Shineray investirá em motos de média cilindrada

Motivada pelo crescimento de 43% em 2023, marca deverá lançar modelos como a custom V16S e abrirá novos concessionários

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Roberto Dutra
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A Shineray está com tudo no mercado brasileiro. Muita gente ainda nem percebeu, mas a marca já é a terceira maior vendedora de motocicletas no país, atrás apenas de Honda e Yamaha.

Shineray investirá em motos de média cilindrada

No ano passado, a Shineray cresceu nada menos que 43% em vendas, em relação ao ano anterior. Somou pouco mais de 31 mil motos emplacadas, quase 10 mil motos a mais do que em 2022. E nessa conta nem entrou toda a linha, que tem mais de 30 modelos elétricos e a combustão, dentre ciclomotores, motocicletas, scooters, quadriciclos e triciclos.

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Quer mais? Nos dois primeiros meses deste ano, a marca vendeu cerca de 13 mil unidades. Deste total, 7.916 motos já foram emplacadas, segundo levantamento mensal da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave).

Shineray Shi 175
A SHI 175 é, atualmente, a moto de maior cilindrada vendida pela Shineray no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
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Novas concessionárias da Shineray

Para manter sua trajetória de crescimento, a marca planeja inaugurar pelo menos cinco novas lojas ainda neste primeiro semestre de 2024. Essas revendas terão o novo padrão da marca e estrutura completa, com showroom, serviços pós-venda e peças de reposição. Hoje, a marca ainda não tem lojas em importantes centros, como na cidade do Rio de Janeiro.

Aposta em modelos maiores que os atuais

Motivada pelos excelentes números, a Shineray pretende investir em novos modelos, agora de cilindrada baixa/média, até 400 cm³. Até agora, as maiores motos da marca têm 175 cm³. E um dos modelos mais cotados é uma custom com motor V2 de 250 cm³.

Batizada de V16S, a moto já foi vista em testes na fábrica da Shineray, que fica em Pernambuco - no Complexo de Suape, em Cabo de Santo Agostinho, a 40 quilômetros de Recife. Aliás, a Shineray é a única montadora de motos presente no país que produz fora do Polo Industrial de Manaus (PIM) - e a única no Nordeste.

Shineray Lifan V16s (2)
Feita originalmente pela Lifan como LF-250R, a custom chegará ao Brasil como Shineray V16S
Crédito: Reprodução
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A V16S tem motor V2 de 250 cm³, que rende 14 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 1,9 kgf.m a 6.500 rpm. Ou seja, não é exatamente uma usina de força - ainda mais para um peso de 185 quilos em ordem de marcha. Outras especificações da moto são o comprimento de 1,92 m, o entre-eixos de 1,32 m, o banco a 69 cm do solo, o tanque para bons 14 litros e o vão livre de 16 cm.

A velocidade máxima, segundo a Lifan, é 130 km/h. Se não tem um desempenho espetacular, a moto promete baixo consumo - com média próxima a 35 km/l, um bom número para uma 250.

Shineray Lifan V16s (3)
O painel de instrumentos da Shineray / Lifan V16S é todo digital, com telinha de LCD
Crédito: Divulgação
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Se vier, será um lançamento interessante: o mercado de motos custom continua com poucas opções, inclusive no segmento de baixa/média cilindrada. Com um pouco de sorte, a V16S poderá ocupar o lugar que um dia foi da saudosa Yamaha XV 250 Virago, a popular "Viraguinho" - que até hoje tem seus fãs.

Originalmente fabricada pela Lifan chinesa (nomenclatura LF250-R), a V16S existe lá fora nas cores branca, vermelha e preta - todas bem aceitas no mercado brasileiro. Será que essa custom faria sucesso por aqui?

Potencial de crescimento

Empresa 100% nacional, a Shineray do Brasil completará 18 anos de operações em 2024. Com nove lojas de fábrica, a Shineray é a maior montadora de motos elétricas do país e a terceira em vendas gerais. O potencial para crescimento está lá: a planta tem capacidade para fazer 700 mil unidades por ano. Está, portanto, ainda distante de sua capacidade máxima.

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