Moto pequena com custo de revisão de moto grande?

Sim, isso existe: vimos os preços das revisões da Honda CG 160 Titan e da Yamaha Fazer FZ15, e alguns valores assustaram

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Roberto Dutra
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A compra de uma moto de baixa cilindrada pode ter vários motivos: mobilidade urbana, preço acessível, baixo consumo de combustível, agilidade no trânsito e.. baixo custo de manutenção, certo?

Nem sempre. Pelo menos nesse último aspecto, o custo das revisões feitas nas concessionárias para não perde a garantia pode surpreender muita gente. Levantamos os custos das revisões ao longo de 36 mil quilômetros ou três anos para dois modelos de baixa cilindrada, Honda CG 160 Titan e Yamaha Fazer FZ15 - ambas ano 2024 -, e alguns valores nos surpreenderam. A pesquisa foi feita nas tabelas de revisão com preços fixos que constam nos sites das duas marcas.

A revisão mais cara da Honda CG 160 Titan 2024 custa quase R$ 1.500
Crédito: Divulgação
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O custo das revisões da Honda CG 160 Titan

No caso da Honda CG 160 Titan, há duas revisões que são coisa de moto grande: as de 24 mil quilômetros ou 30 meses, que custa incríveis R$ 1.418,04 (é a mais cara de todas), e de 36 mil quilômetros ou 42 meses, que sai por surpreendentes R$ 1.163,26 (a segunda mais cara).

Os preços das revisões nas motos da Honda variam de acordo com a concessionária. Como o site permite escolher, pesquisamos na Honda Remaza Ibirapuera de São Paulo (Avenida Ibirapuera nº 2948) - a escolha foi aleatória. Fazendo as revisões nesta concessionária conforme manda o manual, o proprietário gastará R$ 4.738,21 ao longo dos três anos. Para comparação, pesquisamos também em uma concessionária Honda do Rio de Janeiro, a Motocar Botafogo (Rua Sorocaba nº 696), e os valores eram um pouco mais altos.

O motor da Honda CG 160 é mopnocilíndrico, injetado e refrigerado a ar
Crédito: Divulgação
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Confira abaixo os preços das revisões da Honda CG 160 Titan 2024, com peças e mão de obra:

  • 1.000 km ou 6 meses - R$ 166,34 (mão de obra gratuita)
  • 6.000 km ou 12 meses - R$ 166,34 (mão de obria gratuita)
  • 12.000 km ou 18 meses - R$ 840,02
  • 18.000 km ou 24 meses - R$ 663,91
  • 24.000 km ou 30 meses - R$ 1.418,04
  • 30.000 km ou 36 meses - R$ 320,29
  • 36.000 km ou 42 meses - R$ 1.163,27
  • Total: R$ 4.738,21
  • Mas porque custos tão elevados, em se tratando de uma moto de baixa cilindrada? Bem, uma das justificativas pode ser a quantidade de itens substituídos, ajustados, limpos, lubrificados e verificados. Mas, mesmo assim, os serviços não parecem justificar um valor de quase R$ 1.500 na revisão mais cara.

    Confira abaixo os itens substituídos, ajustados, limpos, lubrificados e verificados na revisão de 24 mil quilômetros, a mais cara. As peças representam o valor de R$ 1.049,20 do total:

    • substituição da arruela do dreno
    • substituição da corrente de transmissão
    • substituição do filtro de combustível
    • substituição do óleo da suspensão dianteira
    • substituição da junta da capa do filtro de óleo
    • substituição da junta da tampa do cabeçote
    • substituição da junta da tampa lateral direita
    • substituição da junta do tubo de escape
    • substituição da vela de ignição
    • substituição do óleo do motor
    • ajuste da corrente de transmissão
    • ajuste do facho do farol
    • limpeza do respiro do motor
    • limpeza da tela do filtro de óleo
    • limpeza do filtro centrífugo de óleo do motor
    • lubrificação da suspensão traseira
    • lubrificação da articulação do manete e do pedal de freio
    • lubrificação dos eixos das rodas
    • verificação da folga das válvulas
    • verificação da marcha lenta
    • verificação do escape
    • verificação dos freios
    • verificação da embreagem
    • verificação das suspensões
    • verificação das rodas
    • verificação dos pneus
    • verificação da coluna de direção
    • Ao longo de três anos, as revisões da Yamaha Fazer FZ15 em uma concessionária custa R$ 2.418
      Crédito: Divulgação
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      E as revisões da Yamaha Fazer F15?

