O mercado brasileiro de motocicletas fechou o mês de outubro com mais de 200 mil motos emplacadas e caminha para fechar o ano com o melhor resultado em mais de uma década. Com cada vez mais modelos disputando espaço, que ganha é o consumidor, que tem mais opções - e a preços relativamente acessíveis.
Não por acaso, os rankings os rankings das motos mais vendidas em outubro mostraram algumas surpresas interessantes. Acompanhe nossa análise em cada categoria.
A Honda CG 160 obviamente continua disparada na liderança, com mais de 44 mil unidades emplacadas. Mas o desempenho da Mottu Sport 110i continua surpreendendo: o modelo, originalmente da TVS indiana e montada em Manaus (AM) pela startup de mobilidade, se consolidou no segundo lugar. Fechou outubro com pouco mais de 11 mil unidades licenciadas, quase o dobro da Yamaha Factor 150, a terceira colocada. Quem diria, hein, dona Yamaha...
Honda Biz em primeiro, Honda Pop 110i em segundo e Honda PCX 16 em terceiro são praticamente imutáveis. Mas em quarto, crescendo, aparece a Shineray XY 250. À frente do Honda Elite 125, o scooter de entrada da marca da asa - que é bom, tem preço acessível e qualidade, mas ficou para trás.
A Honda NXR 160 Bros na liderança também é algo imutável, mas a briga nas posições seguintes é sempre quente. Em outubro o modelo que veio bem foi a Honda XRE 190, em segundo, superando outra Honda, a XRE 300 Sahara, e a Yamaha XTZ 250 Lander. E qual ficou em quinto? Shineray SHI 175, roubando vendas das duas grandes.
Aqui já temos uma novidade quentíssima. Em seu primeiro mês completo de vendas, a Honda NX 500 desbancou a Royal Enfield Himalayan 450, que vinha liderando o segmento praticamente desde seu lançamento, em março este ano. A Hima ficou em segundo e, na sequência, o que chama a atenção é a presença de três modelos bem mais caros: BMW R 1300 GS, Triumph Tiger 900 e BMW F 900 GS.
Nos últimos meses que vinha na liderança era a Bajaj Dominar 400. Mas, em outubro, a Yamaha MT-03, antiga líder dominante (desculpem o trocadilho) acelerou e voltou ao primeiro lugar. A Dominar 400 caiu para segundo, mas a Bajaj tem outros motivos para se orgulhar: Dominar NS160 em terceiro e Dominar NS200 em quinto. Em quarto? A Shineray XY 250, roubando vendas de todas as outras.
Provavelmente nenhuma moto conseguirá tirar a Yamaha YZF R15 da liderança tão cedo. É bonita, boa e tem preço acessível. Então o que vale é daí para baixo. A irmã maior YZF R3 acelerou e ficou em segundo, mas a surpresa, mesmo, foi a Kawasaki Ninja 500 - que sempre teve vendas meio modestas - ter ficado em terceiro. Será que os motociclistas de esportivas estão finalmente descobrindo como essa moto é boa?
Neste segmento não tem para nenhuma outra marca entre as motos mais vendidas: a Royal Enfield é dona do pedaço. Hinter em primeiro, sempre, coadjuvada por Super Meteor 650, Meteor 350 e Shotgun 650. Mas, em outubro, a Triumph Scrambler 400 X entrou na festa e ficou em merecido quarto lugar - é outra moto que merece mais atenção do público brasileiro.
Neste incipiente segmento, que responde por apenas 0,08% das vendas de motos no país, a Harley-Davidson Street Glide foi a preferida do endinheirados compradores em outubro. Costuma alternar a liderança com outra Harley, a Road Glide. E, mais atrás, BMW e Honda vendem uma ou outra unidade de suas touring de centenas de milhares de reais.