Qual a melhor moto para você? Descubra aqui!

Street, trail, custom ou sport? Veja cinco dicas que te ajudarão a escolher a mais adequada ao seu biotipo e ao seu uso

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Roberto Dutra
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O caro leitor pensa em comprar uma motocicleta? Então está de parabéns! Logo estará livre dos apertos e horários dos veículos coletivos, manterá boa distância social nesse tempos ainda pandêmicos, sairá de casa mais tarde e chegará ao trabalho mais cedo. Além disso,  ainda poderá fazer uns bons passeios nos fins de semana. Mas qual a melhor moto para você?

1. Honda Cg 160 Start
Robustas e com manutenção fácil e barata, as street são as mais vendidas do mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
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Listamos aqui, de forma curta e objetiva, alguns critérios que você deve levar em conta na sua compra. Leia, analise e reflita bem, e depois escolha a melhor moto para o seu dia a dia. Aí, é só aproveitar a agilidade e a economia de sua nova paixão de duas rodas!

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Os estilos disponíveis

Street:

São as mais usadas. Afinal, são confiáveis e robustas, têm manutenção fácil e as peças são baratas. O melhor exemplo é a best-seller Honda CG 160 Titan, líder do mercado há 45 anos. Mas há modelos de outras marcas igualmente eficientes

Trail:

Modelos como a Yamaha XTZ 150 Crosser têm conquistado espaço no mundo urbano, ainda mais entre os que usam a moto no trabalho. O motivo: têm as mesmas virtudes das street com a vantagem das suspensões altas e macias, que aturam melhor os buracos e imperfeições do asfalto.

Custom:

São uma terceira opção atraente. Motos como a Haojue Chopper Road 150 não têm as suspensões das trail, mas agradam seu público-alvo com o visual clássico inspirado nos das grandes estradeiras, são bem menos visadas para roubo e furto e também tem manutenção fácil e barata.

Esportivas:

São as menos indicadas para o dia a dia. Têm posição de pilotagem mais cansativa, suspensões mais rígidas e preços mais altos - não há modelos com menos de 250 cm³. Por outro lado, proporcionam desfiles mais bonitos e um pouco mais de emoção.

Modelos trail como a Yamaha XTZ 150 Crosser têm conquistado espaço entre aqueles que usam moto para trabalhar
Crédito: Divulgação
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2. De acordo com seu biotipo

Street:

É a melhor para pessoas com estatura mediana e/ou leves, que vão rodar sozinhas a maior parte do tempo e não pretendem enfrentar buraqueiras.

Trail:

Se você é alto ou pesado, vai levar garupa e provavelmente passará por ruas com piso ruim, essa é a sua opção.

Custom:

A melhor escolha para quem vai andar sem pressa e gosta de uma posição de pilotagem descansada. Mas os modelos de baixa cilindrada não são muito adequados a pessoas de estatura elevada ou pesadas.

Esportivas:

Como estão um degrau acima em termos de porte, admitem pilotos de praticamente qualquer biotipo. Mas lembre-se de que a posição de pilotagem não é adequada para quem costuma ter dores nas costas.

3. Nova ou usada?

 Novas:

A melhor marca de motos é "zero km", mas apenas para quem pode comprar - à vista ou financiado, não importa. As vantagens: você escolhe o modelo, a cor e eventualmente a versão, paga e leva pra casa um veículo imaculado e com garantia, que provavelmente não te dará problemas tão cedo. As desvantagens são a desvalorização grande no primeiro ano e a maior necessidade de seguro, já que motos novas são mais visadas.

Usadas:

As vantagens são os preços menores, a opção por modelos que já saíram de linha, peças eventualmente mais baratas e os seguros mais baixos. Mas comprar moto usada exige mais cuidado para não levar um problema pra casa. Sempre leve um mecânico para ver uma moto usada.

Embora sejam urbanas, as custom, como a Haojue Chopper Road 150, são inspiradas nas grandes estradeiras
Crédito: Reprodução
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4. Uso pretendido

Este é um critério muito importante. Pense nos trajetos que fará, nos pisos pelos quais passará e nas distâncias a serem cobertas. As motos trail encaram praticamente qualquer tipo de piso, mas as street já sofrem alguma coisa, as custom idem e as esportivas mais ainda. Modelos de baixa cilindrada, em geral, não são adequados a pistas expressas ou a longos trajetos.

Beleza custa caro: esportivas como a Honda CBR 250R são mais caras para comprar e manter, mas tem imponência
Crédito: Divulgação
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5. Manutenção

Moto de baixa cilindrada zero-quilômetro costuma ter manutenção fácil e barata, não importa o estilo. Sua preocupação, aqui, deve ser com eventuais tombinhos, quebras de peças ou acidentes. As peças de uma esportiva, por exemplo, são mais caras que as das outras - elas têm carenagens.

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