Pilotagem defensiva não é andar sempre com medo

Entenda esse conceito, para que realmente serve e a segurança que proporciona durante a condução da moto no trânsito

  1. Home
  2. Motos
  3. Pilotagem defensiva não é andar sempre com medo
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Já falamos algumas vezes aqui sobre pilotagem defensiva e a última nem tem muito tempo: foi no final de dezembro do ano passado, quando publicamos uma lista com 10 cuidados básicos que reduzem muito os riscos de se andar de motocicleta no dia a dia, nas grandes cidades. A lista ainda vale, e sempre valerá.

Ultrapassar entre dois carros que estejam lado a lado: um dos grandes riscos que os motociclistas correm
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Mas, hoje queremos explicar o outro lado da pilotagem defensiva: que conceito é esse, para que serve e seus efeitos práticos. Se entendermos esses três aspectos, fica ainda mais fácil aplicar na vida real essa condução defensiva e usufruir ainda mais dos seus benefícios.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Conceito de "pilotagem defensiva"

Praticar a pilotagem defensiva não significa, necessariamente, adotar uma condução medrosa em relação a tudo que nos rodeia na posição de motociclistas. Pilotar defensivamente é, basicamente, tomar cuidados que reduzem os riscos, já que a motocicleta é um veículo extremamente vulnerável, sem a proteção da "carroceria", e o piloto fica bastante exposto a danos em qualquer situação de sinistro, por menor que seja.

Pilotar defensivamente significa manter-se longe do tráfego confuso, não fazer do trânsito uma competição, deixar os apressadinhos seguirem na frente, preferir dar a passagem em vez de disputar os espaços e não correr riscos desnecessários para ganhar alguns segundos de tempo.

Como fazer isso? Alguns exemplos básicos: os motoristas dos automóveis não são obrigados a dar passagem para as motocicletas, inclusive no que se refere a abrir os corredores. Não existe lei que os obrigue. Então, quando o fazem, é uma gentileza. Assim, o motociclista não tem o direito de exigir isso e de brigar por isso - e muito menos de ser agressivo, gritar ou xingar.

Outro exemplo? Usar o corredor para passar por dois carros que estão lado a lado a partir de certa velocidade é algo arriscadíssimo e chega a ser surpreendente que o número de acidentes nestes momentos seja tão pequeno proporcionalmente . A forma correta, aqui, é esperar que um carro fique mais à frente e outro, mais atrás: durante toda a ultrapassagem o motociclista terá alguma área de escape para um dos lados.

Não há lei que obrigue os motoristas dos carros a abrir os corredores para as motos
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Para que serve a "pilotagem defensiva"

Basicamente, para reduzir os riscos sobre uma moto ao mínimo possível, para melhorar o nível de segurança do motociclista e, por consequência, também do trânsito como um todo. Mais da metade dos acidentes com motos são culpa exclusiva do piloto, que naquele momento estava em velocidade superior à permitida (inclusive pelo bom senso), ou fazendo alguma manobra equivocada - rápida demais ou proibida - ou ainda arriscando no famoso nível "acho que dá" - e não deu, por que faltou combinar com o motorista que não o viu e lhe deu a fechada que causou um acidente.

Quem anda o tempo todo em velocidades compatíveis com as vias e com o trânsito tem mais tempo para reagir ao imponderável. A 100 km/h, por exemplo, a velocidade é igual a 30 metros por segundo. Ou seja, se o motociclista está a 100 km/h, terá apenas um segundo para ver, entender e reagir a alguma surpresa que surja 30 metros adiante. É tempo nenhum.

Da mesma forma, um cuidado básico é não passar dos 40 km/h nos corredores - acima disso, um carro que mude de faixa sem avisar ou uma porta que se abra repentinamente causarão um acidente, pois a moto não vai parar mesmo com o acionamento dos freios em força máxima:  vai deslizar e colidir. Se o piso estiver molhado, então, é causa perdida.

Usar o celular enquanto se pilota a moto é ação de alto risco. Pode não parecer, mas sempre vai distrair o piloto
Crédito: Roberto Dutra
toggle button

Efeitos práticos da pilotagem defensiva

O melhor efeito é a redução dos riscos e da possibilidade de um acidente e de suas consequências - machucados, ralados, fraturas, invalidez temporária para trabalhar, necessidade de cuidados especiais, gastos com medicações e conserto da moto, e por aí vai. E até coisas piores. Muita coisa ruim pode ser evitada com o simples ato de se pilotar uma moto civilizadamente, com respeito às regras e ao bom senso. Afinal de contas, é realmente necessário falar ao celular durante a pilotagem?

Medidas simples no trânsito, como estar minimamente equipado, manter o farol aceso o tempo todo, ficar em posição visível para os outros motoristas e jamais fazer manobras repentinas, por exemplo, reduzem os riscos para o motociclista e para os motoristas dos outros veículos, o que ajuda, inclusive, a criar um trânsito mais civilizado.

Por fim, vale citar outro exemplo bem comum: o motociclista que grita "tá maluco?!" para o motorista que lhe deu uma fechada perde a razão nesse exato momento - e se do outro lado estiver um condutor nervosinho, isso, além de não resolver o problema, poderá inclusive piorá-lo.

Cursos de pilotagem como os ministrados pela Honda melhoram muito a destreza e a qualidade na condução
Crédito: Divulgação/CETH Honda
toggle button

Como melhorar sua pilotagem

O principal caminho, hoje em dia, é fazer cursos de pilotagem. Existem vários, para pilotos de todos os níveis, dos iniciantes aos experientes. Basta procura na Internet. Como as autoescolas ("centros de formação de condutores") ensinam, basicamente, a "passar na prova", o aprendizado acontece depois, com a carteira de habilitação na mão e no mundo real, nas ruas.

Os cursos de pilotagem trazem ensinamentos mais complexos e úteis, que efetivamente poderão melhorar sua segurança no trânsito. Além disso, pratique dentro das suas limitações e não se deixe levar pelo entusiasmo (seu e dos seus amigos...) para não correr riscos desnecessários. Pilotagem de motocicleta é como a maioria das coisas na vida: melhora com o treino e com o tempo. Deixe acontecer.

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade.

Campo obrigatório

Concluído