A Suzuki confirmou duas novidades para o mercado brasileiro - e ambas são para o mês de outubro. Desembarcarão por aqui a novíssima Suzuki V-Strom 1.050 XT e a nova geração da esportiva GSX-R 1.000 R.
A superbike chegará primeiro. A previsão é de que a chegada em Manaus (AM), onde será montada, comece no dia 13 de setembro. Depois, as motos devem ser entregues ao centro de distribuição, em Jundiaí (SP), a partir do dia 27 de setembro. Daí, são mais alguns dias até chegar às lojas - a previsão é que a moto já esteja nos showrooms na primeira semana de outubro.
Além do visual redesenhado, cheio de personalidade e que foge da mesmice das superesportivas, a nova GSX-R 1.000R chegará ainda mais forte. O motor de quatro cilindros em linha rende nada menos que 202 cv de potência a 13.200 rpm, com torque de 12 kgf.m a 10.800 rpm. Ou seja, é moto para acelerar forte! O preço não foi revelado, mas certamente ficará acima dos R$ 80.900 cobrados pela GSX-R 1.000 A, que já é vendida no país.
Muito mais esperada, a Suzuki V-Strom 1.050 XT, por sua vez, começa a chegar em Manaus (AM) no dia 22 de setembro e estará em Jundiaí em 13 de outubro. Se tudo der certo, estará nas concessionárias Suzuki na segunda quinzena de outubro. A chegada da moto estava prevista inicialmente para agosto, conforme publicamos aqui, mas atrasou devido à pandemia de covid-19, que fechou fábricas e paralisou operações de diversas marcas todo o mundo.
Essa "nova" V-Strom 1.050 atualizada já existe lá fora desde 2020. Em relação ao modelo vendido até 2019, tem aprimoramentos mecânicos e um desenho mais interessante: as linhas são mais retas e a frente ficou quadrada, assumidamente inspirada no que víamos nas antigas DR 650 e DR 800 dos anos 90. Como se não bastasse, a moto ganhou até uma versão pintada nas cores vermelha e branca, em alusão à DR 750 de 1987 - que nunca foi vendida no Brasil.
As combinações de cores, aliás, são bem charmosas. Lá fora a versão XT da Suzuki V-Strom 1.050 existe em vermelho e branco e, ainda, em amarelo e preto, cinza e azul e preto e dourado, enquanto a standard sai nas combinações vermelha e preta e completamente preta. Além da pintura, há outras diferenças entre as duas versões: as XT têm rodas raiadas e protetores de cárter, de motor e de mãos, enquanto a standard não tem esses recursos e as rodas são de liga leve.
A V-Strom manteve o mesmo motor, mas com mudanças para se adequar à legislação de emissões Euro 5. O V2 tem 1.037 cm³, 107,4 cv de potência a 8.500 rpm e 10,1 kgf.m de torque a 6.000 rpm. A "nossa" até já tem o motor com a mesma capacidade cúbica, mas ainda é chamada de V-Strom 1.000 e tem 101 cv a 8.000 rpm e 10,5 kgf.m a 4.000 rpm.
A eletrônica embarcada também é mais rica. A moto tem três modos de pilotagem, controle de tração com três modos, ABS com dois modos e controle automático de velocidade de cruzeiro - o popular "piloto automático".
A versão mais completa no exterior é a XT Tour Edition - além dos recursos citados acima, também tem baús laterais e traseiro em alumínio (que, juntos, levam 112 litros de bagagens). Por fim, o painel de instrumentos passa a ser todo digital, foi abandonado de vez o velocímetro analógico com telinha de LCD anexa. Na Europa, o preço da V-Strom 1.050 começa com preço equivalente a R$ 65.296, em conversão direta. Aqui, o modelo atual custa R$ R$ 68.994. A nova certamente ficará acima disso.