Com a confirmação, o SMB reabre a agenda de grandes eventos nacionais dedicados às motos e aos motociclistas, que deram uma parada forçada no Brasil nos últimos dois anos por causa da crise sanitária. O evento mantém o perfil "Outdoor Experiente" - ou seja, com boa parte das atrações a céu aberto (colabora aí, São Pedro!).
O Parque Olímpico tem uma área com mais de 60 mil m² e terá várias atrações e entretenimento para diferentes tribos de motociclistas. Entre elas estão o 6º Bike & Art Moto Brasil - um tradicional concurso de customização do SMB, cujas eliminatórias já estão acontecendo -, e o Festival de Jazz & Blues. Também estão programadas apresentações de bandas de rock ligadas ao motociclismo.
Naturalmente também haverá estandes dos principais fabricantes de motos do país e de empresas de customização, peças e acessórios. Além disso, o SMB prepara circuito para test-ride de motos premium e experimentação em Mobilidade Urbana - com modelos de baixa cilindrada, elétricos e scooters de diferentes marcas.
O evento no Parque Olímpico também terá um "Espaço da Mulher Motociclista" e ambientes dedicados a moto clubes. As famílias dos motociclistas também terão atenção especial: para o conforto de todos, o evento terá uma praça de alimentação e espaço para crianças, e também é pet-friendly: lá será permitido entrar com gatos ou cães, que também poderão ser deixados no espaço Entre Pegadas, uma área especial de diversão ou descanso.
Entrevista com o organizador
Confira uma rápida entrevista com o criador e organizador do Salão Moto Brasil, Gustavo Lorenzo:WM1 - Quais as expectativas para SMB deste ano, depois de dois anos sem sua realização devido à pandemia de Covid-19?
GL - As expectativas são as melhores possíveis. Apesar da pandemia, o mercado de motos cresceu nesses dois anos. Além disso, o público está carente de eventos deste tipo.
WM1 - Com o cancelamento do Salão Duas Rodas, o Salão Moto Brasil passa a ser o grande evento nacional para motociclistas, neste ano. Acredita que, com o cancelamento do SDR, haverá mais público no SMB?
GL - O cancelamento do Salão Duas Rodas é triste para mercado, mas não acredito que tenhamos mais ou menos público por causa disso. Os eventos são diferentes e em épocas do ano distantes. Há espaço para todos.
WM1 - O SMB terá alguma atração inédita na edição deste ano?
GL - O SMB tem se renovado a cada ano e sempre acompanha o mercado. Depois de oito anos no "formato pavilhão", em 2019 mudamos para o "outdoor experience" com muitas novas atrações. Para este ano, estão previstas muitas outras, entre elas o "Espaço da Mulher Motociclista", com desfiles e produtos voltados para o público feminino que tem crescido muito nos últimos anos.
WM1 - Parece que estamos em um ano particularmente chuvoso. Haverá algum cuidado a mais no Parque Olímpico para que uma eventual chuva não incomode nem atrapalhe as atividades?
GL - O mês de maio é um período de estiagem das chuvas, mas a área dos estandes e das praças de alimentação estarão protegidas. No mais, é rezar para São Pedro!
WM1 - Os eventos para carros e motos em todo o mundo estão cada vez mais interativos e menos estáticos, proporcionando experiências físicas que vão muito além da observação de estandes. De que forma o SMB pretende seguir essa tendência?
GL - Percebemos esta mudança desde a 1ª edição do SMB e sempre temos trazido experiência e interação para o público, mesmo quando o evento era no formato "indoor". Nesta 10ª edição não será diferente.
Comentários