A alcunha "motoqueiro malvadão" que usamos em nosso título é uma brincadeira que muitos motociclistas estradeiros fazem. Alude ao visual "easy rider", às motocicletas desse estilo voltadas para passeios e viagens - as custom - e aos acessórios muito comumente usados tanto nas motos quanto nos pilotos - guidão alto, comandos avançados, sissy-bar e aquelas roupas quase sempre pretas.
Muita gente curte esse estilo, mas fica na dúvida sobre qual moto comprar. Aproveitamos esse fim de ano e a iminência das férias de verão para ajudar os caros leitores a escolher a moto que se adequada a seu gosto e que cabe no seu bolso.
É fato que o mercado brasileiro já foi mais rico em opções, mas ainda existem vários modelos zero-quilômetro - e muito mais opções de seminovos e usados, que podem ser encontrados aqui no estoque Webmotors e que listamos ao final dessa matéria. Focamos apenas nas motos custom mais autênticas e descartamos os modelos touring, que têm carenagem. Aqui, é raiz!
Embora tenha enxugado sua linha no Brasil e no mundo, a Harley-Davidson ainda é a marca que tem mais opções por aqui. No universo das custom zero-quilômetro, também são os modelos mais caros. Mas é inegável que proporcionam desempenho, diversão e status sem igual.
A marca japonesa já teve vários modelos custom no Brasil, todos da "família" Vulcan. Atualmente só sobrou um, a Vulcan 650 S, que tem uma legião de fãs que curtem seu estilo moderno de "power custom" com motor bicilíndrico. É, definitivamente, a opção intermediária entre as novas.
A marca inglesa com sede na Índia mirou no que viu e acertou em cheio: lançou a linha Meteor 350 para ocupar um segmento que estava vazio e tem vendido tudo o que pode. A moto existe em três versões, e todas têm sido muito bem aceitas. Sem dúvida uma ótima relação custo-benefício para quem não alcança mais acima e não quer andar de "perereca".
A marca chinesa lançou a Chopper Road 150 quase cinco anos atrás e, com o status de substituta da amada Suzuki Intruder 125 e preço então bem baixo, a moto logo virou uma febre. Aí, em agosto último, a Haojue repetiu a dose e lançou a Master Ride 150, que tem o mesmo motor, um visual mais ousado e preço um degrau acima. Já vendeu tudo que veio e tem fila de espera.
A Dafra sobrevive graças à venda de seus bons scooters, mas a pequena custom Horizon 150 está ali, discreta e com público cativo desde quando foi lançada, em 2016. É a custom zero mais barata do país e agrada com seu design clássico e desempenho honesto.
. Dafra Horizon 150 - R$ 12.190
Listamos abaixo algumas motos custom fora de linha, mas que valem o investimento. Nossos critérios foram o bom custo-benefício e a boa - ou pelo menos razoável - oferta de peças de reposição e, com isso, possibilidade de manutenção adequada, entre outros: