Pneu Pirelli Diablo Rosso IV Corsa chega ao Brasil

Modelo para motos de alta desempenho tem muita tecnologia e promete performance arrasadora em pisos secos e molhados

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Roberto Dutra
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A Pirelli aproveitou o Festival Interlagos, que acontece no autódromo da capital paulista, para lançar no mercado brasileiro o esperadíssimo pneu Diablo Rosso IV Corsa. Segundo a marca, é um pneu com tecnologias herdadas das pistas de corrida e indicado para motocicletas de alto desempenho. O Diablo Rosso IV Corsa promete aderência excepcional em pisos secos e molhados e, por ter uma superfície de contato com o solo mais larga do que o habitual, elevado grip mesmo nas inclinações mais extremas.

- O Diablo Rosso IV Corsa é um produto de alto desempenho, desenvolvido nas pistas de corrida, que permite ao motociclista usufruir de todos os recursos e performance das principais motos esportivas do mercado - afirma Rutembergue Fonseca, diretor comercial e de marketing moto da Pirelli para a América Latina.

O pneu chega ao mercado brasileiro em um momento especial para a marca: a Pirelli está comemorando 150 anos de existência. Por isso, uma série limitada do Diablo Rosso IV Corsa será vendida com um logotipo "150 anos" estampado nas laterais do pneu.

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Pirelli Diablo Rosso Corsa Iv 5
Os pneus têm grandes áreas com 100% de sílica - quanto mais sílica nos compostos, maior é a aderência
Crédito: Divulgação
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Banda de rodagem

Com design de banda de rodagem em forma de relâmpago, o Diablo Rosso IV Corsa oferece ainda mais aderência do que Diablo Rosso Corsa. Tem banda de rodagem mais lisa, que garante uma área de contato maior, e usa compostos que aumentam os níveis de aderência mecânica. A fabricante diz que tecnologias aplicadas à carcaça tornam o pneu capaz de aderir à microperfuração do asfalto, garantindo um feedback mais preciso e uma melhor sensação de controle da moto. Além disso, as características do padrão da banda de rodagem, com a repetição calculada das ranhuras, gera alta resistência ao estresse e equilíbrio térmico ideal.

Na área central, os sulcos longitudinais garantem estabilidade direcional e evacuação da água. O design permite um desgaste uniforme e aumenta a estabilidade estrutural do pneu, o que permite várias "sessões de pilotagem" com o mesmo desempenho - algo muito útil em track days, por exemplo.

Na área intermediária, ranhuras lineares de diferentes comprimentos são posicionadas em um esquema que equilibra a flexibilidade do composto e a evacuação da água. O pneu ainda tem uma grande área lisa nos ombros, que oferece altos níveis de aderência, precisão e estabilidade em ângulos máximos de inclinação.

Pirelli Diablo Rosso Corsa Iv 3
O pneu Pirelli Diablo Rosso IV Corsa tem muita área lisa, o que garante excelente aderência aos microfuros do asfalto
Crédito: Divulgação
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O pneu dianteiro é dividido em três áreas, com dois compostos diferentes: a zona central tem um composto com 100% de sílica, que ocupa cerca de 45% da largura da seção e está presente na área de contato usada em até 25 graus de inclinação. Já as áreas laterais têm um composto mais macio, também com 100% de sílica, e graças ao uso de resinas modernas oferece elevada aderência.

O pneu traseiro, por sua vez, também é bicomposto. O composto central com 100% de sílica permite aquecimento rápido e alta aderência química em diferentes condições de superfície. Nos ombros, o composto é 100% Carbon Black e deriva diretamente dos compostos do Diablo Supercorsa SC usado em competições. Este composto oferece suporte em plena inclinação e tração durante a aceleração, suportando com eficiência o torque gerado pelos motores das superbikes de última geração.

Os perfis dos pneus são derivados dos pneus usados nas provas do World Superbike. E na área central a superfície de contato foi otimizada para permitir uma troca de direção  imediata, mas segura e progressiva. Nas áreas laterais, contudo, a curvatura do perfil é menos acentuada para aumentar a área de contato e garantir a tração nas curvas. Os pneus dianteiros e traseiros seguem um design de perfil semelhante, garantindo assim um comportamento equilibrado e neutro.

Pirelli Diablo Rosso Corsa Iv 1
O pneu Pirelli Diablo Rosso IV Corsa srá vendido em nove diferentes medidas, sendo duas para roda dianteira e sete para roda traseira
Crédito: Divulgação
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Estrutura

Por dentro, o Diablo Rosso IV Corsa tem estrutura também derivada dos pneus usados nas competições. Tem cinta de aço de zero grau, que consegue se adaptar perfeitamente a diferentes níveis de estresse sem comprometer o conforto e trabalhar de forma ideal com os mais avançados controles eletrônicos das motos.

A tecnologia de rigidez das cordas garante estruturas mais rígidas e, ao mesmo tempo, distribuídas com 20% menos densidade em comparação com um pneu esportivo padrão, como o Diablo Rosso III. Esse esquema deixa mais espaço para o composto de borracha, o que melhora a sensação de pilotagem e a precisão na condução graças às propriedades de amortecimento do conjunto.

Veja abaixo as medidas do pneu Diablo Rosso IV Corsa disponíveis no mercado brasileiro:

Dianteiros

110/70 ZR 17 M/C 54W TL 07/2022

120/70 ZR 17 M/C (58W) TL 01/2022

Traseiros

150/60 ZR 17 M/C 66W TL 07/2022

180/55 ZR 17 M/C (73W) TL 01/2022

180/60 ZR 17 M/C (75W) TL 03/2022

190/50 ZR 17 M/C (73W) TL 06/2022

190/55 ZR 17 M/C (75W) TL 01/2022

200/55 ZR 17 M/C (78W) TL 04/2022

200/60 ZR 17 M/C (80W) TL 04/2022

Uma pitada de história

A Pirelli nasceu na cidade italiana de Milão em 28 de janeiro de 1872 e começou suas operações com produtos de borracha diversificados. Os primeiros pneus, para bicicletas, foram produzidos em 1890. Já em 1897 a marca começou a participar de competições de motocicletas em 1897 e passou a ser fornecedora do Campeonato Mundial de Superbike em 2004 - hoje é a única fabricante de pneus do mundo que exerce essa atividade.

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