MVK Fox 110 segue a cinqüentenária receita CUB

Criada pela Honda há 50 anos, ela prescreve câmbio rotativo, embreagem centrífuga semi-automática e motor econômico
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- Há 50 anos, a Honda lançava a Super Cub, a avó de nossa Biz 125. A sigla CUB, significa Cheap Urban Bike, ou seja, uma moto urbana e barata, e resume bem a proposta desse tipo de motocicleta. Com câmbio rotativo e embreagem centrífuga semi-automática, a receita se tornou um sucesso que gera frutos até hoje. Um exemplo é a MVK Fox 110.

A motoneta de origem chinesa não foge a receita cinqüentenária: além da facilidade de pilotagem em função da ausência de embreagem manual, tem chassi monobloco, suspensões convencionais – garfo telescópico na dianteira e sistema bichoque na traseira – além de contar com porta objeto sob o banco e uma grade para pequenas cargas entre as pernas do piloto.

A MVK Fox 110 ainda segue outra receita que tem feito o sucesso das motos chinesas no Brasil: muitos itens opcionais inclusos, com um preço abaixo da concorrência japonesa. A única versão disponível já sai de fábrica com freio a disco na dianteira, rodas de liga-leve e partida elétrica. Seu preço público sugerido sem frete é de R$ 4.680.

Vale dizer que qualquer consumidor que opte pela Fox deve reservar uma quantia a mais para comprar pneus melhores que os chineses que equipam o modelo: até mesmo o dianteiro derrapa em uma frenagem mais brusca.

Economia

Outro grande alicerce responsável pelo sucesso das CUB em todo o mundo – principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil – é a economia de combustível. O motor, em geral posicionado de forma horizontal, é um simples monocilíndrico de 110 cm³ de capacidade e comando simples no cabeçote.

A MVK divulga que se pode rodar 46 km com um litro de gasolina! Ou seja, com o pequeno tanque para 3,5 l é possível percorrer cerca de 160 km. Como o teste foi feito em pista fechada, não pudemos confirmar esses números. Porém, analisando-se seu desempenho e a comparando com as concorrentes, a média é realista desde que se rode a uma velocidade média de 60 km/h.

Aliás, o baixo desempenho costuma ser outro ponto fraco das chinesas e com a Fox 110 isso também acontece. A potência declarada pelo fabricante é de 8,2 cv a 8.000 rpm. Quase um cavalo a menos que a Honda Biz 125. Porém, na prática, parece que o motor de 110 cm³ da Fox é ainda mais fraco. O velocímetro, apesar de ter escala até os 160 km/h, dificilmente supera os 80 km/h. O torque não é declarado pela MVK, mas certamente não chega a 1 kgm.

Mesmo insatisfatório o desempenho não chega a ser um defeito, pois acaba se revertendo no baixo consumo de gasolina. Mas caso você deseje fazer curtas viagens, vai precisar de paciência.

Ciclística e acabamento

Assim como no motor, a ciclística não traz nada de novo: apenas reproduz o que é feito há 50 anos em toda CUB. O quadro monobloco tem garfo telescópico na dianteira e sistema biamortecimento na traseira – com ajuste na pré-carga da mola. Acertada para o uso urbano, é macia demais e sofre nas imperfeições do piso.

O freio a disco na dianteira é um pouco “borrachudo”, isto é, demora um pouco para entrar em funcionamento. Mas em conjunto com o tambor traseiro consegue parar com segurança os 90 kg a seco da Fox 110. Na verdade, o que mais atrapalha são os pneus chineses, fabricados em um composto duro demais, que retarda as frenagens.

Já no quesito acabamento a MVK surpreende positivamente. Os plásticos são bem encaixados e a pintura tem bom acabamento. Uma crítica freqüente dos motociclistas que adquiriram uma MVK é a qualidade dos cromados, o que não chega a preocupar na Fox 110, já que apenas a capa protetora do escape tem acabamento cromado neste modelo.

Uma sacada da MVK foi o lançamento da Fox Rosa, uma cub estilizada com um grafismo que se encaixa no conceito de pink marketing, o mercado cor-de-rosa, desenvolvido especialmente para o público feminino. O preço da versão “feminina” é o mesmo.

FICHA TÉCNICA – MVK Fox 110




MOTOR monocilíndrico, duas válvulas por cilindro, OHC, comando simples, e refrigeração a ar, 110 cm³
POTÊNCIA 8,2 cv a 8.000 rpm
TORQUE -
ALIMENTAÇÃO Carburador
CÂMBIO 4 velocidades
EMBREAGEM Centrífuga, automática, multidiscos banhados a óleo
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira de aro 17” e traseira de aro 14”
PNEUS Dianteira com 60/100 R17 e trseira com pneu 80/100 R14
CHASSI Monobloco com 1,90 m de comprimento, 800 mm de largura, 1,020 m de altura, 780 mm de altura do assento e 1,30 m de entreeixos. Peso a seco de 90 kg
TANQUE3,5 l
SUSPENSÃODianteira com Garfo telescópico e traseira com balança oscilante de duplo amortecimento
FREIOS Dianteiro com disco e traseira a tambor
CORES Amarela, prata, preta, rosa e vermelha
PREÇO R$ 4,68 mil sem frete e seguro


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