O que nem todo mundo sabe é porque esses modelos são os mais procurados e, consequentemente, os mais valorizados do país em seus respectivos estilos. Mostramos abaixo, então, os motivos que levam esses modelos a serem os mais procurados:
Veja ofertas quentinhas de motos novas e usadas na Webmotors!
O que as motos mais vendidas oferecem
City/Street - Honda CG 160
A Honda CG é um "case" de sucesso. Lidera as vendas no mercado brasileiro desde que foi lançada, há 45 anos, e é praticamente sinônimo de moto no país. Conquistou a preferência nacional principalmente por uma característica: a robustez. Essa fama de indestrutível veio com o uso contínuo por todas essas décadas nas mais variadas situações. Não é difícil ver uma CG na roça, com visual alquebrado, mas continua a rodar tranquilamente. É a moto que aguenta o tranco como nenhuma outra 125/150 jamais o fez.
Junte a isso o preço razoável, a facilidade do consórcio Honda - que responde por mais de um terço das vendas do modelo, com parcelas acessíveis - e a manutenção fácil e barata, com peças fáceis de encontrar em qualquer lugar, e temos uma moto de inegável apelo. O modelo atual, com injeção eletrônica, freios CBS e porte de moto maior, pouco lembra as primeiras, menores e com linhas arredondadas. Mas a essência da "CGzinha" está lá.
Scooter/Cub - Honda Biz
Embora seja uma motoneta, e não uma motocicleta, a Biz aparece na lista das motos mais vendidas ao repetir a robustez da CG. E ainda tem uma ou outra vantagem que a líder do mercado não tem, como o espaço sob o banco para guardar um capacete - coisa mais comum em scooters. Não por acaso é uma das motos mais vendidas do país.
Muita gente não sabe, mas a Biz foi projetada para ser vendida especificamente no Brasil. E a ideia deu certo: mais de 4 milhões de Honda Biz já foram comercializadas desde 1994, quando o modelo foi lançado. Esse elevado volume também contribui para sua valorização, assim como a manutenção, também fácil e barata.
Trail/Fun - Honda NXR 160 Bros
A Honda NXR Bros é uma espécie de "CG trail". Assim como a naked, tem mecânica confiável, é robusta ao extremo, tem preço razoável e manutenção tranquila. Qualidades que a fazem integrar a lista das motos mais vendidas do Brasil. É a opção de quem compraria uma CG, mas precisa de suspensões mais altas para rodar por pisos menos amigáveis.
A linha 2022 foi lançada em setembro do ano passado, e manteve a essência de moto simples e prática, o que para seus usuários e admiradores é um atrativo - "moto simples tem menos coisas para dar problemas", dizem seus compradores. É verdade.
Maxtrail - BMW R 1250 GS
Depois das motos pequenas e baratas, a BMW R 1.250 GS é a moto mais vendida do país. Como explicar que um modelo de iniciais R$ 110.000 tenha tamanha procura? Bom, a GS é simplesmente a big trail mais vendida do mundo e traz na garupa uma boa fama, construída ao longo de 40 anos de existência.
Apesar de eventuais reclamações sobre alguns componentes - infiltração de água na coifa do cardã, por exemplo -, mantém enorme demanda no mercado brasileiro e faz as rivais comerem poeira. Seu motor atual, com comando de válvulas variável, é um deleite para qualquer piloto. Suas boas aptidões off-road, as especificações de alto nível e a farta eletrônica embarcada também são atrativos de destaque.
Naked/Roadster - Yamaha MT-03
A Yamaha MT-03 é a menor das irmãs da "família MT" vendida no Brasil - as outras são a MT-07 e a MT-09 - e lidera o segmento das naked. Claro que o preço inferior aos de todas as concorrentes é determinante, mas não é só isso. A MT-03 é uma moto muitíssimo bem-resolvida, do design à mecânica.
Seu conjunto com motor bicilíndrico refrigerado a água que rende 42 cv de potência e 3 kgf.m de torque, freios a disco na frente e atrás com ABS, visual robótico na frente, painel digital bacana e posição de pilotagem levemente esportiva são sedutores para quem quer subir para um degrau acima das motos básicas sem gastar uma pequena fortuna. Um caso de ótima relação custo-benefício.
Sport - Yamaha YZF-R3
A YZF-R3 segue a mesma lógica da "meia-irmã" MT-03, com a qual compartilha chassi, motor e muitos outros componentes. Mas é uma espécie de "versão carenada", com visual e pegada mais esportiva. É ótima opção para quem quer tirar onda com os amigos e amigas dando pinta de piloto de MotoGP sem gastar o que não pode:. Afinal, é bonita, extremamente confiável, pouco visada e não só gostosa de pilotar, mas também bastante dócil - o que inclusive a torna indicada para os iniciantes no mundo as esportivas.
Para completar, tem boa procura no mercado de usadas. São argumentos mais que convincentes, que não por acaso a mantém na liderança do segmento "sport", inclusive à frente da rival Kawasaki Ninja 400, com a qual, apenas eventualmente, alterna a liderança no segmento.
Custom/Classic - Royal Enfield Meteor 350
A Meteor 350 foi lançada em julho do ano passado e rapidamente se tornou a custom mais vendida do país. O principal motivo para isso foi a falta de concorrentes - se posicionou entre as menores, mais fracas e mais baratas motos com motores monocilíndricos de 150 cm³ e a única custom média/grande do país, a Kawasaki Vulcan 650 S é bem maior e mais cara.
Mas a custom fabricada na Índia pela marca inglesa tem seus méritos: é bonita e charmosa, coerente com sua proposta, tem preço acessível e pilotagem bem fácil. A Meteor 350 mostrou que há espaço no mercado para modelos custom de baixa-média cilindrada, continua sozinha em seu segmento e chega a ser surpreendente que nenhuma outra fabricante invista ali também.
Touring - Harley-Davidson Ultra Limited
O segmento de motos touring do mercado brasileiro é ocupado por um pequeno número de motos - e quase todas são Harley-Davidson. A exceção é a BMW R 1250 RT, que apenas eventualmente aparece entre as cinco mais vendidas. São motos caríssimas e que vendem volumes discretíssimos, mas que são o sonho de muitos motociclistas.
A líder quase permanente é exatamente isso: um sonho. A Ultra Limited é a versão atualizada da famosa Electra Glide, a moto com a qual a maioria dos harleyros (e boa parte dos viajantes de moto) sonham. Linda, muito equipada, torcuda e extremamente confortável, a moto continua impávida em seu altar, e não é ameaçada nem mesmo por modelos mais recentes e de muito sucesso, como as Harley-Davidson Road Glide. A Ultra Limited ainda é o topo do mundo.
Comentários