O mercado brasileiro de motocicletas bombou este ano e várias marcas tiveram muitos motivos para comemorar. Entre elas, as "newcomers", que viram suas operações deslancharem. E, destas, a Royal Enfield é que mais pode soltar fogos no reveillón.
A marca anglo-indiana vendeu mais de 15 mil motos no país em 2024. Esse volume correspondeu a um crescimento de aproximadamente 50% em relação ao ano anterior. Ou seja, é muito expressivo!
Sim, a Royal Enfield enfrentou alguns problemas. Principalmente de pós-venda, que ainda é motivo para muitas reclamações nas redes sociais. Mas também tem muitos clientes satisfeitos com cada um dos oito modelos que vende no país - Classic 350, Meteor 350, Hunter 350, Super Meteor 650, Interceptor 650, Continental GT 650, Himalayan 411 e Scram 411.
Mas o caro leitor conhece todos estes modelos? Pois saiba que cada um se aplica a um tipo de comprador um tanto distinto. Confira abaixo as principais características e especificações de cada uma, e veja qual ficaria melhor na sua garagem:
Como diz o próprio nome, é a clássica das "três irmãs 350" (as outras são Meteor e Hunter). Tem visual bem retrô e é moto para o dia a dia sem muita pressa e passeios de fim de semana. O design atrai olhares por onde passa, mas não é exatamente muito confortável. O motor é monocilíndrico refrigerado a ar, com 349 cm³. Rende modestos 20 cv de potência e 2,7 kgf.m de torque.
É vendida nas seguintes versões: Halcyon Grey, Halcyon Green ou Halcyon Black, por R$ 22.890; Signals Marsh Grey ou Signals Desert Sand, por R$ 23.190; Dark Stealth Black ou Dark Gunmetal Grey, por R$ 23.990; e Chrome Red ou Chrome Bronze, por R$ 25.290.
É a custom das "três irmãs". Apesar do estilo, não é tão indicada para viagens, embora aguente o tranco se o piloto não tiver pressa. Além disso, é mais confortável do que a Classic. A motorização é absolutamente a mesma.
A Meteor 350 é vendida nas opções Fireball Yellow, Fireball Red, Fireball Green ou Fireball Blue, por R$ 23.790, Stellar Red, Stellar Blue ou Stellar Black, por R$ 24.990, e Supernova Red, Supernova Brown ou Supernova Blue, por R$ 25.790.
Quem não curte visual retrô ou personalidade custom pode optar pela Hunter, a "moderninha" das "três irmãs". Tem visual bacana, mais atual, e praticamente nenhum detalhe retrô - de fato está na mesma pegada das naked de outras marcas. Tem jeitão urbano e banco confortável.
A motorização também é igual à das outras duas. Importante ressaltar que a Hunter é mais barata que suas irmãs: é vendida nas versões Rebel Red, Rebel Blue, Rebel Black, Dapper White, Dapper Grey e Dapper Ash - e todas têm o mesmo preço de R$ 19.990.
Essa custom média foi lançada há poucos meses e teve sucesso imediato. O problema é que a Royal Enfield ficou sem motor para entregar, surgiu uma fila de espera e isso só vai ser normalizado entre meados de janeiro e fevereiro de 2015. Ou seja, quem quiser uma terá que esperar um pouco.
Mas vale a pena: a Super Meteor 650 é eficiente em sua proposta e permite viagens inclusive de longas distâncias com conforto adequado. O motor é bicilíndrico refrigerado a ar e óleo, com 648 cm³, 47 cv de potência e 5,2 kgf.m de torque. A marca já tem acessórios bacanas para a moto e seu custo/benefício é muito bom.
Existe nas versões Astral Green, Astral Black e Astral Blue, por R$ 33.990; Interstellar Grey ou Interstellar Green, por R$ 34.490; e Celestial Red ou Celestial Blue, por R$ 34.990.
A Interceptor 650 e a Continental GT 650 foram as primeiras Royal Enfield lançadas no Brasil com o motor que equipa a Super Meteor 650 - que o caro leitor viu aí em cima. As duas compartilham muitos componentes e as diferenças estão apenas no estilo visual.
A Interceptor é a "moto com cara de moto": tem visual tradicional, sem firulas, excessos ou invenções. E a Continental GT é uma cafe racer, com banco reto, guidão mais baixo, pedaleiras recuadas e tanque exclusivo, com reentrâncias para melhor encaixe das pernas.
Então quem prefere o tradicional vai de Interceptor nas versões Ventura Blue ou Orange Crush, de R$ 30.900; e Sunset Trip, Mark 2, Downtown Drag, Canyon Red ou Baker Express, de R$ 31.900. E quem curte uma cafe racer investe na Interceptor, nas opções Rocker Red ou British Racing, de R$ 31.900, ou nas versões Ventura Storm, Mister Clean ou Dux Deluxe, de R$ 32.900. Nas duas, estará bem servido: ambas divertem e são confiáveis e eficientes.
Assim como a dupla Interceptor / Continental GT, os modelos Himalayan e Scram são praticamente a mesma moto, mas com algumas diferenças. A Himalayan tem pegada mais trail com suas rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, além de grades protetoras nas laterais do tanque, um pequeno para-brisa e dois para-lamas dianteiros - um alto e outro rente ao pneu, que pode ser retirado no off mais brabo.
A Scram, por sua vez, é mais uma funbike, sem tanta aptidão para off-road mas também com alguma capacidade para uso misto. O banco é diferente e a roda dianteira tem aro de 19 polegadas.
As duas compartilham muitos componentes, e também o motor monocilíndrico refrigerado a ar, que tem 411 cm³ e entrega sofridos 24,5 cv de potência com 3,2 kgf.m de torque.
A Himalayan tem as opções Sleet Black, Dune Brown, Glacier Blue, Pien Green, Gravel Grey, Mirage Silver, Lake Blue, Rock Red e Grante Black - todas pelo mesmo preço de R$ 26.290. Já a Scram pode ser comprada nas versões Blazing Black, Graphite Blue, Graphite Red, Graphite Yellow, Silver Spirit, Skyline Blue e White Flame - todas pelo mesmo valor de R$ 24.490.