Pneu reformado em motocicleta: não use nunca!

Pneus recapados, recauchutados ou riscados representam enorme risco à segurança dos motociclistas e do próprio trânsito

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Roberto Dutra
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A reforma de pneus de motocicleta é um dos grandes problemas para a segurança no trânsito no Brasil. Proibida pela Resolução 913/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a prática bota em risco a segurança de motociclistas, que podem sofrer graves acidentes ao usar esse tipo de pneu.

A reforma em pneus de motos é proibida tanto por recapagem quanto por recauchutagem - ou qualquer outro processo de reaproveitamento. Além do mais, a remoldagem de pneus pode encobrir uma carcaça já fadigada pelo seu uso anterior. A margem para erro é zero. Por isso, a reforma de pneus nesse segmento é vista como um risco inaceitável. O alerta é da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

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Pneu Remoldado De Carro
Pneus remoldados ou recauchutados são permitidos para carros, caminhões e ônibus, mas são proibidos nas motos
Crédito: Reprodução da internet
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O pneu reformado para motocicletas pode apresentar deformações que afetam a aderência, a estabilidade, o conforto e a eficácia da frenagem, comprometendo a segurança do condutor. Com uma área de contato reduzida com o solo e submetidos a fortes forças laterais em curvas e frenagens, os pneus de motocicletas precisam ter integridade estrutural absoluta. Qualquer falha, como o descolamento da banda de rodagem, pode causar perda imediata de aderência, resultando em risco de acidente.

Assim como nos países que têm o trânsito mais seguro do mundo, o Brasil proíbe expressamente a reforma de pneus em veículos de duas rodas. As implicações legais são severas. As oficinas que realizam esse tipo de serviço podem ser responsabilizadas judicialmente em caso de acidentes.

Atenção ao TWI: quando o desgaste do pneu chega na marca, é hora de trocá-lo
Crédito: Reprodução da internet
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O uso de pneus reformados em motocicletas também pode levar à reprovação em vistorias, e ainda gerar multas e apreensão do veículo. E, para os condutores, o não cumprimento da regulamentação é considerada infração grave, com pena de multa e perda de cinco pontos na carteira.

Importante destacar que a prática de "riscar" ou "frisar" o pneu, algo que é feito em borracharias, também é proibida. Pega-se um pneu gasto e, com um ferro de sola quente,  abrem-se sulcos com o mesmo desenho dos originais na banda de rodagem. Desta forma, o pneu parece estar pronto para rodar mais um pouco.

Exemplo de pneu de moto "riscado" ou "frisado": aqui, o risco é ainda maior
Crédito: Reprodução da internet
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Só que não: a camada de borracha já estava bem fina, na linha ou abaixo do marcador de desgaste (conhecido como TWI) e as chances do pneu furar ou simplesmente "abrir" ou descolar aumentam exponencialmente.

Quase 150 mil acidentes com motociclistas em 2024

O uso de equipamentos adequados ajuda a reduzir os riscos de acidentes. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), baseado em dados do Ministério da Saúde, aponta que, de janeiro a novembro de 2024, nada menos que 148.797 motociclistas foram internados no SUS em decorrência de acidentes em todo o Brasil.

O custo dessas internações ao SUS foi de R$ 233,3 milhões. No mesmo período de 2014, o número de internações tinha sido de 95.373. Ou seja, um aumento de 56% em 10 anos.

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