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Nova geração da Classic 350 está pronta a produção

Moto mais vendida da Royal Enfield na Índia é flagrada e tem o mesmo motor da Meteor 350. Seria uma opção para o Brasil?

por Roberto Dutra

E lá vem a Royal Enfield de novo. A marca indiana mostra que não está mesmo para brincadeiras e se prepara para lançar a nova geração da Classic 350 - um modelo importantíssimo para a marca, já que sempre foi sua moto mais vendida no mercado indiano (que atualmente é um dos cinco maiores do mundo). As primeiras imagens do modelo pronto para produção foram obtidas pelo site indiano GaadiWaadi.

A nova geração da Classic 350 não é exatamente um segredo desvendado, já que imagens do modelo ainda em fase de desenvolvimento e em testes de rodagem chegaram a ser divulgadas nos últimos meses. Mas agora é a primeira vez que a moto aparece prontinha.
E o que vemos é... uma "prima" da recém-lançada Meteor 350, só que com jeito de mais vivida. É que desde sempre a Classic 350 exibe um design bem retrô, como se fosse uma moto de décadas atrás - exatamente como a irmã maior Classic 500, que chegou a ser vendida no mercado brasileiro.
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Pois a nova geração mantém o estilo retrô, com farol redondo com direito a "boné", painel de instrumentos embutido na cuba do farol (mas agora com um pequeno visor de LCD), para-lamas bem envolventes, banco solo ou dividido em duas seções, rodas raiadas e lanterninha redonda tipo de jipe.

O motor, contudo, em nada lembra o usado pela antecessora: agora é o mesmo monocilíndrico refrigerado a ar e bem balanceado desenvolvido para a Meteor 350. Rende 20 cv de potência e 2,7 kgf.m de torque - números modestos, mas adequados ao uso urbano (e mais ainda no lento trânsito indiano). As forças são repassadas à roda traseira por um câmbio com cinco marchas, e a secundária é por corrente.
Os sites indianos estimam que a moto será lançada por lá já nos próximos meses. Não há qualquer previsão para o mercado brasileiro, mas como a Royal Enfield tem aumentado progressivamente suas operações por aqui, não é exatamente algo impossível. Mas as chances são remotas.
A Classic 350 até poderia ser uma opção mais retrô à Meteor 350, que tem uma pinta mais moderninha. Mas seu posicionamento seria complicado. Um preço um pouco inferior seria o ideal, mas, por questões de custos, é algo bem improvável. Se ficasse na mesma faixa de preço, poderia roubar vendas da outra. E, mais cara, não teria relação custo-benefício atraente.

Ideal, mesmo, seria uma "nova geração" da Classic 500, já que o segmento que permanece desocupado é justamente o degrau imediatamente acima do agora ocupado pela Meteor 350.
Hoje, o mercado de modelos custom e retrô começa com Haojue Chopper Road 150 e Dafra Horizon 150, com preços na faixa dos R$ 12.000, sobe para a recém-lançada Meteor 350, de R$ 19.000 a R$ 21.000, e depois "pula" para a Kawasaki Vulcan 650 S, que começa na casa dos R$ 40.000.
Mais acima vêm as Triumph, que começam nos R$ 50.000, e no topo ficam as Harley-Davidson, de R$ 80.000 em diante. Ou seja, falta algum modelo de média cilindrada - motor na faixa dos 500 cm³ - com preço na casa dos R$ 30.000. Quem ocupará esse espaço?

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