A iniciativa teve como foco conscientizar os condutores sobre a importância da direção defensiva e do respeito às leis de trânsito, com o objetivo de reduzir os sinistros e contribuir para um trânsito mais seguro.
Confira as ofertas de motos novas na Webmotors!
A Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas foi instituída por meio da Lei Federal nº 15.006/24.
"O motociclista que participa de um pit stop torna-se um multiplicador de informações entre familiares e amigos. Educação e conscientização são fundamentais para a redução dos sinistros", reforçou Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
Ele também ressaltou a importância da atuação conjunta entre fabricantes, governo e órgãos de trânsito: "A parceria público-privada é fundamental para atingirmos o nosso principal objetivo, que é salvar vidas através da construção de um trânsito mais consciente e seguro", acrescentou.
Nos três pit stops, os participantes assistiram a palestras educativas que reforçaram a importância de adotar um comportamento seguro no dia a dia, com o objetivo de minimizar riscos e preservar a integridade física.
Em São Paulo e Manaus, as ações aconteceram nos dias 31 de julho e 1º de agosto; já em Brasília, foram realizadas nos dias 30 e 31 de julho.
Interatividade para conscientizar
Além das palestras educativas, os motociclistas participaram de diversas atividades de conscientização, como os simuladores de embriaguez, velocidade e equilíbrio.No simulador de embriaguez, o objetivo foi demonstrar que a combinação entre álcool e direção nunca resulta em boas consequências. Já no simulador de velocidade, a proposta foi mostrar que, ao reduzir a velocidade, o condutor melhora sua percepção ao risco, aumentando sua segurança.
Quem esteve nas ações em São Paulo e em Brasília, aprendeu, também, como se posicionar para não ficar no ponto cego de outros veículos.
Nos três pit stops, os motociclistas receberam dicas de uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), sobre primeiros socorros e informações sobre os itens que costumam ser fiscalizados, como pneus e capacetes.
Parcerias importantes
As parcerias foram fundamentais para alcançar mais de 5 mil motociclistas e incentivá-los a refletir sobre a responsabilidade individual na construção de um trânsito mais seguro para todos.Em São Paulo, que registrou a participação de 3 mil motociclistas, a ação foi realizada com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran), com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Em Manaus, o pit stop educativo mobilizou 1.500 motociclistas e teve a participação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran da PM-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) Dra. Rosemary Costa Pinto, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SES-AM). E ainda do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e do SAMU.
Já na capital federal, a iniciativa reuniu 1.070 motociclistas e foi realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), da Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSev), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), SAMU e da empresa iFood.
Solenidade em Brasília
O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, participou da Conferência Nacional de Segurança no Trânsito – Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas, realizada entre os dias 28 e 30 de julho.Promovido pela Senatran, o evento teve a presença de Bento no painel "Tecnologia na garupa: inovações para a segurança do motociclista", realizado no dia 29 de julho e que abordou o papel das novas tecnologias voltadas à segurança dos condutores e veículos de duas rodas, com foco na redução de sinistros.
Comentários