Quais são as principais manutenções periódicas para manter sua motocicleta sempre em dia e pronta para as ruas e estradas? Essa pergunta, em princípio, é fácil de responder: faça as revisões nos intervalos de quilometragem e tempo como indicadas no manual do proprietário.
Esses prazos variam de modelo. Há motos que pedem revisões a cada 3 mil, 5 mil, 8 mil e 10 mil quilômetros - e atualmente já existem modelos cujas revisões têm o incrível intervalo de 16 mil quilômetros.
O importante, no final das contas, é seguir o manual do proprietário. Inclusive para, no caso de motocicletas compradas zero-quilômetro e ainda no devido prazo, não perderem a garantia.
Nestes casos, a revisão deve ser feita em uma concessionária autorizada da marca da moto - outro critério importante para não perder a garantia.
Já as revisões das motos que não estão mais na garantia de fábrica podem ser feitas fora das concessionárias. Aí, é o caso de escolher uma boa oficina de mecânica, com profissionais de confiança.
Mas, nesses casos, também é bom estar atento a duas coisas: primeiro, continuar seguindo as orientações do manual do proprietário - principalmente no que diz respeito à especificação do óleo do motor. E segundo, por consequência, lembrar que revisão não se limita a troca de óleo e filtro de óleo.
Nas revisões, os principais cuidados a serem seguidos - sempre conforme tabela de serviços por quilometragem e tempo no manual - são as seguintes:
Além disso tudo, há outras medidas que o proprietário pode - e deve - tomar semanalmente, independentemente das revisões, para manter sua moto sempre "nos trinques". São elas:
lavar a moto quinzenalmente, aplicando produtos que protejam a pintura e partes cromadas
Tomando todos os cuidados acima - ou pelo menos a maioria deles -, pode ter certeza: sua moto estará sempre pronta para os rolés e, além disso, para desfilar bonito!



Email enviado com sucesso!