A Harley-Davidson Pan America vai custar US$ 17 mil nos Estados Unidos. O preço foi revelado pelo podcast Brap Talk e, no Brasil, replicado pelos colegas do canal Motorama. Se confirmado, esse valor, embora alto para o padrão brasileiro (cerca de R$ 90 mil na conversão direta, sem taxas), vai botar a primeira big trail da marca americana em posição competitiva diante das futuras rivais.
Por lá, a Pan America vai enfrentar, principalmente, a BMW R 1.250 GS (US$ 18 mil na versão standard e US$ 20.300 na Adventure), Ducati Multistrada (US$ 20 mil na versão V4 e US$ 22 mil na Enduro), e KTM 1.290 Super Adventure (US$ 18.600 nas versões S e R). Apenas a Triumph Tiger 1.200 básica, a R, é mais barata (US$ 16.500) - mas a XRx, mais completinha, já vai a US$ 18.900.
Ou seja, o preço da "made in america" será o mais baixo entre as big trails com algum recheio de equipamentos e recursos eletrônicos. Essa é a aposta da Harley-Davidson, embora a marca passe por profundas mudanças em sua estratégia de negócios para tentar se tornar uma marca "premium" - daquelas com preços exorbitantes, voltadas para um público abonado disposto até a esperar pela entrega de uma moto. A Pan America, pelo visto, vai ficar fora dessa jogada.
A Harley-Davidson promete anunciar as novidades para sua linha 2021 no próximo dia 19 de janeiro e, no mês seguinte, em 22 de fevereiro, fará o lançamento oficial da Pan America. Além de ser a primeira big trail, da Harley, a Pan America estreia um novo motor, o Revolution V2 de 1.250 cm³, 145 cv potência e 12,4 kgf.m de torque.
Para horror dos harleyros mais conservadores, a transmissão secundária será por corrente, e não por correia como nas outras motos da marca. Já o painel terá uma tela de TFT, como mandam os tempos atuais. Aguardamos ansiosamente!