Mais uma fabricante de motocicletas tentará a sorte no mercado brasileiro. A Moto Morini, uma tradicionalíssima marca italiana - que hoje é controlada pelo Zhongneng Vehicle Group chinês - anunciou que iniciará suas operações por aqui em junho do ano que vem.
Presente em 55 países, sendo seis deles na América do Sul, a marca chegará ao mercado brasileiro sob investimento de mais de R$ 250 milhões - previstos para os primeiros três anos de operação.
O aporte inclui todas as etapas de estruturação de uma cadeia produtiva local. As motos serão montadas na Zona Franca de Manaus (AM) com peças vindas de fora - a exemplo do que já fazem várias outras marcas presentes no país.
O investimento também contemplará os setores de distribuição, rede de concessionários e o posicionamento estratégico da marca.
"A Morini vem construindo seu legado desde 1937 e hoje é uma marca global, com produção em escala, porque cresce com sustentabilidade. 'Ereditá e passione' (herança e paixão) definem a personalidade das nossas motos", afirma o CEO da Moto Morini Brasil, Fabricio Morini.
Já Gunther Hofstatter, diretor de vendas e pós-venda da Moto Morini Brasil, explica que a montagem local eliminará o risco de falta de peças. "Nossa rede contará com dealers experientes e com estruturas consolidadas, uma exigência da Morini italiana, assegurando eficiência e profissionalismo."
A Moto Morini, no entanto, não revelou quais modelos serão vendidos no mercado brasileiro, mas adiantou que serão anunciados no início de novembro, no Salão de Milão (EICMA) - onde a marca apresentará novidades.
Entre modelos que já existem e que serão lançados, podemos especular alguns. A linha atual é composta pelas seguintes motos:
É uma naked que existe em duas versões, STR e SCR. O motor tem dois cilindros em linha, refrigeração líquida, e rende 59 cv de potência a 8.250 rpm e 5,4 kgf.m a 7.000 rpm. Usa pneus nas medidas 120/70 R18 na frente e 160/60 R17 atrás, pesa 195 quilos a seco, chega à velocidade máxima de 170 km/h e tem tanque para 15,5 litros. O banco fica a 79,5 cm do solo.
É uma trail/crossover média e existe em duas versões, T e X. O motor é o mesmo da Seiemezzo e também chega à velocidade máxima de 170 km/h. Com banco a 81 cm ou 83,5 cm do solo, usa pneus de uso misto 110/80 R19 na frente e 150/70 R17, pesa 213 quilos a seco, tem vão livre de até 17,8 cm e tanque para 18 litros.
Uma bonita custom que também existe em duas versões, standard e bagger. O motor é o mesmo das outras duas, mas como capacidade cúbica maior. O dois cilindros em linha tem 700 cm³ potência máxima de 73 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 6,9 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Alcança a velocidade máxima de 175 km/h, usa pneus 130/70 R18 na frente e 180/65 R16 atrás, pesa 214 quilos a seco, tem vão livre de 14 cm e tanque para 15 litros, e o banco fica a 70,5 cm do solo.
A Moto Morini deverá lançar três modelos no Salão de Milão: as naked Milano 750 e Corsaro 750, e a esportiva Corsaro Sport 750.
Entre os modelos que já existem e os que serão revelados, é particularmente difícil apostar neste ou naquele para o mercado brasileiro.
A explicação é simples: ainda que vá ser uma marca de nicho, com motos certamente custando acima de R$ 50 mil, todos os modelos aqui citados teriam lugar e seriam competitivos no mercado brasileiro.
A Moto Morino diz que as primeiras concessionárias serão abertas no segundo semestre de 2025 em São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos. Em 2026, novas lojas surgirão em mais estados do Sudeste e no Distrito Federal. Já a região Sul será contemplada durante uma terceira fase, em 2027.
A linha de montagem, por sua vez, será localizada na Zona Franca de Manaus (AM), no modelo CKD, o que possibilitará uma política de preços competitiva ante a concorrência e reafirma o compromisso da marca global com o fortalecimento do principal polo industrial brasileiro e a geração de empregos na região.
A Moto Morini foi fundada em 1937, na província de Bolonha, por Alfonso Morini - mecânico, designer e piloto. A estrutura da fábrica foi destruída durante Segunda Guerra Mundial, mas depois foi reconstruída.
Nos anos 1970, a Moto Morini foi das primeiras fabricantes a introduzir o sistema de ignição eletrônica em uma motocicleta de produção em massa, com o icônico modelo 3 ½ (350 cm).
Atualmente a sede da marca fica em Trivolzio, na região da Lombardia. Mas, desde 2018, seu parque industrial fica em Taizhou, na China, sob controle do Zhongneng Vehicle Group.



Email enviado com sucesso!