A compra de uma moto de baixa cilindrada pode ter vários motivos: mobilidade urbana, preço acessível, baixo consumo de combustível, agilidade no trânsito e.. baixo custo de manutenção, certo?
Nem sempre. Pelo menos nesse último aspecto, o custo das revisões feitas nas concessionárias para não perde a garantia pode surpreender muita gente. Levantamos os custos das revisões ao longo de 36 mil quilômetros ou três anos para dois modelos de baixa cilindrada, Honda CG 160 Titan e Yamaha Fazer FZ15 - ambas ano 2024 -, e alguns valores nos surpreenderam. A pesquisa foi feita nas tabelas de revisão com preços fixos que constam nos sites das duas marcas.
No caso da Honda CG 160 Titan, há duas revisões que são coisa de moto grande: as de 24 mil quilômetros ou 30 meses, que custa incríveis R$ 1.418,04 (é a mais cara de todas), e de 36 mil quilômetros ou 42 meses, que sai por surpreendentes R$ 1.163,26 (a segunda mais cara).
Os preços das revisões nas motos da Honda variam de acordo com a concessionária. Como o site permite escolher, pesquisamos na Honda Remaza Ibirapuera de São Paulo (Avenida Ibirapuera nº 2948) - a escolha foi aleatória. Fazendo as revisões nesta concessionária conforme manda o manual, o proprietário gastará R$ 4.738,21 ao longo dos três anos. Para comparação, pesquisamos também em uma concessionária Honda do Rio de Janeiro, a Motocar Botafogo (Rua Sorocaba nº 696), e os valores eram um pouco mais altos.
Confira abaixo os preços das revisões da Honda CG 160 Titan 2024, com peças e mão de obra:
Mas porque custos tão elevados, em se tratando de uma moto de baixa cilindrada? Bem, uma das justificativas pode ser a quantidade de itens substituídos, ajustados, limpos, lubrificados e verificados. Mas, mesmo assim, os serviços não parecem justificar um valor de quase R$ 1.500 na revisão mais cara.
Confira abaixo os itens substituídos, ajustados, limpos, lubrificados e verificados na revisão de 24 mil quilômetros, a mais cara. As peças representam o valor de R$ 1.049,20 do total:
Já as revisões da Yamaha Fazer FZ15 têm preços bem mais em conta. O site não oferece a opção de escolher a concessionária, então os valores parecem ser unificados para toda a rede.
As duas revisões mais caras são as de 15 mil quilômetros ou 24 meses que custa R$ 504, e de 30 mil quilômetros, que sai por R$ 648. Ao longo de três anos, o proprietário gastará R$ 2.418 - quase a metade do custo total para a Honda CG 160 Titan.
Em se tratando de revisão feita em concessionária autorizada - o que, em teoria, é garantia de um serviço de qualidade (mas apenas em teoria) -, consideramos os valores da Yamaha dentro da realidade.
Confira abaixo os preços das revisões da Yamaha Fazer FZ15 2024, com peças e mão de obra (os valores de mão de obra não são especificados nas tabelas) :
Agora veja os itens substituídos, ajustados, limpos, lubrificados e verificados na revisão de 30 mil quilômetros da Yamaha Fazer 150 FZ15 2024, a mais cara, de R$ 648 - com peças e mão de obra (os valores de mão de obra não são especificados nas tabelas):
A maioria das marcas já adotou as famosas "revisões a preço fixo". É uma medida boa e legítima, qe permite ao comprador da moto saber quanto gastará na manutenção. Mas, com valores discrepantes, é importante pesquisar antes de escolher a moto que vai comprar, para depois não se assustar com revisão de moto pequena a preço de revisão de moto grande.
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