Motos elétricas: modelos já disponíveis no Brasil

As motos elétricas têm chamado cada vez mais a atenção por serem econômicas e amigáveis com o meio ambiente

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Redação WM1
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Silenciosas, econômicas e sustentáveis: as motos elétricas já são uma realidade no mercado brasileiro e prometem mudar a forma como nos locomovemos nas cidades. Neste conteúdo, você confere os modelos já disponíveis no Brasil, os preços, a autonomia e o que esperar dessa opção sobre duas rodas.

As motos elétricas chamam a atenção por serem econômicas, sustentáveis e fáceis de guardar em qualquer lugar. O número de modelos disponíveis no Brasil ainda é relativamente limitado, mas já é possível levar uma para casa e usá-la normalmente no dia-a-dia.

A Watts é uma das marcas que comercializam motos elétricas no Brasil
A Watts é uma das marcas que comercializam motos elétricas no Brasil
Crédito: Divulgação
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Por que apostar em uma moto elétrica?

As motos elétricas são uma opção racional, com foco na economia. Por não terem motor a combustão, estes modelos não exigem abastecimento com gasolina. Além disso o custo de manutenção é mais baixo que o de uma moto convencional: não é preciso trocar filtros ou óleos, por exemplos.

Motos elétricas valem a pena? Confira o custo-benefício

As motos elétricas valem a pena principalmente para quem vai rodar trajetos diários curtos. Usando a moto elétrica desta maneira, não é preciso recarregar as baterias todo dia - o que se traduz em praticidade.

Quanto ao custo de rodagem, uma moto elétrica se distancia absurdamente de uma moto com motor a combustão. Em um modelo como a Watts W125, por exemplo, 7.000 qilômetros rodados custam cerca de R$ 195 em energia elétrica. Para rodar a mesma distância em uma moto com motor a combustão de 125 cm³ o custo fica em torno dos R$ 950.

A comparação considera 3,36 kWh para recarga total da bateria, com autonomia de 80 quilômetros e custo de R$ 0,66 por kWh, e 40 quilômetros para moto convencionais com a gasolina a R$ 5,50. Para completar, nos mesmos 7.000 quilômetros a moto elétrica teve zero emissão e a moto a combustão emitiu 910 quilos de CO².

Modelos de motos elétricas já à venda no Brasil

Conheça, abaixo, os principais modelos de motocicletas elétricas disponíveis no mercado brasileiro. Selecionamos aqueles que entregam bom desempenho, fácil usabilidade diária e boa autonomia, e têm preços acessíveis na realidade brasileira.

Watts Mobilidade

A Watts Mobilidade vende no Brasil quatro modelos de moos elétricas: a W-Trail, que como o próprio nome entrega tem design trail, a W125, que parece uma moto city/street tradicional, a W160S, que exibe um design mais futurista, e a WS120, que é uma espécie de motoneta.

Todas são elétricas e indicadas para o uso urbano diário. O destaque da linha é a W125, que pode ser comprada com uma ou duas baterias.

A Watts W125 promete desempenho similar ao de uma moto com motor a combustão de 125 cm³
Crédito: Divulgação
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A W125 tem motor de 4.300 Watts de potência, que entrega um desempenho similar ao de uma moto com motor a combustão de 125 cm³: atinge a velocidade máxima de 90 km/h e tem autonomia de até 160 quilômetros.

Outros baratos do modelo são o painel totalmente digital, as rodas de liga leve, a capacidade de carga de até 150 quilos, a função marcha-a-ré, o farol de LED, os três modos de pilotagem (eco, comfort e sport), a suspensão traseira monochoque com 25 cm de curso e os freios com assistência de sistema CBS (comibinado). Preço: R$ 15.992

Shineray

A Shineray tem, em seu lineup, quatro modelos de motos elétricas: SE1, SE2, SE3 e SHE-S. As três primeiras são similares a scooters ou motonetas e a SHE-S é realmente uma motocicleta.

A Shineray SHE-S tem enxutos 83 quilos de peso e capacidade de carga de 150 quilos
Crédito: Divulgação
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O modelo tem painel 100% digital repleto de informações, rodas de liga leve de 17 polegadas, freios a disco nas duas rodas com assistência de sistema CBS (combinado), capacidade para duas baterias, e suspensões com tubos invertidos na frente e monochoque atrás.

Com enxuto peso de de 83 quilos e capacidade de carga de 150 quilos, a moto tem motor de 3.000 Watts de potência, que lhe permite chegar à velocidade máxima de 75 km/h. A autonomia é de 80 quilômetros por bateria. Preço: R$ 16.490

Super Soco

Desconhecida do grande público motociclista, mas bem conhecida por quem curte motos elétricas, a Super Soco tem um lineup com nada menos que 10 modelos à venda no Brasil.

Alguns são similares a motonetas e scooters, e até modelos para a prática de trilhas pesadas. Para completar, a Super Soco tem uma motocicleta elétrica "premium", a TCMax, que custa R$ 45 mil.

A Super Soco TSX chega à velocidade máxima de 75 km/h e tem autonomia de 60 quilômetros por bateria
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Mas aqui focamos em modelos urbanos acessíveis e, por isso, escolhemos a TSX, cujo motor tem pico de 3.000 Watts. O modelo chega à velocidade máxima de 75 km/h e tem autonomia de 60 quilômetros.

Assim como as concorrentes, a Super Soco TSX também tem rodas de liga leve, freio dianteiro a disco e suspensão traseira monochoque - a dianteira tem tubos ivertidos. Chave presencial, alarme, três modos de condução, painel digital e subquadro traseiro em alumínio são outras especificações importantes. Preço: R$ 23.500

Yadea

A Yadea chegou ao mercado brasileiro há pouco tempo - estreou no Fetsival Interlagos - Motos deste ano -, mas chegou fazendo barulho: a marca diz que é referência mundial em tecnologia de motos elétricas.

Por enquanto a marca aposta mais nos autopropelidos - aqueles scooters elétricos que quase parecem bicicletas -, mas também tem uma moto elétrica para seduzir que curte esse tipo de propulsão.

A Yadea Keeness tem motor de 5.500 Watts e chega aos 100 km/h de velocidade máxima
Crédito: Divulgação
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E que moto! É a Keeness DS201 P+, que exibe um design muito bonito e especificações de alto nível. O motor, por exemplo, tem 5.500 Watts de potência. Com ele, a Keeness chega aos 100 km/h de velocidade máxima e acelera de zero a 50 km/h em apenas 3 segundos! O bom desempenho não compromete a autonomia, que é de até 130 quilômetros com uma bateria (a moto pode usar duas).

Como o motor é central, e não na roda traseira como na maioria das motos elétricas, a Keeness tem relação secundária feita por corrente como nas motos a combustão. Além disso, tem farol de LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, freios a disco com sistema CBS, suspensão dianteria com tubos invertidos e traseira monochoque apoiada em balança, painel digital, porta-objetos para 16 litros sob o banco, tomadinha USB e controle automático de velocidade. Preço: R$ 28.900

Como carregar a moto elétrica?

Carregar uma moto elétrica não é difícil. Basta ligar o veículo em uma tomada com a tensão apropriada e indicada pelo fabricante e aguardar o tempo necessário, que estará indicado no manual do proprietário do veículo.

Mas há cuidados importantes: evite fazer a recarga dentro de um imóvel e dê preferência a garagens e locais abertos e bem ventilados.

Oferta Relacionada: Marca:WATTS Modelo:W125

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