O canal de notícias da Webmotors

Museu de motos será inaugurado em Socorro (SP)

Batizado de Centro Cultural Movimento, o espaço ficará na antiga rodoviária e pretende fomentar o mototurismo na região

por Roberto Dutra

Na semana em que foi comemorado o Dia do Motociclista (27 de julho), surge uma boa notícia para quem busca um ótimo motivo para botar a motocicleta na estrada e conhecer novos lugares. No mês que vem será inaugurado na cidade de Socorro, no interior de São Paulo, o Centro Cultural Movimento - um museu ligado à história da motocicleta e da bicicleta.
Aliás, quem curte esse tipo de programa deve conferir a lista de museus de motos que publicamos aqui no WM1. Há opções em cidades como Gramado (RS), Petrópolis (RJ) e Curitiba (PR), entre outros.
Confira as ofertas de motos seminovas e usadas no estoque Webmotors!
O Centro Cultural Movimento promete ter um dos maiores acervos de motos do país. E além delas terá, em exposição permanente, roupas de pilotos, troféus e documentos originais, entre vários outros artigos.
E também abrigará atrações especiais, como uma réplica da primeira mobilete que o piloto brasileiro Alexandre Barros ganhou, aos 7 anos de idade. Outra raridade será uma motocicleta Triumph, de 1915, com câmbio manual de três marchas.

O espaço está sendo instalado dentro do prédio da antiga rodoviária de Socorro - que é histórico e antes abrigava uma feira livre semanal. O imóvel foi concluído em 1909. Com estilo ferroviário inglês, em alvenaria de tijolos, foi construído pela Companhia Ferroviária Mogiana e inaugurada pelo então presidente do Estado, Manuel Joaquim de Albuquerque Lins.

Com a inauguração do Centro Cultural Movimento, a cidade de Socorro - uma estância hidromineral localizada no Circuito das Águas Paulista - se junta a algumas outras que apostam na cultura motociclística como fator de fomento do turismo - a ideia é atrair, principalmente, a turma que viaja de moto para conhecer novos lugares.
E não é de hoje: em 2019, foi criado lá o projeto "Socorro, Destino Duas Rodas", que previa uma série de ações e eventos para botar o município no radar dos motociclistas. Foi o caso da exposição "Duas Rodas e Uma Nação", realizada em janeiro de 2020, que superou as expectativas de público ao atrair cerca de 8.500 visitantes, vindos de 171 cidades e 15 estados.

Desde então, grupos de motociclistas passaram a chegar à cidade, que já era referência em aventura e ecoturismo - e, por isso, já abrigava boa estrutura de hospedagem (com hotéis, hotéis-fazenda, pousadas, hostels e campings) e gastronomia (que inclui um bar temático para a turma de duas rodas).
"Temos potencial para receber motociclistas e os estabelecimentos estão entendendo a importância de olhar para este público com mais atenção, observando suas necessidades e peculiaridades para proporcionar uma experiência inesquecível", diz Ana Monteiro, Secretária de Turismo de Socorro.
Os motociclistas podem circular à vontade e conhecer vários pontos turísticos, que contam um pouco da história e dos costumes da cidade - como a Igreja Matriz, concluída em 1924; a Maria Fumaça 208; o Horto Municipal e o Museu Municipal, abrigado no primeiro sobrado da cidade e finalizado em 1881. E, há vários mirantes com vista panorâmica da cidade e das paisagens.
Quem quiser curtir uma adrenalina alternativa ainda tem como opção mais de 20 atividades de aventura na terra, ar e água, como rafting, boia cross, passeios a cavalo e de quadriciclo, rapel de até 98 metros, trekkings em cachoeiras, exploração de cavernas, pesca esportiva, voo livre e tirolesa.

Comentários

Carregar mais