O caro leitor certamente já leu bastante e já ouviu falar muitas vezes sobre os cuidados que deve ter na pilotagem da motocicleta em âmbito urbano. Mas certamente muitas das dicas a que teve acesso eram, e certa forma, "profissionais", dadas por pilotos tarimbados e/ou profissionais, mesmo.
Até aí tudo ótimo. Mas para o dia-a-dia do mundo real existem algumas dicas relativamente simples, porém preciosas, que certamente ajudam a minimizar os riscos de quem passa muitas horas sobre a moto - e que eventualmente não estão no "manual" dos profissionais. Vamos a elas?
Pode parecer uma dica óbvia, mas nem todo motociclista mantém uma distância segura dos outros veículos - inclusive de outras motos, nos corredores. A qualquer momento um carro, ônibus ou moto pode parar ou mudar de faixa repentinamente - inclusive sem sinalizar. Então mantenha distâncias seguras para ter tempo de reagir a algum imprevisto. A 40km/h, você está rodando 11 metros por segundo. Essa distância, no trânsito, é quase nada - ou seja, se algo acontece a 11 metros de você, seu entendimento do problema e reação a ele deve acontecer em exatamente um segundo.
Transitar nos corredores, entre os carros, é algo inevitável. Então faça-o a no máximo 40km/h. Primeiro, pelo motivo que mencionamos acima. Segundo porque as motos de baixa cilindrada costumam ter freios limitados e, acima dessa velocidade, em caso de frenagem de emergência, sua parada não será instantânea: você vai deslizar e aí pode colidir com algum obstáculo. Se apressadinhos colarem na sua traseira, dê passagem. Você deve se preocupar, primeiramente, com a sua segurança.
No trânsito urbano é quase inevitável que as motos passem por entre os outros veículos, que ficam presos nos congestionamentos. Mas eventualmente nós, motociclistas, também ficamos parados quando não há espaço para passarmos. Não adote uma postura agressiva nem fique reclamando e buzinando sem parar: os motoristas dos outros veículos não são obrigados a abrir passagem. Quando o fazem, é uma gentileza. Se isso não acontecer, espere. Se acontecer, agradeça e siga. Lembre-se: gentileza gera gentileza.
Quando o trânsito estiver fluindo, a moto deve ocupar o espaço de um veículo maior. Ou seja, transitar na faixa e não entre elas. Naturalmente você deve rodar sobre a "parte limpa" da pista, que não necessariamente será o meio da faixa. Identifique-a e rode por ali. Mas, dentro de túneis e pistas expressas "fechadas", evite ficar colado nas muretas e paredes - rode mais próximo à divisão das faixas para efetivamente ocupar um bom espaço e não ser "empurrado".
Rode sempre em uma velocidade discretamente superior à dos outros veículos. Se os carros estão a 40km/h, siga a 50km/h. E daí por diante. Desta forma, você vai se livrando naturalmente e sem movimentos bruscos do trânsito sem correr alto risco de ter que reagir bruscamente a movimentos dos outros veículos e sem ser "empurrado" para a frente ou para o lado.
Ande sempre com o farol aceso e use a buzina como item de segurança, e não de raiva: buzine quando identificar que algum motorista ainda não percebeu sua presença no entorno do veículo dele. Fique de olho nos espelhos dos outros veículos para ter certeza de que estão te vendo: se você vê o rosto do motorista, ele também te vê. Além disso, saia de perto de motoristas que estão dirigindo com o celular nas mãos ou no ouvido, evite ultrapassagens pela direita (se já não te vêem muito pela esquerda, imagine na direita) e use seus espelhos corretamente, na posição horizontal - você tem que ver bem o que vem pelos lados, e não atrás (por isso, nada de espelhos "virados para cima") .
Pode parecer óbvio, mas muita gente pilota em posição inadequada. Sente-se sempre mais próximo ao tanque da moto do que para trás, pois isso facilitará suas manobras. Pelo mesmo motivo os joelhos devem ficar colados no tanque e os pés devem ficar retos sobre as pedaleiras - jamais inclinados para a frente. Feito isso, mantenha-se concentrado no trânsito e não use o celular quando em movimento - se isso for necessário, pare a moto e aí, sim, escreva ou fale.
Se sua moto tem bagageiro tipo grelha, prenda sua bagagem ali atrás com redinhas e extensores. Como você sabe que está bem preso? Se você mexer na bagagem e a moto mexer toda junto, é porque está bem preso! Lembre-se: bagagens mal fixadas podem se soltar e causar acidentes. Quem tem baú deve dar preferência para o transporte de objetos ali dentro, onde estarão mais seguros - e você também.
Muitos acidentes com motos acontecem nessas situações. Então fazer o certo não custa nada: pare, olhe, escute e só vá na certeza. Se você pensou "acho que dá", não vá. E, claro, evite as bandalhas - se não existe retorno ali, é porque retornar ali é arriscado e você pode não ser visto.
Como já mencionamos, motos de baixa cilindrada não costumam ter os melhores freios do mundo. Então use sempre as reduções de marcha - e consequentemente o freio-motor - para aumentar sua capacidade de frenagem. Se o piso estiver molhado, mais ainda. Além disso, acione sempre os dois freios (nunca só o diangteiro ou só o traseiro) e jamais freie acionando a embreagem, pois aí você perde completamente o freio-motor e todo o peso da moto somando ao seu terá que ser parado somente pelos freios. Por fim, falando em embreagem, sempre que parar nos semáforos, bote o câmbio no neutro e solte a embreagem: você estará poupando todo esse sistema, aumentando sua vida útil e reduzindo custos.
Choveu? Tem caminhão pela frente? A área está em obras? Em qualquer dessas situações, reduza a velocidade. Todas elas podem implicar em redução substancial da aderência do piso. O chorume que caminhões deixam pelo caminho, por exemplo, é tão escorregadio quanto óleo. Na chuva, as faixas pintadas ficam bem menos aderentes. E áreas com obras levam areia e outras sujeiras para a pista. Fique ligado!



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