O mundo das motocicletas tem uma coisa muito interessante: alguns modelos, mesmo fora de linha - e não importa o tempo-, permanecem cobiçados e valorizados no mercado de motos usadas.
Isso acontece por vários motivos, juntos ou separados: venderam bem enquanto estiveram em linha, ganharam fama de confiáveis, têm manutenção fácil e/ou barata, ainda há boa oferta de peças de reposição ou simplesmente são aquelas motos que dá prazer de ter na garagem.
Listamos aqui 10 motos, de segmentos e marcas variadas, fugindo um pouco do óbvio, que você pode comprar sem medo de ser feliz. Desde que, claro, faça aquela compra inteligente: pesquise bastante para encontrar uma moto em bom estado, bem cuidada e com a documentação cristalina - todas constam no estoque WebMotors.
Comprou? Faça aquela revisão cuidadosa e aí é só passear e ser feliz!
Um tanque de guerra que marcou época e continua sendo uma moto muito querida. A XT 600E te leva ao Deserto do Atacama com a mesma eficiência que que roda no dia a dia, tem mecânica bastante simples e excelente oferta de peças de reposição, inclusive paralelas. Com R$ 10 mil você compra uma boa, mas não por acaso os "filés" vão dos R$ 14 mil aos R$ 16 mil - afinal, são motos para toda a vida.
As principais virtudes dessa naked são o excelente motor de quatro cilindros, que responde bem em qualquer faixa de giros sem ser nervoso demais, a agilidade, a pilotagem confortável e a confiabilidade. Com pouco mais de R$ 20 mil já se compra uma boa, o que é uma ótima relação custo/benefício para quem tem uma "perereca" e quer subir de cilindrada.
Essa bicilíndrica caiu no esquecimento da maioria das pessoas, mas existe uma minoria que entende das coisas e lembra bem de sua ciclística invejável, do bom desempenho, da ótima posição de pilotagem e da sua incrível capacidade de fazer curvas - embora a suspensão traseira seja bichoque.
É preciso procurar bem para achar uma em ótimo estado, mas elas existem. Há CB 500 anunciada por R$ 8 mil, mas as boas, mesmo, estão em torno dos R$ 15 mil (e valem cada centavo).
Caso raro de moto que, muitas vezes, é anunciada por valores superiores aos da tabela Fipe. Robusta, bem vendida e muito prática, é confiável e muito procurada pela turma estradeira que está vindo de motos menores.
Só peca no conforto para o garupa (apesar de ser uma custom, e isso é bem resolvível) e na questão da bomba de combustível - todas, em algum momento da vida, vão dar problema. A solução? Tire-a que a moto funciona bem sem ela. Preços de R$ 10 mil a R$ 18 mil, mas aquela bem cuidada de R$ 14 mil já é uma ótima compra.
A pequena guerreira da marca japonesa é valorizada até hoje por ser robusta, confiável, econômica e ter manutenção muito barata. Mas o desempenho é comportado, ela precisa ser bem cuidada e deve ser usada com civilidade.
Ou seja, não é indicada para o trabalho pesado. Para o transporte diário, porém, é ótima escolha - faz quase 40km/l de gasolina, em média! Achamos preços de R$ 2 mil, das mais cansadas, a R$ 7 mil, de quem, na prática, não quer vender. Então, pé no chão: com R$ 4.500 a R$ 5 mil você compra uma boa.
As "bandidas" da Suzuki são motos ultrapassados: grandes, pesadas e relativamente beberronas. E daí? E daí nada: são lindas, imponentes e andam mais do que notícia ruim. Por isso, continuam valorizadas.
Mais leve e menor, a 650 já acelera forte e resolve tudo para quem quer uma naked média sem gastar muito - custa entre R$ 20 mil a R$ 25 mil nas versões N (naked total) e S (aquela com carenagem dianteira parcial). Já a 1.200 é um foguete pra quem ama adrenalina na veia e custa, nas mesmas versões, praticamente o mesmo: de R$ 20 mil a R$ 27 mil.
A "Ninjinha" é uma porta de entrada para o mundo das esportivas e a versão 250R foi a primeira a chegar ao Brasil - depois, vieram a 300 e a 400. As atrações aqui são o design arrumadinho e os preços irresistíveis: gastando R$ 7.500 a R$ 14 mil você leva uma legítima Ninja para casa e vai poder tirar aquela onda com os amigos que rodam de "perereca" nos rolés de fim de semana.
As Vulcan 900 vieram entre 2009 e 2015 e é uma pena que sua venda no Brasil tenha sido encerrada. São motos modernas, confiáveis, de ótimo desempenho e sem histórico de problemas. A reposição de peças de desgaste natural é tranquila, mas componentes mais específicos só serão encontrados nas concessionárias - e a preços dolorosos.
Isso, porém, acontece com praticamente qualquer moto média ou grande. A Vulcan 900 é uma opção mais glamourosa e forte às rivais Honda Shadow 750 e Yamaha Midnight Star 950 (que também são ótimas, sejamos justos). As Vulcan 900 custam de R$ 22 mil a R$ 28 mil em suas três versões - Classic, Classic LT e malvadona Custom.
A trail média da marca alemã é o tipo de moto quase à prova de problema. Motor monocilíndrico, refrigeração a ar, suspensões altas e manutenção simples. Quem não quer uma moto assim para ir até o fim do mundo? Os preços variam bem - vão dos R$ 14 mil aos R$ 29 mil aqui no estoque WebMotors.
Outra trail da BMW, só que alguns degraus acima. Consta em nossa lista porque é uma moto eternamente valorizada, mesmo as primeiras vendidas por aqui, lá em 2004. A 1200 GS é fácil de pilotar, resistente e, não por acaso, uma das motos mais escolhidas por quem faz longas viagens de moto a lugares como Deserto do Atacama ou Alasca.
Se as versões atuais - as 1.250 cheias de recursos eletrônicos - custam na faixa dos R$ 90 mil e estão fora do radar da maioria dos mortais, que tal gastar em torno dos R$ 25 mil e levar pra casa uma versão um pouco mais simples, porém igualmente eficiente, do modelo? É só pesquisar no estoque WebMotors!