Royal Enfield lança a inédita Interceptor

Marca britânica também começa a trazer a nova geração da Continental GT para o Brasil

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Redação WM1
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A Royal Enfield começou suas operações no Brasil em 2017, com os modelos Classic, Bullet e Continental GT, todos com o mesmo motor de 500 cm³. A segunda etapa veio com a trail Himalayan, de 411cm³, em 2019. Agora, a marca começa sua terceira fase no país: lança a Interceptor e a nova geração da Continental GT.

Com isso, o fabricante volta a ter modelos com motor maior. Ambos compartilham um bicilíndrico de 650 cm³.

Volta? Sim... Pouca gente lembra mas, entre os anos 1960 e 1970, a marca teve um modelo com motor bicilíndrico de 692 cm³ ou 736 cm³ produzido especificamente para o mercado norte-americano. Chamava-se justamente... Interceptor!

Os chassis e os motores foram desenvolvidos no Centro Tecnológico da marca de Leicestershire, no Reino Unido, junto com a matriz, em Chennai, na Índia. Os projetos também tiveram participação da preparadora Harris Performance.

Andar de cima

Agora, a meta é tentar conquistar compradores de uma faixa um pouco superior, além de proporcionar um upgrade para os donos das "quinhentas". Bom lembrar que nesses dois anos e meio de Brasil, a Royal Enfield colecionou sucessos e dissabores...

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Legenda: Royal Enfield lança a inédita Interceptor 650 e também a nova geração da Continental GT
Crédito: Divulgação

A marca viu suas vendas subirem progressivamente e criou uma legião de fãs. Porém, esbarrou em um número razoável de problemas em motos vendidas e consequentes reclamações - nem todas justas, é fato. Foi dando seu jeito, abriu concessionárias, tem novas lojas previstas - uma no Rio está para ser inaugurada - e quer alçar voos maiores.

Alguns tropeços continuam. Por exemplo, a apresentação à imprensa foi feita quase duas semanas depois de o primeiro lote das motos ter chegado às concessionárias, com preço e tudo. Não é prática muito comum: diminui sobremaneira as expectativas de quem espera pelas notícias e esvazia o trabalho de quem as produz.

Preços e equipamentos

Mas, vamos lá: a Interceptor chega com preços de R$ 24.990 a R$ 26.990, dependendo da versão. São seis, nas quais mudam pintura e alguns poucos detalhes. A Continental custa de R$ 25.990 a R$ 27.990, também com poucas diferenças entre as versões, que são cinco.

Essas novas Twins foram mostradas no Salão de Milão de 2017 e as vendas na Índia começaram um ano depois. Geraram comoção, até porque Bullet, Classic e também a Thunderbird 500 - que nunca veio para o Brasil - deixarão de ser vendidas na Índia até março por questões de emissões de poluentes (mas continuarão em outros países enquanto atenderem às legislações ambientais locais).

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Legenda: Nova geração da Continental GT mantém um estilo cafe racer mais purista
Crédito: Divulgação

Há quem pense que Interceptor 650 e Continental GT tentarão brigar com modelos como Triumph Bonneville e Thuxton. Mas não é o caso.

A primeira até tem aquele estilo retrô, de "moto com cara de moto", farol redondo, guidom para cima, muitos cromados, dois escapes, rodas raiadas e poucas firulas. E a outra segue esse estilo, mas no esquema cafe racer "raiz".

Distância

Só que a Street Twin, a mais barata da linha de "modern classics" da Triumph, custa R$ 40.300, enquanto a Thruxton mais em conta parte de R$ 58 mil. Ou seja, vai uma longa distância de preços.

Longa e justa: as Triumph de hoje têm acelerador eletrônico, controle de tração, modos de pilotagem e que tais, enquanto que as Royal Enfield agregam, no máximo, ABS nos freios. E os motores também têm suas diferenças.

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Legenda: Instrumentos da Interceptor são bem tradicionais em dois mostradores redondos
Crédito: Divulgação

Nas Royal, os bicilíndricos têm 648 cm³, comando simples e refrigeração ar e óleo, com radiador. Chegam a 47 cv de potência a 7.250 rpm e a 5,4 kgfm de torque a 5.250 rpm. O peso inicial (a seco) é de de 202 kg.

Na Street Twin, o bicilíndrico também tem comando simples, mas a refrigeração é líquida e a capacidade cúbica é de 900 cm³. São 65 cv de potência a 7.500 rpm, com torque de 8,3 kgfm a 3.800 rpm. E isso para levar 198 kg - uma relação peso/potência bem melhor.

Quer saber como andam? Em breve...

Em resumo, Twins e Bonnies não concorrem e desfilam, cada uma, em sua própria pista. Mas fique ligado que, em breve, você vai ver aqui no WM1 como andam as Royal Enfield Interceptor e Continental GT.

por Roberto Dutra

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