Rodamos com as novas Yamaha Lander 250 e XTZ 250X

Além de novos grafismos e cores, a trail Lander e a supermotard XTZ 250X ganharam sonda Lambda e novo catalisador para atender ao Promot 3
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- Com um pouco de atraso, em função da queda nas vendas no último trimestre de 2008, a Yamaha lança somente agora, em fevereiro, os modelos 2009 de sua linha XTZ 250 – a trail Lander e a supermotard “X” – já atendendo à nova regra de emissão de poluentes e também com algumas novidades visuais. Para fazer com que os novos modelos poluam menos e se adequem ao Promot 3, a Yamaha instalou em ambos uma sonda Lambda, que monitora os gases do escapamento e corrige eventuais falhas por meio da central eletrônica que monitora o sistema de injeção de combustível, e também um novo catalisador.

Já no design, a trail Lander traz apenas novos grafismos e uma cor vermelha mais viva e atraente. Mas na supermotard XTZ 250X a grande novidade é a inédita cor laranja, somando-se à preta mais sóbria.

Aproveitando-se do “gancho”, como se diz no jargão jornalístico, testamos os dois modelos para descobrir as qualidades e limitações de cada um dos segmentos. Afinal com a mesma motorização, é comum os motociclistas ficarem na dúvida sobre qual escolher: uma versátil trail de uso misto ou uma urbana supermotard com visual radical?

Motor: desempenho e consumo iguais

Tanto XTZ 250 Lander como XTZ 250X são equipadas com o mesmo monocilíndrico de 249 cm³, duas válvulas, comando simples no cabeçote SOHC, com refrigeração mista ar e radiador de óleo. Alimentado por injeção eletrônica de combustível, gera 20,8 cavalos de potência máxima a 8.000 rpm e torque máximo de 2,09 kgm a 6.500 rpm nesse modelo 2009. A redução de desempenho em relação ao modelo 2008 que tinha 21 cv e 2,1 kgf.m é imperceptível na prática.

O propulsor tem desempenho bastante satisfatório para sua capacidade e o sistema de injeção eletrônica garante um funcionamento bastante linear. Em conjunto com o câmbio de cinco velocidades aproveita-se melhor o torque disponível – exigindo menos trocas de marchas, tanto em subidas como em ultrapassagens na estrada. Alguns motociclistas criticam a opção da Yamaha em não equipar seus modelos 250 cc com seis marchas. Seja no uso em cidade ou em estradas a sexta marcha não chega a fazer falta.

Outra vantagem desse propulsor injetado é sua economia de combustível – respeitando-se o limite de giros do motor, chegamos a percorrer 35 km com um litro de gasolina. Por outro lado, se girarmos o acelerador com vontade, “esticando” as marchas, ou rodando em estradas a velocidade de 120 km/h, o consumo pode cair para 27 km/l. Outro detalhe importante, mas que não vai ajudar em nada na hora de escolher a sua: o consumo independe do modelo. Seja na Lander ou na “X” o que conta mesmo é a maneira de pilotar.

Ciclística, a grande diferença

Se no quesito desempenho e consumo, a trail e a supermotard de 250 cc da Yamaha são semelhantes, o conjunto ciclístico guarda as grandes diferenças, que podem influenciar na escolha.

Ambas compartilharem o mesmo quadro – berço duplo em aço – e o mesmo conjunto de suspensões – garfo telescópico, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira – as rodas de tamanhos diferentes e os pneus distintos alteram bastante a pilotagem e denunciam a proposta diferente de cada uma delas.

A Lander tem rodas de ferro, aro 21 polegadas na frente e 18 atrás como grande parte das motos trails, calçadas com pneus Metzeler Enduro 3 de uso misto. Já a XTZ 250X usa rodas de alumínio, aro 17 na dianteira e na traseira, ambas equipadas com pneus Pirelli Sport Demon de perfil mais esportivo - característica dos modelos supermotard.

As rodas e pneus diferentes mudam completamente a proposta delas. A trail é mais versátil: enfrenta tanto as imperfeições do asfalto da cidade, como percorre com segurança estradas de terra com buracos e poças. Enquanto isso a supermotard tenta reunir o melhor dos dois mundos – street e trail. Como tem os mesmos cursos das suspensões que a Lander – 240 mm, na frente, e 220 mm, atrás – também ultrapassa valetas e lombadas urbanas sem problemas, mas enfrenta certa dificuldade em estradas de terra muito esburacadas, em função de suas rodas menores. Os pneus de desenho mais street também dificultam a pilotagem na terra, pois estão mais sujeitos à “escapadas” em curvas ou frenagens.

Por outro lado, no cenário urbano e asfaltado, a “X” esbanja agilidade pra cima da Lander. Suas rodas menores facilitam as mudanças bruscas de direção e permitem ao piloto contornar curvas com mais facilidade. Atividade dificultada pelo aro 21 na dianteira da trail, que exige mais esforço do piloto para deitar a moto em curvas fechadas.

Questão de gosto, uso e bolso

Analisando friamente Lander e 250X, bastaria ao motociclista definir o uso para tomar a decisão. Porém, a escolha de uma motocicleta envolve muitos outros fatores não tão objetivos. Como por exemplo, o aspecto visual.

Basta bater o olho nas duas para chegar à conclusão que o visual da “X” é mais impactante. Do motor, com o bloco e as tampas laterais pintadas em preto, até a lanterna traseira com LEDs e o arrojado suporte de placa, a versão supermotard é mais bonita. Tem ainda belos protetores de bengala em plástico rígido e o escapamento todo pintado em preto fosco. A nova cor laranja também chamou a atenção por onde passou. Não que a Lander seja feia. Mas é simplesmente mais convencional que a X. Ou seja, uma trail sem muitas firulas.

Porém, motos com pneus de uso misto e pára-lama alto também têm seus fãs. Passam uma imagem mais aventureira, além da sensação de se poder ir com a Lander para qualquer lugar. Na prática, a trail pode realmente enfrentar qualquer caminho – uma estrada de terra até o sítio, uma trilha leve até uma praia deserta ou uma cachoeira afastada... Situações em que a supermotard mostra suas limitações.

Outro ponto bastante positivo a favor do modelo de uso misto é seu menor “peso” no bolso do consumidor. Enquanto a trail XTZ 250 Lander, ano e modelo 2009, tem preço público sugerido de R$ 12,33 mil, a versão supermotard XTZ 250X custa R$ 13,26 mil. A diferença de quase R$ 1 mil justifica-se pelas rodas de alumínio e também pelos detalhes do acabamento mais refinado.

Com desempenho tão semelhantes, escolher entre a trail ou a supermotard de 250 cm³ é bastante difícil. A decisão vai depender do gosto do motociclista e do uso que fará da moto. Sem falar na quantia que tiver em sua conta bancária.

FICHA TÉCNICA – XTZ 250X e XTZ 250 Lander

MOTOR Monocilíndrico, SOHC, 2 válvulas, arrefecido a ar com radiador de óleo. Capacidade cúbica 249 cm³
POTÊNCIA20,8 cv a 8.000 rpm
TORQUE2,09 kgm de torque a 6.500 rpm
ALIMENTAÇÃOInjeção eletrônica
TRANSMISSÃO FINALCorrente
CÂMBIO Cinco velocidades
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira e traseira em alumínio de aro 17” XTZ 250X. Dianteira de aro 21” e traseira de aro 18” ambas em aço Lander
PNEUS 110/70-17 d/ 130/70-17 t 250X - 80/90-21 d/ 120/80-18 t Lander
CHASSI Berço semiduplo. Comprimento de 2.096 mm X e 2.125 mm Lander, largura de 830 mm, altura de 1.163 mm X e 1.180 mm Lander, distância de entreeixos de 1.390 mm, distância do solo de 225 mm X e 245 mm Lander, altura do assento de 870 mm X e 875 mm Lander e peso em ordem de marcha de 143 kg X e 142 kg Lander
TANQUE11 l
SUSPENSÃO Suspensão dianteira composta por garfo telescópico com 240 mm de curso e suspensão traseira composta por Balança monoamortecida e links com 220 mm de curso
FREIOS Freio dianteiro por disco de 245 mm de diâmetro e traseiro por disco de 203 mm de diâmetro
CORES Laranja e preta X - azul, vermelha e preta Lander
PREÇO R$ 13.266,00 X - R$ 12.331,00 Lander

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