Os scooters dominam a cena no mercado brasileiro de veículos de duas rodas. Se ainda não são os modelos mais vendidos em números absolutos, compõem o segmento que mais cresceu nos últimos anos - e que ainda cresce, com ou sem crise, com ou sem pandemia. Não duvide de que, um dia, veremos nas ruas de nossas grandes cidades uma "maré" de scooters como essa de Taiwan, na foto acima. Afinal há vários motivos para usar um scooter.
No ano passado, os scooters responderam por 34% das vendas de veículos motorizados de duas rodas no país, atrás apenas nas motos de baixa cilindrada que compõem a categoria city. Vendem mais que modelos trail, naked, sport, custom e outros. Há muitos motivos para este crescimento e listamos aqui os principais - que são, também, os maiores argumentos para você comprar um scooter e sair do aperto e da lentidão dos ônibus, trens e metrôs.
Scooter são pequenos, leves e compactos. Fáceis de pilotar, só exigem que você acelere e freie. Passam facilmente nos "corredores" por entre os carros e cabem em qualquer vaguinha na rua ou nos estacionamentos. Também permitem que você guarde objetos em baixo do banco, nos porta-luvas e até pendure sacolinhas nas alças que sempre existem na parte interna do escudo. Por fim, na chuva, evitam que você molhe os pés e te protegem do "spray" de água suja levantado pelos outros veículos.
Scooters custam a mesma coisa que as motocicletas de baixa cilindrada e bem menos que os modelos médios ou grandes. O custo de manutenção periódica e preventiva também é baixo, já que não requerem peças muito sofisticadas ou óleos caros, por exemplo. De acordo com o lugar, o seguro também será mais barato que os das motocicletas. E, ainda, o consumo de combustível não raro bate nos 40km/l. Por fim, vários pedágios - principalmente no Estado de São Paulo - não cobram tarifa de veículos de duas rodas.
Devido à praticidade, o scooter te faz ganhar tempo no seu dia a dia. Como você não tem que andar até o ponto de ônibus ou a estação de trem ou metrô, não precisa esperar a condução e, ao chegar ao ponto ou à estação desejada, não tem que andar até o destino final - ou terá que andar menos. Assim você vai sair de cada mais tarde e chegar no destino mais cedo.
Esta é uma comparação importante diante dos veículos de transporte coletivo. E um dos importantes motivos para usar um scooter. Neles você não sofre aperto, não tem que viajar em pé e nem ficar apertado em um mesmo espaço com outras pessoas.
Pouca gente pensa nisso, mas os scooters emitem muito menos gases poluentes que os ônibus movidos a diesel. Alguns modelos têm sistema start/stop, que desliga o motor automaticamente nas paradas superiores a alguns segundos, e o religa com um leve toque no acelerador. Isso também traz redução de emissões.
Os scooters mais modernos têm o mesmo nível de segurança das motocicletas de baixa cilindrada. Há modelos com freios combinados CBS ou com dispositivo antitravamento ABS, faróis com LEDs, painel digital e até controle de tração.