A nova geração de uma das motos mais divertidas do mundo acaba de chegar ao Brasil: a linha 2025 da Ducati Scrambler foi oficialmente lançada por aqui. Chegou com certo atraso, já que foi lançada na Itália em abril do ano passado. Mas veio, e está ainda mais bacana!
O modelo mudou bastante, tanto no visual quanto na mecânica. O motor, porém, é praticamente o mesmo de antes - sofreu apenas pequenos aprimoramentos. Vamos por partes...
O design da nova Scrambler preservou a essência da geração anterior. Permanece o estilo despojado e divertido, que une características de moto trail com naked - por isso mesmo, uma autêntica Scrambler.
O tanque de aço foi redesenhado (ganhou 1,5 litro de capacidade, indo para 15,5 litros) e agora tem um barato diferente: acabamento intercambiável. Ou seja, a moto vem com o tanque prata e acabamento na cor preta, mas o comprador pode escolher esse acabamento de outra cor - azul, laranja, amarelo, vinho, vermelho - e trocá-la na concessionária.
A troca também inclui os para-lamas e detalhes da moldura do farol. Assim, a moto ganha outro aspecto e fica mais ao gosto do comprador. É uma espécie de "customização" rápida - o serviço demora apenas 45 minutos.
A Scrambler também exibe novas tampas de alumínio anodizado abaixo do tanque, que simulam a função de "abas" laterais. Mais à frente o farol passa a vir com gradinha de proteção em forma de "X" e, lá atrás, permanece a clássica lanterna em formato de semicírculo. A iluminação da moto é full-LED e, na frente, há luz de rodagem diurna (DRL).
O estilo diferentão da Scrambler também é ressaltado no visual do próprio motor, que ganhou novas tampas de embreagem e alternador com o logotipo "X", tampas da correia com novo formato e escape de aparência mais robusta.
Para completar, o banco foi redesenhado e agora tem capa com vários "X" aplicado em relevo, o guidão ficou mais baixo e largo e o painel mudou totalmente: saiu o instrumento redondinho anterior e entrou um retangular, com tela de TFT colorida de 4,3 polegadas com muito mais informações. Sob o banco, a Scrambler tem um pequeno compartimento com tomada USB.
Opcionalmente a Scrambler pode ser equipada com um sistema multimídia, que permite gerenciar músicas e chamadas conectando um smartphone ao painel.
O motor da Scrambler é o mesmo de antes, mas foi modernizado. Agora tem nova embreagem de oito placas, que é mais suave na operação, e embreagem mais compacta, que reduziu o volume da tampa lateral. Com isso, há mais espaço para o pé do piloto.
Mas ainda é o conhecido Desmodue com dois cilindros em L, refrigeração a ar e 803 cm³, que entrega 73 cv de potência a 8.250 rpm e torque de 6,5 kgf.m a 7.000 rpm. Nesta nova geração, passou a ser comandado por acelerador eletrônico, que faz com que suas respostas sejam mais rápidas e progressivas.
Com esse recurso, veio também o controle de tração - dispositivo antes inexistente no modelo. Por conta dessa nova eletrônica, a moto também passou a ter dois modos de pilotagem (Road e Sport) e freios com ABS atuante em curvas.
Por fim, a Scrambler também pode ter, opcionalmente, quickshifter - aquele dispositivo que permite trocar as marchas sem usar a embreagem e sem aliviar o acelerador. Um detalhe importante: o conjunto motor/câmbio ficou 2,5 quilos mais leve do que antes.
O chassi da Scrambler é totalmente novo. É de treliça e tem subquadro traseiro separado. Lá atrás, a balança também é nova - agora, de alumínio - e o amortecedor do monochoque foi reposicionado.
Tudo isso ajudou na redução de 4 quilos no peso da moto (já incluídos os 2,5 quilos mencionados acima), o que obviamente a deixou mais maneável e fácil de pilotar. Agora, a moto pesa 176 quilos a seco.
Outra mudança foi feita no ângulo do cáster, agora menor para facilitar o uso urbano as manobras. As rodas têm novo design, mas continuam de liga leve. Calçam pneus Pirelli MT60 RS 110/80 R18 na frente e 180/55 R17 atrás na traseira.
Os freios com disco simples na frente e atrás continuam fornecidos pela conterrânea Brembo - têm quatro pistões na frente e um pistão atrás. Já os telescópios dianteiros são invertidos e têm 41 mm de diâmetro. Fornecidos pela Kayaba, têm ajuste de pré-carga da mola e curso de 15 cm.
A Ducati oferecerá uma linha de acessórios para a nova Scrambler. Estão na lista três escapamentos feitas pela "grife" Termignoni, assentos, peças usinadas em alumínio ou aço - como pedais, espelhos e tampas de tanque - e até bolsas flexíveis para viagens.
A nova Ducati Scrambler chega às lojas com preço especial de lançamento de R$ 72.990 - válido apenas para as 50 primeiras unidades comercializadas. Quem se interessar por um kit das peças intercambiáveis deve desembolsar mais R$ 3.990.
Junto com a nova Scrambler, a Ducati também oferece o kit de personalização Van Orton. Exclusivo e com edição limitada, é entregue numa caixa especial, acompanhada por um certificado de autenticidade e uma série de surpresas no estilo "Land of Joy" que é associado ao modelo.
Apenas 50 kits destes serão comercializados em todo o mundo. Para o Brasil, veio apenas um. Com ele, a moto custa R$ 82.990
Mas o que tem no kit? Exatamente as peças intercambiáveis - capa do tanque, para-lamas e moldura do farol, porém criadas pela Van Orton Design, uma dupla italiana de destaque na arte digital europeia. O kit também inclui adesivos colecionáveis para serem usados em qualquer ocasião ou para tornar a moto ainda mais exclusiva.