Parabéns! Hoje, 27 de julho, é dia do motociclista

Confira aqui como surgiu a data e as principais vantagens da motocicleta: liberdade, diversão, mobilidade e economia

  1. Home
  2. Motos
  3. Parabéns! Hoje, 27 de julho, é dia do motociclista
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Como surgiu o Dia do Motociclista? Bom, a história mais difundida conta que até 1998 não havia uma data específica. Cada pessoa e, principalmente, cada moto-grupo, moto clube ou associação de motociclistas comemorava quando quisesse.

O dia 27 de julho, contudo, já era adotado por muitos. É que um deputado federal de São Paulo, chamado Alcides Franciscatto (então PDS), "oficializou" a data em 1984.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Isso foi feito a partir de uma sugestão de Rogério Gonçalves, que era proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba (SP). Gonçalves queria fazer uma homenagem póstuma a Marcus Bernardi, motociclista e mecânico da Honda - muito querido, ele havia falecido dez anos antes.

Paralelamente a isso, a Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) estudava como unificar as celebrações em uma só data. Resolveu, então, adotar também o dia 27 de julho. A partir daí, a escolha se consolidou aos poucos, e hoje é aceita em todo o país.

Então, já que hoje é dia...

Vamos aproveitar o Dia do Motociclista para lembrar, abaixo, as principais vantagens de usar a moto como veículo no dia a dia e, também, no lazer:

Liberdade

Não importa o estilo: andar de moto é sentir o vento batendo e uma incrível sensação de liberdade
Crédito: Divulgação
toggle button

Não há motociclista que não mencione o vento no rosto e a sensação de liberdade como os principais prazeres que a motocicleta proporciona. Fazem parte disso a interação permanente com as paisagens e a adrenalina que o próprio controle da máquina fornece.

Mobilidade

Motocicletas não ficam tão presas nos congestionamentos quanto os carros
Crédito: Reprodução
toggle button

No uso diário, nenhum veículo é, ao mesmo tempo, tão prático e ágil quanto a moto (ou um scooter). Quem usa para ir ao trabalho e voltar para casa diariamente sabe bem como é: "ponto a ponto" - você sobe na moto na sua garagem e desce dela já na garagem ou no estacionamento do local de trabalho.

Nada de perder tempo com caminhada até ponto de ônibus ou estação de metrô, esperar o coletivo chegar, parar em estações ou pontos e, na chegada, ainda ter que andar algum pedaço. Para completar, quem está na moto não fica tão agarrado nos congestionamentos.

Economia

Motos gastam bem menos combustível que automóveis: muitas chegam a fazer 40 km/l (ou mais)
Crédito: Reprodução
toggle button

Com o constante aumento dos preços dos combustíveis, é sempre melhor optar pelo veículo mais econômico. De acordo com a distância a ser coberta diariamente, o gasto mensal com gasolina em uma moto pode ser menor que o do transporte público - e com as vantagens mencionadas no item anterior. E, vale lembrar, que motos sempre pagam tarifas menores nos pedágios (e às vezes nem pagam pedágio).

Distanciamento social

Nas motos, o distanciamento social está garantido pelo fato de ser um veículo habitualmente "ocupado" por apenas uma pessoa - quando muito, duas. Precisa usar máscara? Está lá o capacete para cumprir essa função. Luvas? São itens de segurança básicos na pilotagem. Lavar as mãos com frequência? Quem pilota moto constantemente já tem esse hábito arraigado. Ambiente arejado? Ao pilotar uma moto, o condutor tem renovação de ar constante. Além disso tudo, a moto costuma ser pilotada apenas pelo proprietário, então seus comandos não são tocados por diferentes pessoas.

Sociabilidade

Com frequência, grupos de velhos e novos amigos motociclistas se reúnem para passeios
Crédito: Roberto Dutra
toggle button

Em tempos "normais", motocicletas são máquinas de fazer amigos. Você para em um semáforo e alguém logo te pergunta algo sobre sua moto. Se outra pessoa para de moto ao seu lado, a sensação de estar no mesmo "time" é imediata.

Nas viagens, você chega em alguma outra cidade com sua moto e logo faz amizades (de carro, normalmente ninguém te dá bola). Grupos de motociclistas se reúnem para fazer passeios e viagens, compartilhar emoções e trocar experiências.

Na cidade, a turma que trabalha com moto em entregas se ajuda e se protege.

Na estrada, motociclistas que nunca se viram antes logo viram amigos quando se encontram ao acaso. Viver a vida sobre duas rodas é, definitivamente, uma realidade à parte!

Comentários
Wid badge