros; Dimensões e peso: 2,05 m de comprimento, 76,5 cm de largura, 1,06 m de altura, 1,41 m de entre-eixos, 13 cm de vão livre, 79 cm de altura do banco e 188 quilos.

A Z650 tem as características típicas das naked atualmente produzidas pela Kawasaki: moto com design agressivo e cheio de personalidade e uma tocada bem arisca, com fortes respostas do motor - apesar de ser um bicilíndrico e o menos potente entre as rivais. Ao mesmo tempo é uma moto fácil e gostosa de pilotar. Das quatro é a que tem o painel mais bacana e moderno, com tela de TFT cheia e recursos e conectividades, e o banco para garupa mais confortável. Além de tudo isso, confere alto status devido à marca e - atrativo inegável - é a mais barata das quatro motos aqui comparadas.

Yamaha MT-07 - R$ 44.690


Motor: dois cilindros em linha, oito válvulas, comando duplo, 689 cm³, potência de 74,8 cv a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm; Suspensões: garfos convencionais na frente com 13 cm de curso e monochoque traseiro com 13 cm de curso; Pneus: 120/70 R17 na frente e 180/55 R 17 atrás; Tanque: 14 litros; Dimensões e peso: 2,08 m de comprimento, 74,5 cm e largura, 1,09 m de altura, 1,40 m de entre-eixos, vão livre de 14 cm, 80,5 cm de altura do banco e 183 quilos.

A Yamaha MT-07 é exatamente o "meio do caminho" neste comparativo. Não é a mais barata nem a mais cara, não é a mais forte nem a mais fraca, e tem justamente no equilíbrio de suas virtudes seu grande atrativo. Quando chegou ao Brasil, em 2015, agradou em cheio com seu design harmonioso e, então, inusitado e seu desempenho elogiável. A boa performance continua lá, mas o design já está defasado em relação às MT-07 vendidas na Europa e diante do próprio tempo que passou. É gostosa de pilotar e arisca como uma naked média deve ser.

Triumph Trident 660 - R$ 47.490


Motor: três cilindros em linha, 12 válvulas, comando duplo, 660 cm³, potência de 81 cv a 10.250 rpm e torque de 6,4 kgf.m a 6.250 rpm; Suspensões: garfos dianteiros invertidos com mola de um lado e óleo do outro e traseira monochoque; Pneus: 120/70 R17 na frente e 180/55 R17 atrás; Tanque: 14 litros; Dimensões e peso seco: 2,02 m de comprimento, 79,5 cm de largura, 1,08 m de altura, 1,40 m de entre-eixos, vão livre não divulgado, 80 cm de altura do banco e 189 quilos.

A Triumph Trident é a mais nova das quatro motos aqui mostradas. A moto foi lançada no fim do ano passado no mercado brasileiro e traz quitutes que as naked rivais não têm, como as suspensões dianteiras invertidas da grife japonesa Showa e a embreagem assistida e deslizante, que exige pouca força em seu acionamento e impede travamentos da roda traseira nas reduções mais severas. Das quatro, é a mais sofisticada, mas seu preço está na mesma faixa das rivais - pouco acima dos valores de Z650 e MT-07 e quase igual ao da CB 650R. Com ótima distribuição de pesos e massas, na pilotagem parece uma moto de cilindrada menor. Única tricilíndrica do comparativo, tem potência quase igual à do motor quatro-em-linha do modelo da Honda - e é mais forte que as rivais da Kawasaki e da Yamaha.

Qual a melhor para você?

Por causa do motor progressivo e linear, a Honda CB 650R é a melhor escolha para quem quer uma naked para passeios sem compromisso com a hora e, vez por outra, arriscar uma tocada mais nervosa. Além disso, traz na garupa a segurança da maior rede de concessionários de uma marca de motos no país.
Já a Kawasaki Z650 é mais indicada para quem gosta de uma tocada mais arisca e de dar aquela "desfilada" para a turma, tanto pelo status que a marca oferece quanto pelo design ousado e agressivo que chama muito a atenção.
A Yamaha MT-07 já teve seus dias de glória, mas hoje é a mais discreta das quatro, e por isso torna-se adequada a quem é do time contrário e não gosta de chamar a atenção, mas faz questão de ter uma naked agradável e segura de pilotar.
Por fim, a Triumph Trident 660 é a melhor escolha para quem pode pagar um pouco mais por uma moto de marca "premium", cujo projeto é novinho e que oferece uma pilotagem extremamente divertida - e ainda tem algumas especificações inquestionavelmente superiores às das concorrentes.
Então escolha a sua e bons passeios!

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