      Já as revisões da Yamaha Fazer FZ15 têm preços bem mais em conta. O site não oferece a opção de escolher a concessionária, então os valores parecem ser unificados para toda a rede.

      As duas revisões mais caras são as de 15 mil quilômetros ou 24 meses que custa R$ 504, e de 30 mil quilômetros, que sai por R$ 648. Ao longo de três anos, o proprietário gastará R$ 2.418 - quase a metade do custo total para a Honda CG 160 Titan.

      Em se tratando de revisão feita em concessionária autorizada - o que, em teoria, é garantia de um serviço de qualidade (mas apenas em teoria) -, consideramos os valores da Yamaha dentro da realidade.

      O motor da Fazer FZ15 também segue a receita básica: monocilíndrico, injetado e refrigerado a ar
      Crédito: Divulgação
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      Confira abaixo os preços das revisões da Yamaha Fazer FZ15 2024, com peças e mão de obra (os valores de mão de obra não são especificados nas tabelas) :

      • 1.000 km ou 6 meses - R$ 156 (mão de obra gratuita)
      • 5.000 km ou 12 meses - R$ 108 (mão de obra gratuita)
      • 10.000 km ou 18 meses - R$ 384
      • 15.000 km ou 24 meses - R$ 504
      • 20.000 km ou 30 meses - R$ 384
      • 25.000 km ou 36 meses - R$ 234
      • 30.000 km ou 42 meses - R$ 648
      • Total: R$ 2.418
      • Agora veja os itens substituídos, ajustados, limpos, lubrificados e verificados na revisão de 30 mil quilômetros da Yamaha Fazer 150 FZ15 2024, a mais cara, de R$ 648 - com peças e mão de obra (os valores de mão de obra não são especificados nas tabelas):

        • substituição do óleo
        • substituição da arruela do dreno
        • substituição do anel de borracha do filtro de óleo
        • substituição da arruela da tampa do cabeçote
        • substituição do anel de borracha da tampa de sincronismo maior
        • substituição da vela de ignição
        • substituição do contrapino
        • substituição do filtro de ar
        • substituição do filtro de gasolina
        • limpeza da mangueira de verificação do filtro de ar
        • lubrificação da balança traseira
        • lubrificação dos rolamentos da caixa de direção
        • lubrificação da articulação do manete de freio
        • librificação da articulação do manete de embreagem
        • lubrificação da articulação do pedal do freio traseiro
        • lubrificação da articulação do pedal de marchas
        • lubrificação da descanso lateral
        • lubrificação dos cabos de acelerador
        • lubrificação do cabo de embreagem
        • lubrificação da manopla do acelerador
        • ajustes das válvulas
        • ajuste da injeção eletrônica
        • ajuste da embreagem
        • ajuste da corrente de transmissão
        • ajuste do facho do farol
        • verificação da mangueira de combustível
        • verificação do sistema de escape
        • verificação do freio dianteiro
        • verificação do freio traseiro
        • verificação das mangueiras dos freios
        • verificação das rodas
        • verificação dos pneus
        • verificação dos rolamentos das rodas
        • verificação da balança traseira
        • verificação dos rolamentos da caixa de direção
        • verificação das fixações do chassi
        • verificação do garfo dianteiro
        • verificação do amortecedor traseiro
        • verificação dos interruptores dos freios
        • verificação de luzes, piscas e interruptores
        • Em resumo: é importante pesquisar os preços

          A maioria das marcas já adotou as famosas "revisões a preço fixo". É uma medida boa e legítima, qe permite ao comprador da moto saber quanto gastará na manutenção. Mas, com valores discrepantes, é importante pesquisar antes de escolher a moto que vai comprar, para depois não se assustar com revisão de moto pequena a preço de revisão de moto grande.

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