Piaggio MP3: divertimento em três rodas

O revolucionário Piaggio MP3 400 i.e., scooter com duas rodas na dianteira, já está no Brasil e custa R$ 39,5 mil
  1. Home
  2. Motos
  3. Piaggio MP3: divertimento em três rodas
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- À primeira vista, o scooter MP3 400 i.e. da Piaggio chega a ser assustador, principalmente, pelas duas rodas na dianteira e também por seu porte avantajado 2.180 mm de comprimento. Quando você olha o scooter de frente logo vem à mente a figura de um quadriciclo esportivo. De traseira, uma moto de alta cilindrada. Porém, quando o piloto sobe no MP3, ele tem a nítida impressão que está em uma grã-turismo, tamanho é o conforto que o modelo oferece. Além, é claro, de toda a tecnologia embarcada.

Nas ruas de São Paulo, o maxi-scooter chamou muito a atenção de motoristas, motociclistas e transeuntes. As perguntas mais comuns eram: “Qual é a marca? Quantas cilindradas? E quanto custa?”. Esta é fácil: a bagatela de R$ 39,5 mil. Só para comparar, a Honda CB 1300 Super Four custa cerca de R$ 39 mil.

Depois de apreciar o MP3 de cabo a rabo era hora de rodar com este revolucionário scooter fabricado pela italiana Piaggio. Nos primeiros metros, a insegurança tomou conta do piloto-jornalista. Com o passar dos quilômetros rodados, parece que se está pilotando uma moto comum, de duas rodas. Com o passar do tempo, o piloto tende a abusar da inclinação.

Mas qual é o segredo do Piaggio MP3? O projeto consiste em acoplar as duas rodas dianteiras a um sistema de paralelogramo formado por braços em alumínio. Segundo o fabricante, esse sistema - que funciona com a suspensão eletro-hidráulica do MP3 - permite uma pilotagem igual à de qualquer moto convencional, mas com maior estabilidade e segurança para o condutor. Prova disso é o angulo de inclinação em curvas que pode atingir facilmente os 40º. E é essa emoção que o piloto menos experiente procura: deitas nas curvas.

Detalhe: no punho direito há um seletor com duas posições no qual o motociclista informa se o scooter está rodando ou parado. Por exemplo, quando o MP3 estiver parado, esperando o semáforo abrir, o piloto aciona o dispositivo e a suspensão dianteira fica rígida, assim o piloto não precisa colocar os pés no chão. Para desabilitar o sistema é só acelerar. Essa é a tal da tecnologia!

Para completar, as rodas dianteiras contam com um sistema de freios a disco independentes 240 mm. Essa característica permite ao MP3 400 frear em um espaço de tempo e distância 20% menor se comparado ao dos scooters tradicionais, que usam apenas um disco de freio. Na traseira, mais um disco simples também de 240 mm.

O sistema atua de forma bastante eficiente, sem susto para o motociclista. Ou seja, enquanto nas motos de duas rodas qualquer frenagem mais agressiva pode resultar em desequilíbrio e, consequentemente, queda, no MP3 os freios respondem melhor, por contarem com uma base de apoio e aderência maior.

Motor e conforto

Sessenta anos depois de apresentar a Vespa ao mundo, a Piaggio volta a inovar com o MP3. Prova disso é o motor – monocilíndrico de quatro tempos – que esbanja força torque de 3,7 kgm a 5.000 rpm, principalmente nas largadas. Equipado com refrigeração líquida, sistema de injeção eletrônica e transmissão CVT Transmissão Continuamente Variável, o propulsor de exatos 398.9 cm³ gera 34 cv a 7.500 rpm. Em razão de seu torque e potência, o MP3 400 pode ser um bom companheiro, seja na cidade ou em uma viagem curta.

O modelo Piaggio oferece muito conforto para piloto e garupa banco de couro em dois níveis, plataforma para os pés, escudo frontal etc.. Este scooter tem até controle remoto para abrir os compartimentos de carga que ficam sob o banco e no “porta-malas”.

Na Europa, o MP3 está disponível também as versões de 125 cm³ e 250 cm³, ambas monocilíndricas, com motores de quatro tempos. Além disso, o modelo Piaggio tem várias opções de acessórios: alarme com sirene; capacetes com intercomunicadores via bluetooth; porta objetos e até um sistema de navegação TomTom Ride.

Onde Encontrar – Piva Import – Avenida dos Bandeirantes, 1350 SP
11 5506-5080 – www.pivaimport.com.br


FICHA TÉCNICA – Piaggio MP3














MOTOR Quatro tempos, monocilíndrico, refrigerado líquida, 398.9 cm³
POTÊNCIA34 cv a 7.500
TORQUE3,7 kgm a 5.000 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica de combustível
CÂMBIO Automático CVT
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira e traseira de aro 17”, em liga-leve
PNEUS Dianteiros 120/70-12” 51S; traseiro 140/70-14” 68S
CHASSI Quadro de tubos de aço, com comprimento de 2.180 mm, largura de 745 mm, entreeixos de 1.550 mm, altura do assento de 785 mm e peso a seco de 244 kg
TANQUE12 l
SUSPENSÃO Dianteira com sistema eletro-hidráulico; traseira biamortecida
FREIOSDianteiros com disco simples em ambas as rodas, de 240 mm; traseiro com disco simples de 240 mm
CORES Azul, prata e vinho
PREÇO R$ 39,5 mil


Gosta de scooters e maxi-scooters?

Então veja aqui no WebMotors as ofertas para estas motos, por marca:

Agrale

Aprilia

Fox

Garini

Kasinski

Piaggio

Sundown

SuzukiVento

Yamaha

Leia também:

Garinni GR 150 P: uma questão de mobilidade

Piaggio Beverly 500ie: buon viaggio

Motor-Z S 500: scooter elétrico deixa consciência e ar limpos

Piaggio Vespa GTS 250 i.e.: o mito está de volta

Suzuki Burgman 400

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors