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No caso do pneu reformado, a utilização constitui também uma infração da lei. Os pneus "remold" para motocicletas e triciclos são proibidos no Brasil desde 2004, quando a Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) impôs o veto.
Depois, houve até alguma polêmica: em 9 de maio do mesmo ano de 2008, uma deliberação do Contran publicada no Diário Oficial da União (DOU) suspendeu os efeitos da resolução. Demorou, mas outra resolução do Contran - a de nº 376, publicada no DOU em 8 de abril de 2011 - trouxe o bom senso de volta e revogou a suspensão.
Aqui vale destacar que pneu remoldado é diferente de pneu recauchutado. O recauchutado ganha apenas uma nova banda de rodagem e novos ombros na carcaça do pneu. Já no remoldado se faz a troca de toda a banda de rodagem e também dos flancos - ou seja, toda a parte externa do pneu é substituída e ganha uma nova camada de borracha.
No caso dos automóveis e de alguns outros veículos, o uso do remoldado é permitido - e é até melhor que o recauchutado (claro que um novo sempre será melhor). Mas, para motocicletas, nem um, nem outro. O motivo? Os pneus de carros, caminhões e ônibus são "quadrados" e os de moto são "arredondados".
Na reforma, se raspa a carcaça do pneu usado para que em seu lugar seja colada uma nova banda de rodagem. Nos pneus de moto, não se consegue aplicar perfeitamente o novo composto de forma que reproduza a curvatura e as dimensões originais - o que inclui, aí, ombros, flancos e banda de rodagem como uma "peça" única.
Além disso, os pneus de moto são mais macios e muitas vezes têm compostos diferentes (às vezes, dois ou três compostos) dos usados nos pneus dos outros veículos. As reformas não conseguem reproduzir esses compostos, o que impossibilita que se garanta a segurança necessária do veículo e de seus passageiros durante seu uso.
Infração grave
Como custam a metade do preço de um pneu novo, os remoldados podem parecer atraentes no momento da compra, mas depois o risco de prejuízos é grande. Para começar, seu uso representa infração grave, com cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 195,23.Além disso, há o risco prático, já que os pneus "remold" dão menos estabilidade nas curvas, implicam em maior distância nas frenagens e sempre trazem a possibilidade de formação inesperada de bolhas e rugas, que podem gerar estouros. Aí, é grande a chance de quedas e acidentes.
Se tudo isso não convencer o motociclista, temos mais um argumento: ao contrário de muitos pneus de carros, caminhões e ônibus, os pneus de moto não foram projetados para ter uma "segunda vida". Isso porque a carcaça, que serve de estrutura do pneu, sofre um desgaste muito grande em sua primeira - e única - utilização.
Os materiais ficam bem finos, o que torna uma raspagem adequada - processo inerente à remoldagem - extremamente difícil. Além das tais rugas e bolhas, surge o risco de o novo material aplicado não aderir corretamente e, assim, logo se descolar durante o uso.
Segundo a Associação dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores e Bicicletas (Abraciclo), 8% dos acidentes com motocicletas são causados por falta de manutenção. E, destes, 11% estão ligados aos pneus da moto.
Pode parecer apenas uma pequena parcela do todo, mas aí vamos para uma outra estatística: segundo números do seguro obrigatório DPVAT, entre 2010 e 2020 cerca de 200 mil pessoas morreram e aproximadamente 2,5 milhões ficaram inválidas para o trabalho por causa de acidentes com motocicletas. Então, podemos calcular algo em torno de 20 mil vítimas de acidentes causados por problemas ligados aos pneus. Não é desprezível.
Definitivamente usar pneu remoldado em moto não vale o risco - além de ser proibido. Essa proibição também deveria ser respeitada por lojistas: basta abrir os sites de vendas de peças e acessórios para ver muitos anúncios de pneus remoldados para motos. É uma das frequentes incoerências brasileiras: não pode usar, mas sempre há quem venda.
E os "frisados"? Pior ainda...
Pior que os pneus remoldados, só os "frisados". Estes não existem à venda - "nascem" quando o proprietário leva o pneu a um borracheiro e este, com um ferro de solda quente, refaz as ranhuras da banda de rodagem na superfície já totalmente desgastada e fina. Em vez de deitar e rolar com a motoca, quem faz isso é sério candidato a rolar e deitar - de vez.Vai comprar um pneu novo? Olhe a cera!
Já que explicamos acima que não se deve comprar e nem usar pneu remoldado ou frisado, aproveitamos para lembrar o caro leitor motociclista que, ao comprar um pneu novo, é preciso ter atenção a um detalhe que muitas vezes passa despercebido: a cera!Todo pneu de moto novo vem com uma camada de cera de proteção. Então, depois de botá-lo na moto, rode bem devagar nos primeiros quilômetros para que a cera saia durante a abrasão com o asfalto. Depois, é só aproveitar: moto com pneu novo parece até uma moto nova!
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