Motos ecológicas

Com reservas de petróleo diminuindo e leis ambientais mais rígidas, as fábricas apostam em alternativas de combustível para as motos do futuro
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Agência Infomoto
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- Os combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural veicular GNV, estão, definitivamente, com os dias contados. Com leis ambientais muito mais rigorosas e reservas naturais à beira da “extinção”, muitas empresas do setor automotivo se viram sem saída e, nos últimos anos, iniciaram o desenvolvimento de tecnologias alternativas ao uso do petróleo como fonte de energia para carros e motocicletas.

Há dois anos a Honda apresentou no Japão dois modelos-conceito de scooters. Eles demonstram bem os esforços em pesquisas para a produção de outros tipos de fonte de energia: o Honda Numo, um híbrido de 50 cm3, e o Honda FCMC, movido pelo sistema de célula a combustível.

Desenvolvidos para oferecer baixos níveis de emissões de poluentes ou nenhum e consumo no mesmo patamar, estes modelos empregam a mais alta tecnologia. O híbrido Numo usa dois motores, um de combustão interna, dotado com sistema de injeção eletrônica programada; e um outro, elétrico, localizado na parte dianteira do veículo.

Todo o funcionamento do sistema é extremamente simples. Para fazer uso eficiente da energia, o Numo carrega a bateria durante paradas e utiliza toda a força armazenada nas acelerações.

Já o projeto FCMC da montadora japonesa foi produzido sobre a plataforma de um scooter de 125 cm³ com adaptação especial para receber a tecnologia de célula de combustível. O veículo utiliza um sistema que armazena hidrogênio, sua única fonte de energia, em um ultracapacitador sob alta pressão. Sem previsão de comercialização, o FCMC foi mostrado pela primeira vez no Salão de Tóquio, em 2004, e causou enorme curiosidade.

Outro projeto a utilizar o mesmo sistema é a pequena ENV Emissions Neutral Vehicle – veículo com emissões neutras. A motoneta é uma criação da Intelligent Energy, empresa britânica de soluções energéticas, e resultado de anos de pesquisas no desenvolvimento de novas tecnologias em combustíveis, com índice zero de poluentes.

Sua autonomia é superior a quatro horas, e, segundo o fabricante, ela pode atingir mais de 90 km/h. Não há barulho de motor, tampouco poluição. O que se vê deixaria qualquer ambientalista rindo à toa. No lugar de substâncias tóxicas, nocivas à saúde, veículos como o FCMC e o ENV emitem apenas partículas de vapor d’água pelos escapamentos.

Outra fonte alternativa de combustível mais conhecida e acessível é a eletricidade. Há alguns anos uma verdadeira onda de scooters elétricos invadiu o mercado brasileiro. Uma das empresas a apostar nessa nova “mania” foi a EVBR, com a importação da EVT 4000e. Seu motor elétrico gerava 6 cv e levava a scooter a quase 60 km/h.

Segundo especialistas, modelos elétricos, além de serem extremamente eficientes no que se refere à emissão de poluição, necessitam de fontes muito simples de alimentação: no caso, apenas energia elétrica de tomadas de 110/220 volts.

Entretanto, ainda existem algumas desvantagens em seu uso. A principal delas é o desempenho do veículo. Na maioria dos scooters elétricos vendidos atualmente, dependendo da forma de utilização, autonomia e velocidade não passam de 100 km e 60 km/h, respectivamente. O descarte de baterias em mau estado também é problemático, devido aos metais pesados usados para contruí-las.

Mesmo que essas inovações demorem a tomar conta de nossas ruas, a boa notícia é saber que muitos fabricantes já investem tempo e dinheiro no aperfeiçoamento de alternativas para o futuro. Os primeiros passos mal foram dados e já mostram resultados. De acordo com dados da Associação das Indústrias Automotivas da Alemanha VDA - Verband der Automobilindustrie, o consumo de combustíveis fósseis na Europa foi reduzido em 25%, em média, desde os anos 90.

Isso aconteceu graças ao desenvolvimento de novas tecnologias. Se os estudos continuarem nesse ritmo, em pouco tempo teremos cidades menos barulhentas e ar menos poluído. É a tecnologia agindo a serviço da vida e do ambiente.

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