Nova Ducati Scrambler é lançada no Brasil

Modelo mudou bastante no visual e na mecânica, e ainda ganhou bastante eletrônica. O motor é quase o mesmo de antes

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Roberto Dutra
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A nova geração de uma das motos mais divertidas do mundo acaba de chegar ao Brasil: a linha 2025 da Ducati Scrambler foi oficialmente lançada por aqui. Chegou com certo atraso, já que foi lançada na Itália em abril do ano passado. Mas veio, e está ainda mais bacana!

O modelo mudou bastante, tanto no visual quanto na mecânica. O motor, porém, é praticamente o mesmo de antes - sofreu apenas pequenos aprimoramentos. Vamos por partes...

A nova Ducati Scrambler chega ao mercado brasileiro com muitas mudanças
Crédito: Divulgação
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O design da nova Scrambler preservou a essência da geração anterior. Permanece o estilo despojado e divertido, que une características de moto trail com naked - por isso mesmo, uma autêntica Scrambler.

O tanque de aço foi redesenhado (ganhou 1,5 litro de capacidade, indo para 15,5 litros) e agora tem um barato diferente: acabamento intercambiável. Ou seja, a moto vem com o tanque prata e acabamento na cor preta, mas o comprador pode escolher esse acabamento de outra cor - azul, laranja, amarelo, vinho, vermelho - e trocá-la na concessionária.

O design da Scrambler manteve a essência da geração anterior, mas ficou mais moderno
Crédito: Divulgação
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A troca também inclui os para-lamas e detalhes da moldura do farol. Assim, a moto ganha outro aspecto e fica mais ao gosto do comprador. É uma espécie de "customização" rápida - o serviço demora apenas 45 minutos.

O comprador pode trocar o acabamento do tanque, a moldura do farol e os para-lamas
Crédito: Divulgação
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A Scrambler também exibe novas tampas de alumínio anodizado abaixo do tanque, que simulam a função de "abas" laterais. Mais à frente o farol passa a vir com gradinha de proteção em forma de "X" e, lá atrás, permanece a clássica lanterna em formato de semicírculo. A iluminação da moto é full-LED e, na frente, há luz de rodagem diurna (DRL).

As laterais têm novas tampas que parecem abas, mas são de alumínio anodizado
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O estilo diferentão da Scrambler também é ressaltado no visual do próprio motor, que ganhou novas tampas de embreagem e alternador com o logotipo "X", tampas da correia com novo formato e escape de aparência mais robusta.

O banco foi redesenhado e agora tem capa com vários "X" aplicado em relevo
Crédito: Divulgação
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Para completar, o banco foi redesenhado e agora tem capa com vários "X" aplicado em relevo, o guidão ficou mais baixo e largo e o painel mudou totalmente: saiu o instrumento redondinho anterior e entrou um retangular, com tela de TFT colorida de 4,3 polegadas com muito mais informações. Sob o banco, a Scrambler tem um pequeno compartimento com tomada USB.

O painel passou a ser uma tela retangular de TFT com 4,3 polegadas rica em informações
Crédito: Divulgação
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Opcionalmente a Scrambler pode ser equipada com um sistema multimídia, que permite gerenciar músicas e chamadas conectando um smartphone ao painel.

Motor mudou, mas não mudou

O motor da Scrambler é o mesmo de antes, mas foi modernizado. Agora tem nova embreagem de oito placas, que é mais suave na operação, e embreagem mais compacta, que reduziu o volume da tampa lateral. Com isso, há mais espaço para o pé do piloto.

O motor sofreu melhorias, mas ainda é o mesmo L2 de 803 cm³ e 73 cv de potência
Crédito: Divulgação
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Mas ainda é o conhecido Desmodue com dois cilindros em L, refrigeração a ar e 803 cm³, que entrega 73 cv de potência a 8.250 rpm e torque de 6,5 kgf.m a 7.000 rpm. Nesta nova geração, passou a ser comandado por acelerador eletrônico, que faz com que suas respostas sejam mais rápidas e progressivas.

Com esse recurso, veio também o controle de tração - dispositivo antes inexistente no modelo. Por conta dessa nova eletrônica, a moto também passou a ter dois modos de pilotagem (Road e Sport) e freios com ABS atuante em curvas.

O farol passa a vir com gradinha de proteção em forma de "X"
Crédito: Divulgação
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Por fim, a Scrambler também pode ter, opcionalmente, quickshifter - aquele dispositivo que permite trocar as marchas sem usar a embreagem e sem aliviar o acelerador. Um detalhe importante: o conjunto motor/câmbio ficou 2,5 quilos mais leve do que antes.

A lanterna mantém o clássico visual semicircular. A iluminação é full-LED
Crédito: Divulgação
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O chassi, esse sim, mudou

O chassi da Scrambler é totalmente novo. É de treliça e tem subquadro traseiro separado. Lá atrás, a balança também é nova - agora, de alumínio - e o amortecedor do monochoque foi reposicionado.

Tudo isso ajudou na redução de 4 quilos no peso da moto (já incluídos os 2,5 quilos mencionados acima), o que obviamente a deixou mais maneável e fácil de pilotar. Agora, a moto pesa 176 quilos a seco.

Outra mudança foi feita no ângulo do cáster, agora menor para facilitar o uso urbano as manobras. As rodas têm novo design, mas continuam de liga leve. Calçam pneus Pirelli MT60 RS 110/80 R18 na frente e 180/55 R17 atrás na traseira.

Os freios da Scrambler têm disco simples na frente e atrás
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Os freios com disco simples na frente e atrás continuam fornecidos pela conterrânea Brembo - têm quatro pistões na frente e um pistão atrás. Já os telescópios dianteiros são invertidos e têm 41 mm de diâmetro. Fornecidos pela Kayaba, têm ajuste de pré-carga da mola e curso de 15 cm.

Modelo terá linha de acessórios

A Ducati oferecerá uma linha de acessórios para a nova Scrambler. Estão na lista três escapamentos feitas pela "grife" Termignoni, assentos, peças usinadas em alumínio ou aço - como pedais, espelhos e tampas de tanque - e até bolsas flexíveis para viagens.

A nova Ducati Scrambler chega às lojas com preço especial de lançamento de R$ 72.990 - válido apenas para as 50 primeiras unidades comercializadas. Quem se interessar por um kit das peças intercambiáveis deve desembolsar mais R$ 3.990.

O escape ganhou novo design: tem ponteira curtinha e aspecto robusto
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Kit Van Orton: uma unidade para o Brasil

Junto com a nova Scrambler, a Ducati também oferece o kit de personalização Van Orton. Exclusivo e com edição limitada, é entregue numa caixa especial, acompanhada por um certificado de autenticidade e uma série de surpresas no estilo "Land of Joy" que é associado ao modelo.

O kit Van Orton aplica tampas, moldura do farol e laterais bem coloridas
Crédito: Divulgação
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Apenas 50 kits destes serão comercializados em todo o mundo. Para o Brasil, veio apenas um. Com ele, a moto custa R$ 82.990

Detalhe do acabamento do tanque feito no padrão kit Van Orton
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Mas o que tem no kit? Exatamente as peças intercambiáveis - capa do tanque, para-lamas e moldura do farol, porém criadas pela Van Orton Design, uma dupla italiana de destaque na arte digital europeia. O kit também inclui adesivos colecionáveis para serem usados em qualquer ocasião ou para tornar a moto ainda mais exclusiva.

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