Pois bem, agora vamos a outra questão: por que os pneus de moto, de maneira geral, são bem mais caros que os pneus de carro? Existem várias razões para isso, como a engenharia aplicada no desenvolvimento dos pneus de moto ou materiais usados em sua produção. E um pouco mais...
Não falamos aqui, exatamente, dos pneus feitos para motos pequenas. Especificamente no Brasil, a maioria dos pneus feitos para modelos de baixa cilindrada é fabricada no próprio país, por isso, apesar da nossa carga tributária notoriamente alta, os custo é acessível.
Outro fator determinante para os preços razoavelmente baixos desses pneus é o alto volume de produção: como em todo e qualquer produto industrial, quanto maior a quantidade é fabricada, menor é o custo e mais baixo será o preço. Sendo assim, é possível comprar pneus para motos de baixa cilindrada já a partir dos R$ 150, por exemplo.
Pneus de motos médias ou grandes tem maior custo
Já com a maioria dos pneus para motos médias ou grandes é diferente: quase todos os modelos são importados, então entram na conta taxas de importação e custos de frete, por exemplo. Além disso, os volumes de produção de pneus para motos médias e grandes é menor que o para motos pequenas. Logo, o custo é mais alto.Quer uma moto nova? Faça sua busca aqui no estoque Webmotors!
Quanto à engenharia aplicada no desenvolvimento e produção dos pneus mais sofisticados para motos, vale destacar que frequentemente eles têm dois ou três compostos diferentes - um mais duro, na parte central da banda de rodagem, para proporcionar durabilidade, e outro, ou outros, nas laterais, para fornecer a melhor aderência possível. Já um pneu comum de automóveis é todo feito com o mesmo composto. O resultado é que bons pneus para motos médias e grandes raramente custam menos de R$ 700 - e podem chegar facilmente ao triplo disso.
Quer mais? Os pneus de carro têm um desenho mais quadrado e podem ser usados tanto na frente quanto na traseira destes veículos. Já os pneus feitos para motos têm desenho arredondado - justamente para manter a aderência no momento das curvas -, e são feitos especificamente para a posição direcional, na frente, ou para fornecer tração, atrás. Isso, aliás, também é um fator de redução no volume de produção - e de elevação de custos.
E vale destacar que os pneus feitos para motos têm desenhos variados, de acordo com o uso - pneus para motos street, para motos esportivas, para motos trail...
O resultado disso tudo são pneus proporcionalmente caros quando comparados aos dos automóveis - e pior, com menos durabilidade. Enquanto um pneu de moto média ou grande dura de 15.000 a 22.000 quilômetros, em média, os dos carros rodam tranquilamente uns 30.000 a 40.000 quilômetros. E custam, em média, uns R$ 300...
É algo que pode parecer injusto, mas é o custo de se rodar com segurança. Se pneus para motos média ou grandes têm menor volume e mais custo de produção, usam uma mistura maior de materiais, têm um desenho específico e também funções diferentes em uma motocicleta, naturalmente serão mais caros que os pneus feitos para os carros.
Pequeno guia para comprar o pneu da sua moto:
- Prefira manter as medidas originais indicadas no manual do proprietário. Mas não há problema em fazer alterações pequenas, que resultem em até 1 cm na largura ou na altura (perfil) para mais ou para menos;
- Lembre-se que o perfil do pneu é medido em percentual em relação à largura. Então em um pneu de medida 180/50 R17, o perfil (altura) é de 50% da largura de 180 mm - ou seja, 90 mm;
- Evite botar na frente um pneu feito para rodar atrás: o desenho da banda de rodagem é feito para uma determinada função, direcional ou de tração, e não para as duas;
- Evite botar pneu de carro na traseira da moto. A conta pode até ser satisfatória na relação custo-durabilidade e a performance. Mas no momento de emergência e de uso severo, as limitações de performance poderão aparecer e comprometer sua segurança.
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