MV Agusta F3 Rosso: obra de artes em duas rodas

Marca italiana lança linha 2021 da esportiva com uma impressionante série especial para comemorar 10 anos do modelo

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Roberto Dutra
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Há cerca de uma semana, falamos aqui sobre nossa tristeza com o fato de a marca italiana MV Agusta ter ido embora do mercado brasileiro e mostramos a belíssima naked Rush, então lançada pela fabricante. Agora, temos mais um motivo para sentir saudades do que não vemos: a marca acaba de lançar, na Itália, a linha 2021 da esportiva F3 - e em uma belíssima série especial com o sobrenome Rosso (vermelho).

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Esportividade, imponência e bom gosto. Como não se apaixonar pela MV Agusta F3 Rosso?
Crédito: Divulgação
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A série foi criada para comemorar os 10 anos de existência da F3, um modelo que já foi coadjuvante quando ainda existia a F4, mas que passou a ocupar o posto de topo de linha com a extinção da irmã maior.

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E a F3 é digna do posto. Além de um desempenho fortíssimo proporcionado pela motorização musculosa, tem um design que certamente está entre o mais bonitos do mundo no segmento das motos esportivas.

Como não admirar a carenagem dianteira, que parece ter sido criada por escultores? São linhas retas e angulosas, que dão à moto um aspecto incrivelmente aerodinâmico. Lá na frente, o farol tem dimensões até enxutas, mas se sobressai pelo formato de diamante. Logo abaixo, duas entradas de ar estreitas dão o toque final.

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Com frente "pontuda" e carenagem limpa, de extremo bom gosto, a F3 Rosso exibe aerodinâmica exemplar
Crédito: Divulgação
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De perfil, a vocação esportiva fica ainda mais evidente. E estão lá aqueles detalhes de design de extremo bom gosto que só vemos nas motocicletas dessa fascinante marca italiana. O desenho das carenagens laterais cobre parte do motor e encaixa-se na parte inferior do tanque - que, por sua vez, é levemente abaulado e pega 16,5 litros.

Mais atrás, o banco do piloto parece um cockpit para proporcionar perfeito encaixe, enquanto o do garupa é coberto por uma tampa que simula uma moto monoposto. A rabeta é afilada e elegante, qual uma modelo na passarela, e a lanterna parece um rubi vermelho incrustado na extremidade.

Detalhes da traseira: balança monobraço, escape triplo acobreado e rabeta esguia com lanterna incrustada
Crédito: Divulgação
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Mais abaixo, o toque final: as três ponteiras de escape parecem canhões perfilados - e ainda por cima são pintadas em cor acobreada. De resto, a moto combina as cores vermelha em toda a "roupa" e o preto, no motor e em outras partes íntimas. Uma combinação matadora!

Para empurrar tudo isso, a MV Agusta F3 Rosso tem um conjunto mecânico capaz de fazer os admiradores de superbikes se ajoelharem e rezarem para Nossa Senhora da Combustão Interna: um motor com três cilindros em linha e 798 cm³ de capacidade cúbica, que rende 147 cv de potência urrando a 13.000 rpm e 8,9 kgf.m a 10.100 rpm.

Adrenalina? É aqui mesmo: o motor tricilindrico de 798 cm³ gera 147 cv de potência e leva a moto aos 240 km/h
Crédito: Divulgação
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Com 12 válvulas e duplo comando no cabeçote, esse motor é refrigerado a água e óleo, e cada líquido tem seu próprio radiador. Com esse propulsor, a moto - que pesa apenas 173 quilos a seco - é capaz de chegar à velocidade máxima de 240 km/h.

Outras especificações e recursos importantes da moto são o câmbio de seis marchas com quickshifter bidirecional, as rodas de liga leve de 17 polegadas que calçam pneus 120/70 na frente e 180/55 atrás, os freios Brembo, e as suspensões fornecidas pelas grifes Marzocchi (dianteira invertida) e alemã Sachs (traseira com balança monobraço), ambas reguláveis.

O lindo painel é o mesmo da Brutale: uma tela de TFT colorida com 5,5 polegadas e opções de conectividade
Crédito: Divulgação
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Já a eletrônica aparece a bordo em recursos como ABS e controle de tração com atuação em curvas e nos controles eletrônicos de largada e anti-empinamento, entre outros. Por fim, o lindíssimo painel de TFT com 5,5 polegadas permite conexão Bluetooth com o aplicativo MV Ride, que opera várias funções, como navegação por GPS.

Por qualquer ângulo, a F3 Rosso é uma obra de arte sobre duas rodas. Na Europa, a moto custa 16.400 euros, o equivalente a uns R$ 102.000.

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