Primeiras impressões: nova Kawasaki Z650 2017

Naked de média cilindrada chega por R$ 32.990 para substituir a ER-6n e incomodar a líder MT-07. Vai conseguir?

  1. Home
  2. Motos
  3. Primeiras impressões: nova Kawasaki Z650 2017
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se para atender às fases do Promot 4, Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos, as motocicletas acabam perdendo potência. O desafio das montadoras é fazer com que a moto evolua em outros aspectos para que o desempenho não seja comprometido. A receita é infalível e a Kawasaki soube executá-la direitinho com a nova Z650, naked de média cilindrada apresentada no Salão de Milão em 2016.

A Z650 2017 chega às lojas no Brasil no mês de junho por R$ 32.990 apenas na versão com ABS. Ela veio para substituir a ER-6n e aumentar a família Z, que já conta com a Z300, Z800 e Z1000.  

icon photo
Legenda: Kawasaki Z650 2017
Crédito: Kawasaki Z650 2017

Virada no Jiraiya

O primeiro contato é visual, e nesse quesito, a família Z costuma agradar. As linhas são agressivas, ela está enxuta e a traseira está mais alta. Segundo a Kawasaki, é proposital para parecer um animal prestes a atacar sua presa. A assinatura Z está na lanterna traseira, bem bonita. Já o farol é novo e confesso que eu esperava algo menos monótono.

icon photo
Legenda: Kawasaki Z650 2017
Crédito: Kawasaki Z650 2017

Com sua nova geometria é fácil encontrar uma posição confortável. O assento está mais baixo – são 790 mm de altura -, o que facilita a vida dos pilotos de menor estatura, as pedaleiras foram posicionadas em uma posição bem mais confortável, sem que as pernas precisem ficar recuadas, e ela está mais estreita nas laterais. Só de sentar nela já dá pra notar sua leveza.

Segundo a Kawasaki, neste projeto a ideia era priorizar a segurança, o conforto e o desempenho. Para começar, os engenheiros desenvolveram um novo quadro de aço de alta tensão que pesa apenas 15 kg. Com isso, ela teve seu peso reduzido para 187 kg em ordem de marcha.

O motor, embora seja um velho conhecido de nós – ele equipa a Ninja 650 – recebeu importantes alterações. O bicilíndrico de 649 cm³ entrega potência máxima de 68 cv a 8.000 e 6,7 kgf.m de torque máximo a 6.500 giros. O torque sempre presente em baixas e médias rotações, faz da Z650 uma ótima companhia para o uso diário na cidade.

icon photo
Legenda: Nova Kawasaki Z650
Crédito: Nova Kawasaki Z650

Para atender ao Promot 4, ela está 4 cv mais mansa que a ER-6n, mas isso foi compensado pelo alívio de peso, pelo novo mapeamento da ECU e pelas mudanças no eixo comando. O perfil dos cames foi alterado para que o tempo da abertura da válvula fosse maior. Na prática, as respostas estão bem ariscas. Quer um exemplo? Em segunda marcha a roda dianteira sai do chão facilmente (e de onde eu venho isso se chama diversão).

icon photo
Legenda: Nova Kawasaki Z650
Crédito: Nova Kawasaki Z650

O câmbio é de seis marchas e a embreagem pode ser configurada entre assistida e deslizante. Já o tanque foi remodelado, ganhou uma tampa bonitona sem parafusos aparentes e tem capacidade para 15 litros de combustível, 1 litro a menos que a ER-6n. A Kawasaki explica, porém, que a autonomia foi compensada pela economia de combustível do ‘novo’ motor. A marca não divulgou dados de consumo, mas estima-se que fique na faixa dos 18 km/l.

 Kawasaki Z650 2017
Legenda: Kawasaki Z650 2017
Crédito: Kawasaki Z650 2017

Mais leveza = mais agilidade

No test ride que fizemos pelo interior do estado de São Paulo (SP), havia também um exemplar da ER-6n para que eu pudesse compará-las. Ambas são motos muito divertidas, mas a diferença entre elas é notável. De cara notamos que a novata, embora menos potente, está mais arisca nas saídas, a posição do piloto em cima da moto é mais confortável e a dieta com certeza fez muito bem a ela.

A balança traseira de ambas é do mesmo formato, mas na Z650 ela é feita em alumínio e o amortecedor agora é central e não lateral como na ER. A montadora explica que, como a proposta da moto é urbana, este tipo de amortecedor consegue um bom equilíbrio entre conforto e esportividade. Além disso, como ele fica mais longe do escapamento não corre o risco de aquecer o óleo do amortecedor e ele não funcionar como deveria. A suspensão é progressiva e realmente confortável, na traseira é horizontal do tipo back-link com ajuste de pré-carga e na dianteira há um garfo telescópico de 41mm.

icon photo
Legenda: Kawasaki Z650 2017
Crédito: Kawasaki Z650 2017

Cuidado com os freios, eles são sensíveis e muito eficientes. Oferecida apenas com ABS, a Z650 possui um sistema com disco duplo em formato margarida tanto na dianteira – de 300 mm de diâmetro – quanto na traseira – com 220 mm. As rodas são de 5 raios  e aro 17 calçadas com pneu Dunlop Sportmax 214, 120/70R17M/c na dianteira e 160/60ZR17M/C na traseira.

O painel também evoluiu, agora totalmente digital com indicador de marcha e conta-giros com shift light ajustável, que indica o momento certo para realizar a troca das marchas. Além disso, ele mostra também o consumo instantâneo.

icon photo
Legenda: Nova Kawasaki Z650
Crédito: Nova Kawasaki Z650

A nova Kawasaki Z650 2017 vem nas cores preta, verde ou branca. Bonita, divertida e muito fácil de ser pilotada, a Z650 é o tipo de moto que agrada facilmente diferentes tipos de pilotos, homens ou mulheres. Já o preço de R$ 32.990 pode fazer com que você dê uma olhada na concorrência antes e é aí que a Kawasaki pode perder clientes. Como principal concorrente, a Z650 encara ninguém menos que a Yamaha MT-07, mais torcuda (6,9 kgf.m a 6.500), mais potente (74,8 cv a 9.000 rpm) e mais barata, ela pode ser comprada com ABS por R$ 31.690. Aí complica, né Kawasaki? Outra concorrente é a Honda CB650F, vendida a R$ 33.900. 

De qualquer forma, se você gostou da novidade e não tem essa grana, dê uma olhada no estoque de ER-6n da Webmotors com mais de 130 unidades partindo dos R$ 14.000. Se preferir, guarde uns trocados e espere a Z900 chegar, já confirmada pela Kawasaki que deve substituir a Z800 no Brasil.

Leia também:

Aceleramos a MT-07 de Rafael Paschoalin 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors