Royal Enfield exibe suas primeiras motos elétricas

Marca também ressuscita o nome "Flying Flea", agora como submarca exclusiva para os modelos a bateria

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Roberto Dutra
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A Royal Enfield aproveitou o Salão de Motos de Milão (EICMA) para apresentar ao mundo sua primeira moto elétrica. Chama-se Flying Flea C6 e é um modelo com visual bastante particular.

Junto, a marca também mostrou aquela que deverá ser sua segunda moto elétrica, a Flying Flea S6. Mas vamos por partes...

Royal Enfield Flying Flea C6 Elétrica 0
Eis a primeira moto elétrica da Royal Enfield: chama-se Flying Flea C6
Crédito: Divulgação
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Antes de tudo, vale explicar que o nome "Flying Flea" - ou "pulga voadora", em tradução livre - era o apelido da pequena motoquinha da marca que foi muito usada na Segunda Guerra Mundial. O apelido surgiu porque a moto era lançada para os soldados por aviões, e chegava ao solo aterrissando de pára-quedas.

Essa é a Flying Flea original: era lançada com pára-quedas pelos aviões na Segunda Guerra Mundial
Crédito: Divulgação
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Daí que a Royal Enfield resolveu ressucitar o nome, e não apenas para as motos: Flying Flea será, daqui em diante, uma submarca dedicada exclusivamente aos modelos movidos por motores elétricos.

A suspensão dianteira da Flying Flea C6 usa triângulos rígidos e amortecedores expostos
Crédito: Divulgação
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Dito isso, vamos às motos. A C6 tem visual exótico, e quase parece uma bicicleta elétrica. Tem quadro fino e arredondado, banco monoposto tipo selim de bicicleta, para-lamas também finos, rodas de liga leve e um "tanque" falso.

O modelo também tem suspensão diferente, com estrutura da suspensão dianteira apoiada em triângulos rígidos e, por dentro destes, mas visíveis, amortecedores. Esse tipo de suspensão era popular nas décadas de 1930 e 1940. Atrás, a suspensão é monochoque, unindo a parte posterior do quadro à balança, que mais abaixo tem um segundo encaixe.

Os painéis da C6 e da S6 serão o mesmo: telas de TFT redondas com Bluetooth e muitos recursos
Crédito: Divulgação
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Os freios são a disco e curiosamente há uma transmissão secundária, por corrente. A Flying Flea C6 também tem controle de tração, ABS com atuação em curvas, controle de cruzeiro, modos de condução, iluminação full-LED e painel de TFT.

A Flying Flea S6 tem mais cara de moto: é uma trail de pequeno porte com visual à moda anos 80
Crédito: Reprodução
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Já a S6 é uma moto com visual mais tradicional. Com estilo scrambler, foi exibida apenas no telão. À moda das trail dos anos 80, tem banco comprido e estreito, telescópios dianteiros convencionais - porém invertidos - para-lamas bem distanciados das rodas raiadas, rabeta curtinha e guidão à meia-altura - ou seja, um design mais conservador, ainda mais se comparado à C6 que estava no palco.

A Royal Enfield não revelou detalhes técnicos nem especificações das motos. A C6 deverá ser lançada oficialmente em 2026 e a S6, somente em 2027.

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