Royal Enfield terá 12 novas lojas até o fim do ano

Plano de crescimento prevê ampliação da rede para reduzir filas, melhorar o pós-venda e aumentar cobertura no país

  1. Home
  2. Motos
  3. Royal Enfield terá 12 novas lojas até o fim do ano
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muita gente se preocupa com o número de concessionários autorizados quando pensa em comprar uma moto de uma determinada marca. Algo natural e pertinente. E essa tem sido uma questão frequente em relação à Royal Enfield.

A marca tem crescido fortemente no mercado brasileiro e há cada vez mais interessados em suas motos. Mas, ao mesmo tempo, a preocupação com o pós-venda também tem aumentado proporcionalmente.

No que se refere ao número de concessionários, essa questão tem tudo para melhorar. É que a marca tem aumentado sua rede e recentemente anunciou mais expansão: pretende chegar ao fim deste ano com doze novas unidades no Brasil, totalizando 38 concessionárias.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
A primeira concessionária da Royal Enfield no Brasil surgiu em São Paulo
Crédito: Divulgação
toggle button

Claro que ainda é um número tímido diante das cerca de mil concessionárias das gigantes Honda e Yamaha. Mas é significativo para uma marca que começou suas operações no mercado brasileiro de forma oficial em 2017, permaneceu tímida durante cerca de dois anos - foram 18 meses com apenas uma loja, em São Paulo (SP) -, e que apenas de meados de 2021 para cá se fortaleceu de verdade.

Para que o leitor tenha referência, as vendas da Royal Enfield no primeiro semestre de 2024 foram 44% maiores que as registradas no mesmo período do ano passado. Nenhuma fabricante de motos cresceu tanto no país nesse mesmo período - e a Royal Enfield é uma marca de nichos e volumes relativamente discretos.

A expansão da rede de concessionárias faz parte do plano REBRA 2030, que prevê de forma estratégica fortalecer a marca Royal Enfield no Brasil, inclusive alcançando novos territórios. As 12 novas unidades serão inauguradas nas regiões do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.

A custom Super Meteor 650 é a moto mais recente da Royal Enfield no Brasil
Crédito: Guilherme Veloso/Divulgação
toggle button

Servirão, também, para afastar - de novo - os incompreensíveis rumores que de tempos em temos surgem nas redes sociais apontando que a Royal Enfield estaria prestes a ir embora do Brasil. Algo que não faz qualquer sentido diante das vendas crescentes e da futura inauguração de uma linha de montagem própria em Manaus (AM).

"As novas unidades da rede de concessionárias reforçam nosso compromisso e atuação com o mercado brasileiro, e somam forças nesse novo momento da marca para trazer mais agilidade à nossa produção e entregar com mais eficiência para nossos clientes", explica Gabriel Patini, diretor executivo da Royal Enfield.

Das doze novas unidades previstas, duas já foram inauguradas - a primeira em Caxias do Sul (RS), em parceria com o Grupo Remotors RS, tem 430 m² e dispõe de dois elevadores para atendimento. A segunda, em conjunto com o grupo Millenium Motos, foi aberta em Petrópolis (RJ). Tem 300 m² e quatro pontos de atendimento na oficina.

A linha de montagem em Manaus (AM) foi inaugurada em 2022
Crédito: Divulgação
toggle button

Agora em setembro a marca vai inaugurar mais quatro lojas - em Piracicaba, interior de São Paulo, em Cuiabá, capital do Mato Grosso, e na sequência mais duas novas unidades na capital de São Paulo (Zona Leste e Zona Norte). As outras concessionárias que serão inauguradas até dezembro deste ano estão previstas para Belém (PA), Maringá (PR), Itajaí (SC), Uberlândia (MG), Caraguatatuba (SP) e Chapecó (SC).

A linha de montagem brasileira será a terceira da Royal Enfield fora da Índia. A primeira foi inaugurada na Argentina, em 2020, e na sequência a Colômbia recebeu sua planta. Já no Brasil, o CKD foi inaugurado em dezembro de 2022 - mas em parceria com a Dafra. A linha de montagem própria está nos planos para o próximo biênio.

Comentários
Wid badge